terça-feira, 9 de abril de 2024

Como vêm os Catarinenses nas Séries A e B do Brasileiro

 No último sábado teve fim o Campeonato Catarinense que coroou o Criciúma como campeão da edição centenária, e sagrando também o bicampeonato já que em 2023 também venceu o Brusque na final, e o Tigre é o único representante do estado na elite do futebol Brasileiro. Para a Série A do Brasileirão o Criciúma encontrará bem mais dificuldades do que enfrentou no estadual, obviamente pelo nível dos adversários, e até por isso é importante que o clube continue se reforçando para a competição nacional. Um dos principais pontos em que o Criciúma precisa olhar para melhorar pra sequência da temporada é a queda de rendimento pro 2º tempo dos jogos que a equipe vem tendo na maioria das partidas disputadas até aqui e isso se melhora com reforços e aumentando as opções no elenco, porém a notícia boa pra torcida Carvoeira saiu na noite desta última segunda (08) já que o presidente confirmou que liberou aproximadamente 1 milhão de reais para contratar reforços para a Série A, agora cabe ao departamento de futebol achar bons nomes para manter o Criciúma na elite e quem sabe até beliscar uma vaga em competição continental. Mas antes de o campeonato iniciar a principal briga do Tigre será contra o rebaixamento.


Criciúma estreia na Série A no próximo sábado e também segue vivo na Copa do Brasil
📸Celso da Luz/CEC



Já pela Série B são 3 representantes de Santa Catarina e o 1º analisado vai ser o Avaí, que acabou terminando o Catarinense 2024 na 3ª colocação. Após uma Série B bem abaixo das expectativas no ano do centenário do clube, a diretoria se mexeu no mercado e resolveu um dos problemas que fez o Avaí brigar contra o rebaixamento boa parte do campeonato, acertou em contratações pontuais para o setor ofensivo que cresceu muito em relação à última temporada e terminou o campeonato como o melhor ataque da 1ª fase do Catarinense. Já a parte defensiva foi outro problema no último ano e o goleiro Igor Bohn fez excelentes atuações na Série B para salvar o Leão de um rebaixamento à Série C, mas já nesse setor o time pouco se reforçou e os problemas continuaram, com o Avaí terminando o campeonato sem uma dupla de zagueiros titulares definidos, muitos gols sofridos (chegou a uma média 3 por jogo nas 1ªs rodadas) e essa defesa sem segurança, e a princípio também sem reforços para o Brasileiro é o que preocupa o torcedor e por este motivo vejo o Avaí no meio de tabela da Série B desta temporada. Não acho que brigue novamente contra rebaixamento devido ao crescimento de produção do setor ofensivo do time já demonstrado no estadual. 


Após 2023 contestado pela torcida, Poveda recuperou a confiança e foi o artilheiro do Catarinense
📸Frederico Tadeu/AFC



O 2º representante do estado na Série B é o vice-campeão do estadual, o Brusque aposta na sequência de trabalho de Luizinho e boa parte do elenco que subiu o Quadricolor da Série C para a B na última temporada. A temporada 2024 para o Brusque começou sem conseguir atuar diante do seu torcedor devido às reformas que vêm acontecendo no Augusto Bauer, o Marreco atuou fora de sua cidade em todos os jogos do Catarinense e mesmo com essa adversidade ainda terminou como vice-campeão. Ainda nas rodadas iniciais do Brasileiro o Augusto Bauer estará em reformas, a grama sintética já foi colocada e ainda está em andamento a ampliação da capacidade do estádio que irá mexer também na localização da torcida visitante no estádio, e por isso o Brusque deve mandar seus 1ºs jogos em casa na competição no Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, onde mandou o jogo de ida da final do Catarinense. O estadual do Quadricolor foi de crescimento com o passar da competição e a sequência no trabalho de Luizinho Lopes e boa base do elenco fez diferença no mata mata da competição e acho que pode fazer a diferença para o Brusque numa possível briga contra o rebaixamento. Acho que o Brusque fica no meio da tabela da competição e deve se livrar com tranquilidade de um possível retorno à Série C mas com a atual Série B com tantos times qualificados pode dificultar uma briga pelo acesso do Marreco.


Brusque chegou à 2ª final seguida de Catarinense e quer surpreender na Série B
📸Lucas Cardoso Gabriel/BFC



O último representante Catarinense na Série B vem de um ano preocupante na mesma 2ª divisão na última temporada e um desempenho ainda mais preocupante no Catarinense, onde nem se classificou ao mata mata: a Chapecoense. O Verdão do Oeste brigou até a última rodada contra o rebaixamento à Série C na última temporada mas conseguiu evitar a queda após bom desempenho com a chegada de Claudinei Oliveira e devido à essa reação a diretoria do clube decidiu apostar no treinador e renovar para a nova temporada, Claudinei participou da montagem do elenco para o Catarinense desse ano e o resultado foi bem abaixo do esperado com a Chapecoense brigando contra o rebaixamento até as últimas rodadas e terminando na 9ª colocação ao fim do mata mata. Com mais de 1 mês e meio de preparação para a competição nacional a Chape segue se reforçando já que o alerta segue ligado por lá e a briga do time a princípio deve ser novamente contra o rebaixamento à Série C, a não ser que os novos contratados cheguem elevando o nível do futebol do clube mas que parece improvável até esse momento pré Série B. 


Após ficar fora do mata mata a Chape volta a viver momento conturbado
📸Tiago Meneghini/ACF



E pra você, quais serão as brigas desses 4 clubes Catarinenses nas 2 principais divisões do Campeonato Brasileiro nesta temporada? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...