terça-feira, 7 de maio de 2024

Guia do Catarinense Série B 2024 - 1/3

No próximo dia 25 tem início o Campeonato Catarinense Série B 2024 que contará com 10 times na disputa e os 2 finalistas da competição subindo para a elite estadual para a próxima temporada, aqui trarei um breve resumo dos clubes que disputarão a Série B (dividido em 3 partes)


Vai começar a luta pelas 2 últimas vagas na elite estadual em 2025
📸Divulgação



Atlético Catarinense

O CAC disputou a Série A no ano de 2023 e fez uma campanha totalmente esquecível com apenas 1 ponto nas 11 rodadas disputadas após a entrada de Romário na jogada do clube e que acabou sendo um desastre tanto no campo quanto fora dele, com muitos problemas financeiros e administrativos. Para esta edição de Série B o Atlético mudou a diretoria, que agora busca recuperar o clube dos problemas advindos de 2023 e até buscou uma nova sede pro time disputar a competição, com isso os jogos de mando do CAC serão no Estádio Mário Balsini, em Criciúma, que pertence ao Próspera e conta com capacidade para 4900 pessoas. 

Estádio Mário Balsini receberá os jogos do CAC
📸Guilherme Hahn/4oito

Para a disputa do campeonato o Atlético já anunciou seu treinador e trata-se de Roberto Neves, 57 anos, Pernambucano natural de Recife com bastante experiência no futebol nacional, e até internacional, com passagens por Náutico, Remo, Al Shabab Al Arabi (Emirados Árabes Unidos), Miami Dade (EUA), entre outros. Além do técnico o CAC também anunciou Clei Baltazar como preparador físico do time, Sidão, que não é aquele, como preparador de goleiros e Fernando Lauri, ou Leka, como analista de desempenho para essa Série B.

O Atlético atualmente disputa o Catarinense Série B Sub-21 que inclusive é treinado por Roberto Neves e o clube deve usar a categoria para reforçar o time para o estadual da categoria principal já que até o momento o clube ainda não anunciou nenhum jogador como reforço para a Série B.

Na estreia da Série B o Atlético Catarinense recebe o Carlos Renaux no Estádio Mário Balsini, no bairro Próspera em Criciúma.


Atlético espera retornar à elite e apagar campanha vexatória de 2023
📸Lucas Veber/CAC



Blumenau EC

O tricolor vem pra disputa desta edição após um acesso na Série C em 2023 como vice-campeão e entra para brigar pela permanência e não fazer bate-volta novamente na 2ª divisão estadual. Um fator que poderia ajudar bastante é o estádio do SESI que novamente não foi liberado para a disputa do campeonato e o BEC teve que buscar casa nova para o estadual. Na estreia da competição o clássico de Blumenau, contra o Metropolitano, será disputado no Estádio da Baixada, em Ibirama, com capacidade para 6000 pessoas enquanto nos jogos de mandante o Blumenau irá atuar no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, que tem capacidade para 10200 torcedores. 

Estádio João Marcatto será a casa do Blumenau nesta temporada
📸Arquivo/OCP News


O BEC já tem seu treinador para a Série B 2024 e é Joaquim Fernandes (39 anos), Pernambucano de Recife e que tem passagens por SC Jaraguá e também Fluminense de Itaum, de Joinville, que firmou parceria com o Blumenau e cedeu o CT para o Blumenau treinar durante o Catarinense e também o técnico Joaquim Nego. Nesta semana o Tricolor Blumenauense anunciou seu 1º reforço pro campeonato, trata-se do lateral direito Gabriel Sales, de 24 anos, que foi campeão com o clube na Série C Catarinense de 2017 e neste ano atuou pelo União Barbarense no Paulista A4 (4ª divisão). Com as dificuldades que o clube vem enfrentando aliado à ausência do Estádio do SESI coloca o Blumenau na briga contra o rebaixamento antes do início da competição. Nesta semana, na segunda-feira (06/05), o tricolor Blumenauense fez um jogo treino contra o Paraná que terminou empatado em 2x2 com Luan May e Marlon marcando os gols da equipe Catarinense, o clube também anunciou que deve anunciar mais reforços para a Série B no decorrer dessa e das próximas semanas. 

