| Chaveamento da fase final do Catarinense 2024 📸Divulgação/FCF |
Neste último sábado (02/03) aconteceu a 11ª e última rodada da 1ª fase do Campeonato Catarinense com todos os jogos simultâneos, como é característico dos campeonatos, e mais uma vez com bastante gols e muitas mudanças na tabela com o passar do tempo nos jogos. O Criciúma terminou a 1ª fase como já tinha sido durante essa fase e garantiu a liderança e sobre o Tigre não tem muito a se falar já que continua mantendo o favoritismo ao título pelo entrosamento do elenco e treinador, mesmo com o problema do número alto de expulsões, o Criciúma é o time a ser batido no mata mata e quem tem essa missão logo nos primeiros jogos é o Hercílio Luz, que diferente dos anos se classificou apenas na última rodada e na 8ª colocação. O Leão do Sul que nos últimos 2 anos se classificou entre os 4 primeiros e tendo o mando para decidir os jogos, dessa vez terá que fazer a decisão como visitante, e oscilando bastante após trocar de comando técnico e ainda não encaixar como o time estava nas últimas 2 temporadas sob comando técnico de Raul Cabral. A princípio esse é o confronto mais desequilibrado antes do início dos jogos do mata-mata pela incógnita que o Hercílio foi nessa 1ª fase e oscilação durante o campeonato, mas depois que a bola rola tudo pode acontecer e até um crime do Leão do Sul pode acontecer já que estamos falando de futebol.
| Em confronto da 1ª fase o Criciúma venceu o Hercílio por 2x0 📸Celso da Luz/Criciúma EC |
O vencedor de Criciúma x Hercílio Luz enfrentará nas semifinais o vencedor de Figueirense x Barra. O Figueira garantiu a classificação ao mata-mata com a 4ª colocação após uma 1ª fase que surpreendeu boa parte da torcida Alvinegra, que esperava uma briga maior pela classificação entre os 8 colocados, mas a temporada atual que teve mudanças em comandos do Figueira e melhorou o rendimento em campo, principalmente com as chegadas de Marco Aurélio Cunha e o técnico João Burse que viu a limitação do seu elenco e soube trabalhar o estilo de jogo que o time pôde entregar. O Alvinegro do Estreito terminou entre as melhores defesas, com 10 gols sofridos em 11 jogos, mas o ataque não produz tanto e por isso o time de Burse venceu alguns jogos por 1x0 e chegou a ficar 5 rodadas consecutivas sem sofrer gols. Nova fase da competição e um novo campeonato podem fazer com que o Figueira faça uma competição melhor, já que o elenco segue sendo reforçado visando a fase decisiva do estadual e também o Brasileiro. Já o Barra fez mais um campeonato consistente e ficou praticamente a 1ª fase toda entre os 8 classificados e quer surpreender pelo 2º ano seguido eliminando um dos 5 principais clubes do estado, já que em 2023 eliminou a Chapecoense nesta fase da competição, devemos ter um confronto equilibrado, antes da bola rolar, com um leve favoritismo ao Alvinegro pela decisão ser no Scarpelli além de ter números bem favoráveis no histórico do confronto.
| O Figueira venceu o Barra pelo placar mínimo, em Itajaí 📸Patrick Floriani/Figueirense FC |
Do outro lado do chaveamento teremos o confronto entre Avaí(2º) x Joinville(7º) no principal confronto dessa fase de mata-mata já que é o jogo entre 2 dos 5 principais clubes do estado. O Leão que iniciou o campeonato com muitas dificuldades defensivas e sofrendo média de 2 gols por jogo, com o ataque compensando e marcando bastante gols, mas na questão defensiva com algumas mudanças no meio campo o time terminou a 1ª fase sem ser vazado nos 2 últimos jogos dessa fase da competição. A equipe de Eduardo Barroca terminou como o melhor ataque do campeonato nestes 11 jogos iniciais, até melhor que o líder Criciúma, mas com a 3ª pior defesa apenas a frente dos 2 times rebaixados (Nação e Inter de Lages). Já o Joinville segue em busca do calendário nacional pra 2025 e está bem próximo disso, depois de 2 temporadas sem se classificar entre os 8 colocados o JEC desta vez chegou à última rodada dependendo apenas de si e conseguiu vencer o Nação pra garantir a vaga às quartas de final. O JEC terminou a 1ª fase como o time que mais empatou, 6 dos 11 jogos, e agora se empatar os 2 jogos a decisão vai para os pênaltis e aí a disputa fica bem aberta. Nesse confronto o favoritismo é do Leão mas como falado antes, é o jogo mais tradicional destas quartas de final e o Joinville também deixa esperanças de classificação a seu torcedor, seja pelo rendimento do clube nesta reta final de 1ª fase ou até pelos problemas defensivos do Leão da Ilha.
| Empate movimentado, 2x2, entre Joinville x Avaí na 1ª fase 📸André Palma Ribeiro/Avaí FC |
O adversário na semifinal deste confronto sai do clássico do Vale entre Marcílio Dias x Brusque, com o Marcílio sendo a principal surpresa desta fase do campeonato onde foi 2º colocado na maior parte mas após a derrota para o Vasco na Copa do Brasil o time sentiu e acabou sofrendo uma derrota por 4x1 para o Brusque na última rodada, que combinada à vitória do Avaí deixou o Marinheiro como 3º colocado. Apesar dos tropeços nas 2 últimas partidas a equipe de Waguinho Dias segue merecendo atenção já que fez resultados consideráveis nessas 11 rodadas iniciais, com vitória contra o Criciúma, empate na Ressacada entre outros. Já o Quadricolor começou o campeonato com tropeços e, inclusive, derrotas para os 2 times rebaixados, a pressão no técnico Luizinho Lopes foi grande a certa altura do campeonato mas assim como na última temporada a diretoria do Brusque decidiu bancar a permanência do treinador e o Marreco hoje é o time de maior ascensão no campeonato e esse deve ser o confronto mais equilibrado das quartas de final, com o Marcílio decidindo a vaga em casa mas pelo momento do Brusque não se pode duvidar do crescimento da equipe e pelo bom campeonato do Marinheiro não dá pra definir o favorito nesse jogo, olho nesse tradicional confronto do Vale do Itajaí.
| Em jogo da última rodada Brusque goleou o Marinheiro por 4x1 📸Arthur Miranda/CN Marcílio Dias |
E pra você, quem são os favoritos, quais devem ser os confrontos nas semifinais? Comenta aí embaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário