O Avaí estreia na Série B no fim de semana de 18 a 20 de Abril e aqui nesse texto trarei a temporada, até aqui, dos 5 primeiros adversários do Leão após os estaduais já estarem chegando ao fim e a Copa do Brasil já estar na 3ª fase.
O 1º adversário é o Operário Ferroviário, de Ponta Grossa-PR, que vem de acesso da Série C na última temporada e receberá o Leão no Estádio Germano Krüger que tem capacidade para quase 11 mil pessoas. O Fantasma terminou a 1ª fase do Campeonato Paranaense na 4ª colocação e fez valer seu mando nas quartas ao empatar com o Azuriz, em 0x0, fora de casa e vencer pelo placar mínimo em casa. O time de Ponta Grossa, que é treinado por Rafael Guanaes, acabou sendo eliminado na semifinal após 2 derrotas para o Athletico, 1x2 no Germano Krüger e 0x1 na Arena, mas que deixou boas expectativas ao torcedor principalmente após o jogo de volta da semifinal em que o Fantasma desempenhou um bom futebol e exigiu bastante trabalho do goleiro do Athletico. O Alvinegro também segue vivo na Copa do Brasil após eliminar o Operário-MS com empate sem gols, já na 2ª fase o Operário venceu o Villa Nova em Minas Gerais, por 2x0, e agora aguarda o sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase. O artilheiro do Fantasma na temporada é o atacante Maxwell, com 4 gols marcados em 15 jogos disputados.
 |
O Operário apresentou bom futebol até aqui e deve ser um adversário complicado na estreia 📸André Jonsson/Operário Ferroviário EC |
Na estreia em casa o Leão recebe o Santos, principal time da competição nesta edição, pela 2ª rodada da Série B. A equipe do litoral paulista não se classificou para a edição atual da Copa do Brasil e a única competição que disputou em 2024 foi o estadual em que acabou surpreendendo e chegou a final. O time que atualmente é treinado por Fábio Carille terminou a fase de grupos na liderança do Grupo A, com 25 pontos em 12 jogos disputados (8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas) e com isso enfrentou a Portuguesa nas quartas de final e venceu apenas nos pênaltis após empate sem gols no tempo regulamentar. Já na semifinal o Peixe acabou fazendo uma partida melhor e conseguiu aplicar 3x1 no Bragantino e chegar à final do estadual depois de 8 anos, edição em que foi campeão ao vencer o Audax na decisão de 2016. O Alvinegro Praiano vem com um ataque bem positivo na temporada, com 22 gols marcados em 15 jogos e apenas 12 gols sofridos nesses mesmos 15 jogos disputados, e o time também conta com um ataque que distribui os gols e atualmente o Santos tem como artilheiros o Giuliano, Julio Furch, Otero e Guilherme, todos eles com 3 gols marcados.
 |
Santos é finalista do atual Paulistão e vem em busca do retorno à elite nacional 📸Diogo Reis/Agência Paulistão |
Na 3ª rodada o Leão volta a jogar fora de casa e viaja até o Norte para enfrentar o Paysandu, que retorna à Série B depois de 6 anos de ausência, e aposta mais uma vez no trabalho de Hélio dos Anjos para tentar surpreender na temporada. Em 2024 o Papão disputou 3 campeonatos e segue vivo em 2 ainda hoje, foi eliminado da Copa do Brasil na 2ª fase para o Juventude depois de perder por 3x1 na serra gaúcha, após eliminar o Ji-Paraná com empate em 0x0, na 1ª fase da Copa. Já na outra Copa que o Paysandu ainda disputa, a Copa Verde, o próximo duelo é nada mais nada menos que seu maior rival, Remo, pela semifinal da competição regional e chegou a esta fase da competição após eliminar o Rio Branco-AC na 2ª fase e o Manaus nas quartas de final. Já pelo Paraense o Papão caiu no Grupo C e terminou na liderança com 20 pontos em 8 jogos com destaque para a defesa nessa fase já que o time levou apenas 2 gols nas 8 rodadas disputadas, já no mata mata o Bicolor manteve seu bom desempenho e passou tranquilo por Bragantino-PA, nas quartas, e pelo Águia de Marabá na semifinal, agora enfrenta o seu maior rival, Remo, também na decisão estadual. Destaque também para o artilheiro do Paysandu na temporada: o atacante Nicolas tem 11 gols marcados em 14 jogos disputados na atual temporada.
 |
Paysandu é mais um que teve bom início de temporada até aqui 📸O Liberal |
Depois de viajar a Belém o Avaí faz uma sequência de 2 jogos na Ressacada e o 1º deles é o Coritiba, que vem em um momento parecido ao do Leão já que o técnico Guto Ferreira está pressionado pela torcida mas foi bancado pela diretoria e segue no comando do Coxa para o início da Série B. Na Copa do Brasil o Verdão Paranaense acabou eliminado logo na 1ª fase ao ser derrotado pelo Águia de Marabá, do Pará, por 3x2 em Marabá e dar adeus à competição nacional. Já pelo estadual da atual temporada a campanha do Coritiba foi melhor e o time terminou a 1ª fase do Paranaense na 2ª colocação com 21 pontos em 11 jogos (6V, 3E, 2D) e até passou com facilidade pelo Cianorte, nas quartas de final, com um 6x0 no agregado (4x0 na ida e 2x0 na volta) mas acabou sendo surpreendido na semifinal quando enfrentou o Maringá e acabou derrotado por 2x0 no jogo de ida enquanto a decisão do jogo de volta, no Couto Pereira, o placar não saiu do 0 e a equipe Alviverde foi eliminada e não chegou à final pra realizar mais um Atletiba em decisão estadual. O destaque individual ofensivo do Coxa até aqui é o artilheiro Robson que já anotou 11 gols em 15 jogos disputados com a camisa alviverde.
 |
O Coxa ainda não apresentou futebol que agrade o torcedor e entra com pressão na Série B 📸Gabriel Thá/Coritiba FC |
O último dos 5 jogos iniciais do Avaí será contra o CRB, também na Ressacada, que também disputa 3 competições na atual temporada e, diferente do Paysandu, o clube Alagoano segue vivo em todas elas. Pela Copa do Brasil a equipe de Daniel Paulista passou pelo Rio Branco-AC após empatar sem gols e passar à 2ª fase, onde recebeu o Athletic-MG no Rei Pelé e conseguiu a classificação no tempo regulamentar ao fazer 2x0 na equipe Mineira, agora o Galo aguarda sorteio para conhecer seu adversário na 3ª fase da competição nacional. Já na competição regional, a Copa do Nordeste, a equipe Regatiana também segue viva ao se classificar como 2º colocado do Grupo A com 15 pontos em 8 jogos (4V, 3E, 1D) e agora a equipe Alagoana enfrenta o Botafogo-PB pelas quartas de final da competição. Já no estadual o CRB é finalista, venceu o jogo de ida na condição de visitante por 1x0 contra o ASA e agora decide o título em casa diante do seu torcedor podendo até empatar para se sagrar campeão Alagoano 2024. Na 1ª fase da competição o Galo terminou na liderança do campeonato com 16 pontos em 7 jogos (5V, 1E, 1D) e na sequência eliminou o Murici na semifinal com um placar agregado de 5x1, 2x1 no jogo de ida e 3x0 na volta, e agora busca o tricampeonato já que o CRB também conquistou as edições 2022 e 2023 do Campeonato Alagoano. O artilheiro da equipe Alvirrubra é um velho conhecido do torcedor Avaiano: Anselmo Ramon tem 12 gols em 16 jogos disputados com a camisa do Galo da Pajuçara na atual temporada.
 |
CRB segue vivo em 3 competições na atual edição e chega empolgado pro Brasileiro 📸Ailton Cruz/Gazeta |
Esses são os 5 primeiros adversários do Leão na Série B e pelo que apresentaram até aqui na temporada, não que garanta alguma coisa no nacional, deverão ser 5 jogos difíceis pro Avaí pontuar mas que preciso somar pontos, principalmente fora de casa, se quiser voltar a brigar pelo acesso à elite nacional. E você, torcedor Avaiano, o que acha desses 5 primeiros jogos do time no Brasileiro...?