O Avaí iniciou o ano de 2023 com a aposta de Alex como treinador do time, experiente jogador e conhecido pela inteligência na hora de tratar sobre o futebol, e a campanha no Catarinense até foi mais tranquila quanto a questão de rebaixamento porém o futebol mostrado pelo time preocupava a torcida principalmente após a queda diante do Retrô na 1ª fase da Copa do Brasil.
Na última rodada o Avaí recebeu o Criciúma, abriu 2x0 e ia enfrentando o Concórdia nas quartas de final do Catarinense mas os visitantes chegaram ao empate e Avaí x Criciúma voltaram a se enfrentar na semana seguinte, só que pelo mata-mata, e após 2 empates o time do sul do estado acabou se classificando após uma intensa disputa de pênaltis (30 cobranças totais).
 |
| 📸 Frederico Tadeu/AFC |
Com a eliminação nas quartas de final o Avaí teve quase 1 mês de preparação pra Série B e a torcida ficou na expectativa de uma melhora no futebol apresentado, como havia sido no ano passado com Barroca na preparação para a Série A, mas o Avaí estreou sofrendo uma dura derrota por 4x1 para o Guarani no Brinco de Ouro e no jogo seguinte o treinador trocou quase meio time, que deixou boa parte da torcida confusa quanto às ideias do treinador.
Na 2ª rodada da Série B o Leão recebeu o Mirassol na Ressacada, naquela que seria a única vitória de Alex como treinador no Campeonato Brasileiro, e o jogo foi de sufoco com o Avaí vencendo por 1x0 em gol marcado já nos acréscimos da etapa final. A passagem de Alex pela ilha não duraria muito após esse jogo já que o Avaí sofreu 2 derrotas em sequência, 1x0 pro Criciúma no Heriberto Hulse e 3x0 pro Vila Nova na Ressacada, e a derrota para o time do Claudinei na Ressacada culminou na queda do treinador que somou 18 jogos pelo Avaí com 6 vitórias, 4 empates e 8 derrotas e muitos altos e baixos (1 dessas vitórias foi a goleada no clássico e 1 dessas derrotas foi para o Retrô na 1ª fase da Copa do Brasil).
 |
| 📸 Frederico Tadeu/AFC |
O Avaí não teve pressa pra definir o nome do novo treinador e foi com Marquinhos Santos e Fabrício Bento na partida contra a Tombense, em Muriaé, e que terminou com vitória do Avaí pelo placar mínimo e gol de Eduardo, a dupla seguiu no comando técnico do time na partida seguinte e, com uma expulsão muito cedo, o Avaí acabou derrotado por 4-1 para a Chapecoense na Ressacada. No intervalo entre os jogos foi anunciado o nome de Gustavo Morinigo no comando do Leão para a sequência da competição, Paraguaio com passagens por Coritiba e Ceará, que estreou em Goiânia num empate em 0x0 diante do Atlético-GO. Morinigo logo percebeu que estava comandando um elenco numa fase ruim, com psicológico abalado e que teria que trabalhar muito para reverter a situação, e até tentou bastante mudanças nos times para as partidas, desde posições e jogadores até esquemas diferentes mas nada resolveu para o Avaí voltar a vencer e após 9 partidas sem vitória a diretoria avaiana optou pela demissão do Paraguaio que somou 4 empates e 5 derrotas nos 9 jogos a frente do comando do Leão.
 |
📸 Fabiano RatekeAFC
|
A penúltima partida de Morinigo a frente do Avaí foi um 0-0 diante do Ceará, no Castelão em Fortaleza, que acabou resultando na demissão de Eduardo Barroca como técnico da equipe Cearense e, após a demissão também do lado Avaiano a diretoria optou pela aposta no retorno de Barroca no comando técnico do Leão para recuperar e tirar o time da zona de rebaixamento, além de reforços que o Avaí trouxe para ajudar na briga contra a parte debaixo da tabela, com alguns jogadores de 2022 retornando ao sul da ilha. Barroca estreou na Ressacada diante da Ponte Preta em partida com mais uma expulsão nos 5 minutos iniciais de jogo atrapalhou um resultado melhor ao Leão, após isso a diretoria se reuniu com torcidas do Avaí para chamar a força da torcida a ajudar a carregar o time no escape do rebaixamento e já na partida seguinte, contra o Sampaio também na Ressacada, a torcida preparou uma grande recepção aos jogadores e que teve efeito imediato no ânimo do elenco que venceu a partida por 2x0 com um futebol vistoso e que não se via há tempos na Ressacada. Na última rodada do 1º turno o Leão acabou vencendo o Ituano no Novelli Júnior e venceu 2 partidas seguidas pela 1ª vez nessa Série B, só havia feito 2 vitórias consecutivas no Catarinense, e reacendeu a chama de esperança na torcida. Alguns com pés no chão ainda pensam em sair do Z4 primeiramente para depois pensar em algo mais, outros já falam em arrancada e briga pelo acesso e sinceramente tudo é válido porque o torcedor agora tem motivos para isso, além do campo e futebol desenvolvido que está dando resultados também se vê a aliança entre torcida e jogadores melhorando ainda mais o ambiente antes das partidas e o ambiente em geral parece mais descontraído em relação há um tempo atrás.
 |
📸 Fabiano Rateke/AFC
|
O Avaí briga pelo acesso? Fica pelo meio de tabela? Briga até o fim contra o Z4? Deixe aí sua opinião de como será o 2º turno do Leão no Brasileiro Série B 2023.
Baita texto, um excelente resumo do ano do Centenário do Avaí até aqui! As coisas vão melhorar e não vamos cair! 👏👏👏
ResponderExcluir