![]() |
| Guilherme Pato fez boa partida e saiu aplaudido pela torcida 📸 Patrick Floriani/Figueirense FC |
Neste sábado (16) à tarde o Figueirense recebeu a Chapecoense em partida válida pela 3ª rodada da Copa SC 2023, em semana agitada com alguns extra campo mas também com apresentação de reforços o técnico Paulo Baier já iniciou a partida com os 2 reforços anunciados na última semana, o zagueiro Diego Guerra e o lateral esquerdo Rennan Siqueira, além do retorno de Cesinha ao 11 inicial com a lesão de Léo Artur. Já o Verdão do Oeste dividiu as atenções nesta tarde de sábado já que jogava pela Copa SC (a partir de 15:30 no Scarpelli) e pela Série B (a partir de 17:00 no Castelão em São Luís) e com isso foi com um time bem desconhecido até pelo próprio torcedor, já que os jogadores reservas com pouca minutagem também viajaram ao Maranhão.
![]() |
| Escalação do Alvinegro para receber a Chape pela Copa SC 📸 Divulgação |
O jogo começou com o Figueira tomando as ações do jogo e já criando uma boa chance no ataque pelo lado esquerdo que terminou com a finalização de Guilherme Pato passando próxima à trave de João Paulo, logo aos 2 minutos de jogo. O Furacão seguiu atacando mais nos 5 minutos iniciais de jogo mas em contra ataque dos visitantes o zagueiro acaba matando a jogada com falta e recebe o 1º cartão amarelo da partida. A Chapecoense até tentava responder mas a limitação do elenco não deixava a equipe criar chance de perigo e nem exigia muito trabalho de Thiago Gonçalves nos primeiros 13 minutos enquanto o Figueira seguia criando pelos 2 lados e ganhando chances de escanteio, que até deu algum susto ou outro mas também com pouco trabalho de João Paulo, goleiro da Chape. Aos 14 minutos de partida o Alvinegro abre o placar após cobrança de escanteio de Cesinha e Léo Baiano marcando o 1º gol do jogo de cabeça sem chances pro goleiro adversário. A equipe de Paulo Baier apostou bastante no erro de saída de bola da Chapecoense e em mais uma saída errada Andrew roubou a bola e sofreu falta na entrada da área, Rennan Siqueira foi para a cobrança e exigiu boa defesa de João Pedro para evitar o 2º do Figueirense. O Figueira volta a produzir após Siqueira recuperar a bola no meio campo e soltar com Jr Dutra que deixou pra Cesinha mas na hora da finalização o camisa 10 acabou escorregando e não finalizou como queria, facilitando a defesa do goleiro. Na sequência da partida a Chape sem criar chances de risco enquanto o Figueira dá uma diminuída nas chegadas de perigo e o jogo dá uma esfriada. Os visitantes têm uma melhora na posse de bola mas a falta de entrosamento do time dificulta em se aproximar do gol de empate e o goleiro Thiago Gonçalves segue sem precisar fazer defesa até os 40 minutos de jogo. Ainda nos minutos inicias o Guilherme Pato recebeu em velocidade e conseguiu evitar a saída de bola, levantou a torcida, e veio pra cruzar na área para o cabeceio de Andrew que acabou saindo para tiro de meta. No restante foi criado e assim terminou o 1º tempo, com o Alvinegro indo para o vestiário com a vantagem mínima.
![]() |
| Léo Baiano retorna marcando o gol da vitória 📸 Patrick Floriani/Figueirense FC |
Na volta do intervalo o técnico Baier voltou com o mesmo time que terminou a 1ª etapa da partida enquanto a Chapecoense fez 1 alteração. O Figueira voltou mantendo mais posse de bola e criando chances até que aos 4 minutos Léo Baiano chuta de fora da área, a bola explode na zaga e sobra pra Gledson, que também arrisca de fora da área, e ganha escanteio pro Alvinegro. O jogo mantém o mesmo cenário nos 10 minutos iniciais como foram os 45 iniciais, com a Chapecoense sentindo a falta de entrosamento e de ritmo de alguns jogadores do time em campo e oferece pouco perigo à defesa Alvinegra enquanto o ataque continua em busca de ampliar a vantagem e dar uma tranquilidade maior no jogo. Aos 13 minutos da etapa final o Figueira faz a 1ª substituição do jogo com a entrada de Robson Alemão no lugar de Léo Baiano. Aos 18 minutos de jogo o Furacão cria uma boa chegada com Andrew fazendo o cruzamento pela esquerda, o zagueiro da Chape faz o corte e na sobra Robson Alemã emenda um belo chute de fora da área mas João Paulo faz boa defesa colocando a bola pra escanteio. 3 minutos após essa boa chance o técnico Paulo Baier volta a mexer na equipe com as entradas de Dudu e Renan Bernabé para as saídas de Cesinha e Jr Dutra respectivamente. O Figueira volta a buscar os ataques por ambos lados do ataque até que aos 31 o time volta a atacar pela esquerda em cruzamento rasteiro de Siqueira para finalização de Dudu e novamente o goleiro da Chape faz boa defesa pra evitar o gol. Logo na sequência o Furacão volta a chegar com perigo e Renan Bernabé mas o juiz manda o jogo seguir em lance polêmico que gerou vaias da torcida ao árbitro. Nos 36 minutos da etapa final o técnico Paulo Baier vem para as 2 últimas alterações com as saídas de Guilherme Pato e Andrew para as entradas de Gabriel Conceição e Barba respectivamente. Ainda aos 42 minutos Dudu arranca em velocidade no campo de ataque e sofre falta de João Vitor, que leva o 2º amarelo, e deixa a Chapecoense com 10 em campo nos últimos minutos de partida. Já nos acréscimos do jogo, aos 46 minutos, a Chapecoense fica com 9 em campo após expulsão de Richard com vermelho direto após reclamação com o árbitro que considerou excessiva e expulsou o camisa 9 dos visitantes. Nos minutos restantes de partida o jogo seguiu morno e os 2692 torcedores no Scarpelli presenciaram a 2ª vitória do Furacão na 3ª partida da Copa SC.
![]() |
| Furacão vence a 2ª em 3 jogos e retorna à liderança momentaneamente 📸 Patrick Floriani/Figueirense FC |
A Chapecoense veio com um time com pouco entrosamento e ritmo de jogo do elenco em campo devido ao calendário da equipe que contou com 2 jogos no mesmo dia (em Floripa e São Luís) mas como o Figueirense nada tem a ver fez seu dever e venceu, pelo placar mínimo, com gol de Léo Baiano que retornava ao time nesta tarde de sábado após período afastado por lesão. Com essa vitória também o Figueira volta a liderança, mesmo que de forma momentânea, e mantém a invencibilidade na Copa SC após 3 rodadas disputadas, rodada essa que ainda encerra na próxima segunda-feira (18).










