terça-feira, 4 de junho de 2024

O que mudou no Avaí com a chegada de Gilmar dal Pozzo

 

Gilmar dal Pozzo ajeitou a casa e o Avaí engata 5 vitórias consecutivas
📸Fabiano Rateke/Avaí FC

Após um início de Série B ruim, com nenhum gol marcado nas 3 primeiras rodadas, o Avaí mudou completamente com a chegada de Gilmar dal Pozzo ao comando técnico e é o vice-líder da Série B, terminando a 8ª rodada no máximo na 3ª colocação e permanecendo no G4 mais uma vez. Como falado pelo técnico em coletiva pós-jogo ele teve que arrumar o time com pouco tempo de preparação para a partida de estreia, diante do Coritiba, e que foi corrigindo os erros ao longo das rodadas até chegar ao equilíbrio que se vê hoje com ataque e defesa eficientes, em 5 jogos o Avaí marcou 8 gols e sofreu apenas 2. Começando pela defesa, Gilmar manteve 4 das 5 peças que tinham jogado nas 3 partidas anteriores, Cesar, Marcos Vinícius, Alan Costa e Mário Sérgio mas fez a troca de Tiago Pagnussat por Gustavo Vilar, que desde que estreou foi muito bem e se firmou como titular até a lesão no jogo contra o Goiás, o camisa 14 deve retornar em cerca de 1 mês. Já no meio e ataque ele repetiu o que Marquinhos Santos havia escalado diante do Paysandu, em Belém, com 4 no meio (Judson, Willian Maranhão, Pedro Castro e Giovanni) algo que a torcida e imprensa apontavam como um dos problemas de Barroca, o não preenchimento do meio, e no ataque a dupla formada por Pottker e Garcez. 


Em jogo contra o CRB, Pedro Castro voltou a marcar com a camisa do Avaí
📸Frederico Tadeu/Avai FC

Na estreia já se viu uma melhora considerável da defesa e o Avaí venceu o Coritiba por 1x0 com gol (chorado) de Zé Ricardo mas que foi muito comemorado pela torcida e que iniciou a arrancada. Na sequência outra vitória em casa, dessa vez contra o CRB e sofrendo um gol nos minutos finais mas que não abalou o time e na estreia de Gilmar fora de casa uma vitória gigante por 2x1, de virada, contra o Sport na Arena Pernambuco em que o Avaí soube aproveitar muito bem a vantagem numérica em campo (11x9) pra virar o jogo nos acréscimos do 2º tempo. Na volta à Ressacada a vitória com melhor desempenho, 2x0 contra o Goiás, e que marcou as baixas de Pedro Castro e Vilar, se juntando a Judson e Pottker no DM. Outro ponto que se vê uma diferença é que o time continua rendendo mesmo com as baixas médicas e no último jogo, em Itu, Jonathan Costa foi o substituto de Vilar e também o autor do gol da vitória por 1x0 diante do Ituano, além de boa partida de João Paulo que foi o substituto de Pedro Castro e que ainda não havia desempenhado bom futebol no retorno ao Avaí, mas conseguiu performar melhor sob comando de Dal Pozzo.


Garcez vive ótima fase com a camisa do Leão e tem 3 gols nos últimos 4 jogos
📸Frederico Tadeu/Avaí FC

Agora o Avaí volta a ter 2 jogos em casa, Chapecoense e Guarani, e com semanas cheias para preparação para ambas partidas, o que pode ajudar em retorno de atletas que estão machucados e também para elenco e treinador melhorarem cada vez mais o entrosamento e seguir na briga pela parte de cima da tabela. Alguns dos pontos positivos de Gilmar dal Pozzo é a identificação com o clube, até pela passagem como goleiro do Avaí em 2004, conseguindo fazer os jogadores se entregarem mais em campo pela camisa e automaticamente melhorando o rendimento de alguns atletas e principalmente do time coletivamente. Tiago Pagnussat cresceu muito de rendimento com a chegada do novo treinador, assim como Willian Maranhão, Garcez e outros atletas que caíram nas graças da torcida junto ao bom momento das 5 vitórias consecutivas e 6 partidas sem derrota, assim como Marcos Vinícius e Gustavo Vilar que chegaram após o Campeonato Estadual mas já vêm se provando como boas contratações e dois acertos em cheio da diretoria Avaiana, Zé Ricardo também vem se adaptando e crescendo de rendimento com o passar das rodadas e fecha o mercado do Avaí com 3 contratações que agregam bastante para a Série B.

E você, torcedor Avaiano, o que tem achado dos desempenhos do time e de Gilmar dal Pozzo nessas 5 primeiras rodadas do novo técnico? O clube briga e consegue o acesso, têm chances de brigar pelo título? Comenta aí abaixo.

2 comentários:

  1. O simples que dá resultado. A injeção de ânimo no elenco e torcida são gritantes, tomara que quando o time oscilar, a torcida não oscile junto. Bom demais ver geral voltando a falar em acesso. Parabéns pelo texto, conciso e muito informativo!

    ResponderExcluir
  2. Gilmar Deus Pozzo resgatou o futebol do Avaí com muita raça e sofrimento!

    ResponderExcluir

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...