terça-feira, 28 de maio de 2024

As impressões que ficam da rodada de estreia da Série B Catarinense

 No último fim de semana tivemos o pontapé inicial pro Campeonato Catarinense Série B 2024 com 2 jogos no sábado e 3 no domingo, com apenas 1 empate, das 4 vitórias da rodada, 3 foram de equipe mandante e a única vitória do visitante foi no clássico Blumenauense, que foi disputado em Ibirama, e que também terminou com a única vitória por mais de 1 gol de diferença.


Série B 2024 já começou com o Clássico do chopp jogado em Ibirama
📸Richard Ferrari/@richardferrarifotos

O Campeonato teve sua 1ª partida tendo o pontapé inicial às 15:00 do último sábado (25) em Rio do Sul com Santa Catarina 1x0 Atlético Tubarão, com gol de Bruninho aos 31 minutos do 2º tempo. Em jogo disputado como já era de se esperar, já que as 2 equipes aspiram o acesso e fizeram boa montagem de elenco para esse objetivo, a partida foi pro intervalo sem gols e na 2ª etapa o Santa Catarina acabou tendo Marcos expulso após cometer falta e reclamação excessiva, mas mesmo assim a Águia do Vale conseguiu continuar produzindo e teve pênalti a favor já com 1 a menos, mas a penalidade foi desperdiçada, e a equipe da casa seguiu tentando até que chegou ao gol da vitória e depois segurou bem na defesa o placar favorável para estrear com 3 pontos. Apesar da derrota o Atlético Tubarão mostrou que tem bom time para competir na busca pelo acesso e as 2 equipes dessa partida devem figurar no mata-mata desse ano.

Ainda no sábado, mas às 18:00, a bola rolou no Estádio das Nações para Camboriú 1x0 Guarani, gol de Lucas aos 7 minutos da etapa final. Jogo de pouca produção das 2 equipes nos 45 minutos iniciais, como havia sido no jogo em Rio do Sul e que é comum nos jogos de estreia pela falta de ritmo e entrosamento dos times, a equipe da Cambura acabou tendo 2 lesões ainda no 1º tempo e gastando 2 pausas para substituição, sobrando apenas 1 para a etapa final mas que não atrapalhou os planos do time em buscar a vitória diante do torcedor na estreia. Nos 45 minutos finais o Camboriú cresceu muito de produção, dominou a partida e saiu com a vitória de forma merecida, equipe que também deve figurar entre os 6 classificados ao mata-mata se manter o desempenho desse jogo, principalmente do 2º tempo, já a equipe de Palhoça pouco produziu e deixa o seu torcedor preocupado para uma briga ao retorno à elite com a atuação na partida de estreia, que inclusive deu pouco trabalho ao goleiro Zé Carlos e à defesa adversária, tem que melhorar se quiser chegar ao mata-mata.


Vitória da Águia do Vale em jogo equilibrado que abriu o campeonato
📸Rolf Júnior/Santa Catarina

Já no domingo foram 3 jogos simultâneos com a bola rolando às 15:00 e um deles foi o Clássico do Chopp, disputado no Estádio da Baixada em Ibirama, Metropolitano 0x2 Blumenau, com gols de Vitão e Sávio aos 5 e 32 minutos do 2º tempo respectivamente. Como era de se esperar o 1º tempo do clássico foi truncado com praticamente nenhuma defesa difícil de ambos goleiros, mas com o Metropolitano tendo mais dificuldades em criar jogadas e chegar ao ataque com perigo, logo no retorno do intervalo o BEC conseguiu abrir o placar com um foguete de fora da área que deu tranquilidade pro tricolor e deixou o Metrô ainda mais nervoso e cada vez menos levando perigo ao gol adversário. O Blumenau desempenhou um bom futebol e se conseguir manter o que apresentou na estreia pode até surpreender a torcida e brigar por uma possível classificação às quartas de final, já que a briga inicial do BEC é se livrar de qualquer chance de retorno à Série C, já o Metropolitano deixa o torcedor bem preocupado pelo que desempenhou na estreia e se repetir as atuações no meio e ataque pode ser uma surpresa negativa e brigar contra o rebaixamento e não por uma vaga de acesso.

Em Jaraguá do Sul, no estádio João Marcatto, tivemos Juventus 3x2 Caravaggio como o jogo mais movimentado dos 5 jogos desta 1ª rodada de Série B. Além de ser a mais movimentada em gols também foi a partida mais movimentada em chances de gols desde os 45 minutos iniciais em que ambas equipes tiveram chances de marcar mas o Moleque Travesso aproveitou melhor e abriu 2x0 antes do intervalo com gols de Isael e Hélio Paraíba, de pênalti, aos 33 e 44 minutos respectivamente. Na volta do intervalo o Caravaggio conseguiu reagir e chegou ao empate com 2 gols de Danielzinho, aos 6 e 19 minutos, mas que viu o ponto do empate escapar já nos acréscimos do 2º tempo quando o Juventus encontrou o gol da vitória aos 46 minutos com Lucas Serravalle, que entrou no decorrer da 2ª etapa. A equipe de Jaraguá é mais uma que já demonstrou um bom futebol e que a montagem de elenco parece ter sido bem feita, deve ser uma das 6 equipes classificadas ao mata-mata da competição, enquanto a equipe de Nova Veneza apesar da derrota também conseguiu um bom desempenho, além de ter em Danielzinho uma arma individual que pode fazer diferença em alguns jogos e classificar o Azulão ao mata mata ou, no mínimo, garantir a permanência na Série B por mais uma temporada.

Já em Próspera aconteceu o único empate da rodada inaugural com o jogo Atlético Catarinense 1x1 Carlos Renaux, no Estádio Mário Balsini. Na etapa inicial o jogo foi bem disputado, o Carlos Renaux chegou mais ao gol de Gatito Cordeiro mas sem melhores finalizações não deu muito trabalho ao goleiro do CAC e o jogo foi pro intervalo com o placar zerado. Na etapa final o Carrenô abriu o placar em cobrança de pênalti de Marcus Vinícius, aos 10 minutos, depois o jogo voltou a ficar equilibrado até que na reta final do 2º tempo, aos 40 minutos, o Atlético empatou a partida com gol de Guilherme Andrade. Quanto ao campeonato vejo as 2 equipes brigando contra rebaixamento, a princípio, mas quem sabe possam conseguir uma vaga ao mata-mata porém sem tantas expectativas de chegar longe na fase final, do que se viu no empate entre os times na rodada de estreia.


Jogo mais movimentado da rodada aconteceu em Jaraguá com vitória da equipe da casa
📸Fabrício Júnior/Caravaggio


Públicos da rodada: 

Santa Catarina 1x0 Atlético Tubarão - 1513 torcedores

Juventus 3x2 Caravaggio - 835 torcedores

Metropolitano 0x2 Blumenau - 399 torcedores

Camboriú 1x0 Guarani - 398 torcedores

Atlético Catarinense 1x1 Carlos Renaux - 116 torcedores

Público total: 3261 torcedores nos 5 jogos


Principal surpresa da rodada: Blumenau venceu de forma merecida o clássico Blumenauense e empolga a torcida pra sequência do campeonato.

Principal decepção da rodada: Metropolitano perdeu o clássico e mostrou pouco poder de reação e produção de gols, torcida liga o sinal de alerta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...