Assim como na elite do futebol brasileiro, na Série C o futebol Catarinense tem apenas 1 representante na competição deste ano: o Figueirense. O Furacão que vinha de 2 Catarinenses abaixo das expectativas nessa temporada acabou superando as expectativas, principalmente na 1ª fase do campeonato, apesar da eliminação nas quartas de final diante do Barra mas que serviu para mostrar ao torcedor que o novo técnico do Alvinegro, João Burse, sabe trabalhar com o elenco que tem nas mãos e extrair o melhor dos atletas tanto que o clube chegou a ficar 5 rodadas seguidas sem sofrer gols no Catarinense 2024. Para a Série C o clube acabou sofrendo um transfer ban devido a uma dívida em aberto porém antes da punição, de 6 meses sem transferência, o Figueira conseguiu registrar 4 reforços para a Série C com foco na parte ofensiva já que o clube marcou poucos gols durante o estadual. No Brasileiro deste ano o Figueirense estreia em casa ao receber o Ferroviário-CE no Scarpelli pela 1ª rodada da competição, time que vem de acesso da Série D e chegou à semifinal do Cearense desta temporada, e na 2ª rodada o Figueira vai até São Luís para enfrentar o Sampaio Corrêa. Apesar da eliminação no Catarinense da forma que foi, acho que o Figueirense briga pela classificação ao quadrangular final nesta 1ª fase da Série C, e dependendo dos reforços que trouxer para a reta final do campeonato também pode brigar pelo acesso, lembrando que João Burse subiu um Vitória com elenco enxuto e sem estrelas em 2022.
| Figueira vem pra Série C com um elenco melhor e a briga deve ser diferente da última temporada 📸Tiago Meneghini/ACF |
Já na Série D o estado de Santa Catarina tem 3 representantes e começo falando pelo clube que vem sendo surpresa nos últimos 2 Catarinenses: Barra Futebol Clube. O Pescador que eliminou a Chapecoense em 2023 e o Figueirense em 2024 vem pra sua 1ª disputa de um campeonato nacional, está no Grupo A8 e recebe o Novo Hamburgo na 1ª rodada da competição. Apesar da boa campanha no Catarinense desta temporada a diretoria do clube decidiu pela trocar de treinador e Eduardo Souza deixou o comando técnico do Barra e deu lugar para Rafael Lacerda que treinará a equipe na Série D. O Novo Hamburgo foi rebaixado no último Gauchão disputado e o Pescador deve vencer na sua estreia em competição nacional, já na 2ª rodada o confronto é mais complicado já que o Barra vai até Pelotas para enfrentar o Brasil. Quanto à briga no campeonato acho que a equipe de Balneário consegue se classificar no Grupo A8 mas talvez a falta de experiência possa pesar e fazer com que o Barra não chegue tão longe no campeonato, e um acesso também não está descartado.
| Barra vem pra estreia em Brasileiro após 2 temporadas surpreendendo no estadual 📸Léo Piva |
O 2º Catarinense na Série D vem do Oeste do estado e as expectativas não são as melhores, vamos falar do Concórdia. O Galo do Oeste vem de uma boa temporada em 2023 onde se classificou ao mata mata no Catarinense, e garantiu a vaga à esta Série D, e terminou como vice-campeão na Copa SC quando perdeu a final em casa para o Marcílio Dias. E essa falta de recurso que viria de uma classificação à Copa do Brasil fez a diferença no clube e a equipe iniciou a atual temporada com dificuldades financeiras, tendo que vender ônibus e perdendo jogadores importantes nas boas campanhas da temporada passada. No Catarinense desse ano o Concórdia acabou ficando abaixo das expectativas e terminou na 10ª colocação, o 1º acima dos 2 rebaixados, e acabou perdendo também seu principal zagueiro ao fim do campeonato estadual, Perema foi reforçar o Hercílio Luz. No Brasileiro o Galo do Oeste estreia em casa e recebe o Brasil-RS, já na rodada seguinte a equipe do Oeste Catarinense vai até o RS para enfrentar o Novo Hamburgo. Dos 3 Catarinenses na atual edição da Série D o Concórdia é o que eu menos vejo com chances de classificação à 2ª fase e deve até brigar contra a lanterna do Grupo A8, momento difícil pra diretoria, torcedores e todos os envolvidos no dia a dia do Concórdia.
| Em momento financeiro complicado o Concórdia precisa surpreender para passar da 1ª fase 📸Gustavo Mejía/JEC |
O último representante de SC na 4ª divisão do futebol Brasileiro é o Hercílio Luz, que mais uma vez chegou ao mata mata do estadual e acabou sendo eliminado para o Criciúma, e com polêmicas novamente. O Leão do Sul que após anos de bons desempenhos em 1ª fases de estadual e Série D, mas falhando sempre nos mata-matas a diretoria do Hercílio decidiu optar por troca no comando técnico e optou pela demissão de Raul Cabral, para seu lugar foi contratado Felipe Moreira que acabou não dando muito certo e deu lugar a Alexandre Lopes ainda na 1ª fase do Catarinense. Alexandre conseguiu recuperar o desempenho do time e garantiu a classificação na 8ª posição, assim pegando o Criciúma já nas quartas de final, agora o Leão do Sul concentra e se prepara para sua estreia na Série D 2024, que acontecerá no Paraná diante do Cianorte e na rodada seguinte recebe o Avenida-RS no Aníbal Torres Costa. O atual técnico do Hercílio já conhece bem a Série D visto que ele subiu com a Ferroviária como vice-campeã na edição de 2023, inclusive eliminando o Hercílio Luz, nos pênaltis, na 2ª fase da competição, e pela experiência do treinador nesse tipo de campeonato acho que fará com que o Hercílio consiga a classificação no Grupo A8 e possa até chegar mais longe na briga pelo acesso do que foi na última edição disputada.
| Hercílio espera que experiência de Alexandre Lopes leve o Leão a um acesso inédito 📸Bianca Coan/HLFC |
Acha que haverá algum acesso de time Catarinense na Série C e/ou D? Comenta abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário