terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Começam a se definir as brigas do Campeonato Catarinense

 

9ª rodada do Catarinense contou com o clássico da capital, no Orlando Scarpelli
📸Patrick Floriani/FFC


Ainda tem um grande asterisco no Catarinense 2024 já que a 8ª rodada foi disputada apenas pela metade dos times do campeonato e ainda faltam 3 jogos a se realizar, 2 já nesta quarta-feira(21) e o último apenas na próxima quarta(28), mas o campeonato já vai definindo seus 1ºs classificados ao mata-mata, encaminhando o 1º rebaixado e muito mais. A rodada teve início no sábado logo com o clássico entre Figueirense 1x2 Avaí, com início às 16:30 e com o VAR sendo acionado dessa vez, principalmente no 2º tempo, com a expulsão de Titto, do Figueira, e a validação do 2º gol de Poveda. Com isso o Avaí passou o Alvinegro na tabela e chegou a 2ª colocação mas voltou a perder 1 posição com a vitória do Marcílio. Falando em Marcílio Dias, a equipe de Itajaí foi até o Oeste do estado enfrentar o Concórdia e voltou com a vitória pelo placar mínimo, com gol de Zé Eduardo, para continuar na vice-liderança do campeonato e seguir na busca pelo mando de campo na decisão do mata-mata e uma vaga à Série D 2025, que deve acontecer caso os comandados de Waguinho Dias mantenham esse rendimento também na fase final do campeonato. Já o Concórdia se vê na zona de rebaixamento e tendo uma dura missão até o fim do campeonato se quiser permanecer na elite, mas com 1 jogo a menos restam 3 partidas para o Galo do Oeste buscar a fuga do rebaixamento e qualquer ponto que a equipe conquistar diante do Joinville já irá colocar o Inter de Lages na zona de rebaixamento em seu lugar. Lembrando que a equipe de Concórdia passa por um momento delicado financeiramente e que reflete bastante no atual momento do time na competição, visto que o Galo é o atual vice-campeão da Copa SC e que esse dinheiro da vaga na Copa do Brasil fez muita falta e poderia ter dado um outro destino neste início de temporada do Concórdia, que ainda joga a Série D em 2024. 


Marinheiro vence mais uma e mantém a vice-liderança
📸Bruno Golembiewski/CNMD


A rodada 9 do Catarinense seguiu no domingo(18) com 3 jogos sendo 2 empates e 1 vitória de visitante, do atual campeão e líder do campeonato: Criciúma. E foi esse jogo, em Lages, que abriu a rodada no domingo e o Inter vendeu bem caro a derrota para o Tigre, o único gol da partida marcado por Éder pra manter o Criciúma a 5 pontos do 2º colocado e 7 pontos do 3º, mas que podem diminuir já que ambos têm 1 partida a menos que a equipe de Tencatti, que inclusive cumpriu suspensão e não esteve a beira do campo no Tio Vida. Nas outras 2 partidas de domingo 2 resultados iguais e empates em 1x1, o 1º disputado no Estádio das Nações entre Brusque x Hercílio Luz em que o Quadricolor pôde contar com seu torcedor novamente, já que havia jogado os 2 últimos jogos em Balneário Camboriú de portões fechados devido a confusões de torcida no jogo contra o Figueirense ainda na 3ª rodada do Campeonato. Apesar de passar longe da briga que se esperava do Brusque no início do campeonato, a diretoria ainda segue bancando o técnico Luizinho Lopes para a sequência da temporada visto que o treinador vem de um vice-campeonato estadual e nacional, neste segundo também conquistando o acesso da Série C à Série B, que também passou por um momento de pressão na última temporada e esteve a beira da demissão mas que conseguiu uma arrancada exemplar e garantiu o retorno do Quadricolor à 2ª divisão nacional. O outro empate em 1x1 no domingo foi entre 2 equipes que buscam uma vaga à Série D 2025: Barra x Joinville. Outro jogo da rodada em que teve lotação máxima no setor visitante (cerca de 500 ingressos) e a torcida do Joinville comparecendo em peso com algumas vans disponibilizadas por um patrocinador do clube. Com este empate as 2 equipes seguem sendo presença no G8 que garante a vaga ao mata mata do estadual e pode encaminhar a vaga à Série D 2025, que o Barra já disputa esse ano mas quer garantir calendário também para a próxima temporada e o JEC quer voltar a disputar uma divisão nacional após 4 temporadas de ausência. 



Éder fez o único gol do jogo pra manter a liderança isolada do Tigre
📸Celso da Luz/CEC



A rodada terminou na noite de ontem(19) com o jogo isolada entre Nação 1x3 Chapecoense na Arena Joinville e que encaminhou o rebaixamento da equipe que joga em Joinville mas atualmente tem sua sede em Araquari. A equipe estreante na elite estadual até estreou causando boa impressão apesar da derrota para o Avaí, por 3x2, mas que na sequência dos jogos não manteve ou mostrou alguma evolução e se afundou na lanterna da competição onde atualmente tem 4 pontos em 9 jogos realizados, a 4 pontos de sair da zona de rebaixamento. Já a equipe de Chapecó é outro time que vem entregando bem abaixo do que se esperava na atual temporada após renovar com Claudinei Oliveira, que evitou o rebaixamento à Série C do Brasileiro, e movimentou bastante a janela de transferência com a chegada de mais de 20 reforços para a nova temporada. Claudinei acabou sendo demitido após deixar o time na zona de rebaixamento e a diretoria do Verdão apostou em um velho conhecido da torcida: Umberto Louzer, campeão da Série B 2020 com a Chapecoense, que já esboça uma reação desde sua chegada com 2 vitórias em 2 jogos disputados (2x1 em Lages e 3x1 em Joinville) e já ocupa a 6ª colocação com 11 pontos em 9 rodadas. A troca de treinador parece ter sido o combustível que o elenco do Oeste precisava para voltar a render mais no Catarinense e se classificar às quartas de final do campeonato, mas a tabela é complicada já que a Chape recebe o Figueirense na 10ª rodada e vai até Criciúma na 11ª e última rodada dessa 1ª fase.



Chapecoense vence 2ª seguida e já é presença no G8
📸Tiago Meneghini/ACF


Alguns times ainda têm mais 3 jogos por fazer nessa 1ª fase, outros já restam 2 rodadas e já se vai desenhando as brigas dos clubes, apesar de que novamente devemos ter a definição dos 8 classificados às quartas de final apenas na última rodada. Na parte de cima Criciúma, Marcílio Dias e Avaí têm uma vantagem à 'zona da confusão' já que do Figueirense, 4º colocado, até o Hercílio Luz, 9º colocado, é apenas 1 ponto de diferença e todos os outros times têm os mesmos 11 pontos do Hercílio. Porém se o Figueira vence o jogo atrasado diante do Marcílio Dias, em Itajaí, pode ficar numa situação mais tranquila em relação à classificação antecipada. Como falado antes são 5 equipes empatadas com 11 pontos na tabela, mais 2 times com 8 pontos e que ainda sonham com a classificação, a única equipe sem chance de classificação ao mata mata é o Nação Esportes que apesar de não poder classificar ainda pode se livrar do rebaixamento e permanecer na elite estadual por mais uma temporada, que é algo bem difícil e improvável até o momento pelo futebol apresentado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...