Na estreia da competição o Blumenau vai até Ibirama, no Estádio da Baixada, pra visitar o Metropolitano.

BEC vem de acesso e espera não retornar à Série C em 2025
📸Arquivo/Blumenau EC



Camboriú FC

O Cambura foi a outra equipe rebaixada na Série A em 2023, junto ao Atlético Catarinense, e retorna à Série B já pensando em voltar à elite estadual. Nesta temporada o Camboriú volta a mandar seus jogos no Estádio Municipal Roberto Santos Garcia, o Robertão, com capacidade para 3300 torcedores. Aliás, na semana passada, na madrugada de sábado pra domingo, a cozinha do Robertão foi arrombada e todo o estoque de alimentação dos atletas foi roubado, o clube ainda informou que esta não foi a 1ª vez  que algo deste tipo acontece já que em 2023 houveram roubos de fios e também na lavanderia além de depredação, de crianças de 11 e 13 anos, ao ônibus do clube. 

Cambura voltará a mandar seus jogos no Robertão em busca do acesso
📸Rafael Nunes/PMC


Para a atual temporada da Série B o Camboriú também já tem seu treinador definido: Kinho Forgiarini, de 41 anos, que está no clube desde 2016, com curtas passagens por Caxias e Brusque, como auxiliar técnico e nesta temporada segue no comando técnico da equipe, que também ocupou em 2023. Além do treinador o Cambura também anunciou a renovação com o gerente de futebol Pedro Poitevin que trabalha na montagem do elenco para a Série B que já conta com 3 reforços: Igor, zagueiro, retorna ao Camboriú após passagem pelo Audax-RJ; Bremer, zagueiro, também volta a Camboriú mas após passagem pelo Lagarto-SE; e por último o lateral direito Everton que já passou pelo clube em 2021 e estava atuando no ASA de Arapiraca. 

Na estreia da 2ª divisão Catarinense o Cambura recebe o Guarani no Estádio Robertão, em Camboriú.

Camboriú espera voltar à elite estadual e quem sabe à Série D do Brasileiro
📸Beno Küster



Caravaggio

A equipe de Nova Veneza vem para mais um Catarinense Série B após evitar o rebaixamento na última temporada, se classificar ao mata-mata mas que acabou sendo eliminado para o Nação já nas quartas de final, nos pênaltis. O Azulão do sul do estado continuará mandando seus jogos no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, com capacidade para 1000 torcedores e que deve ser a força do time na competição. 

Estádio da Montanha receberá jogos do Caravaggio e pode ser a força da equipe
📸Thaís Spillere/Caravaggio FC


Para a atual temporada o Azulão da Montanha contratou um técnico experiente no futebol nacional: Luís Carlos Cruz, 60 anos, que tem passagens por Avaí, Figueirense, Chapecoense, Bahia, CRB e muito mais, por último esteve no Dourados AC, do Mato Grosso do Sul, no início de 2024 pra disputa do estadual local. Atualmente está sendo disputado o Catarinense Série B Sub-21 e o Caravaggio já conquistou a vaga à final com 1 rodada de antecedência e agora aguarda seu adversário para esta decisão, até por essa boa campanha o Azulão deve aproveitar alguns nomes desse time finalista no Sub-21 para a disputa da categoria profissional. O Caravaggio já anunciou 2 jogadores para a Série B 2024: Henik, volante, estava no futebol Japonês desde 2017 e Matheus Ernandes, zagueiro, que atuou no Mato Grossense 2024 pelo Dom Bosco. A equipe de Nova Veneza vem pro campeonato pra brigar por mais uma permanência na 2ª divisão e quem sabe, de sobra, conseguir novamente uma classificação ao mata-mata da competição.

Na 1ª rodada da competição o Caravaggio vai até o Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, para enfrentar o Juventus.

Caravaggio esperar voltar ao mata mata, chegar mais longe e, quem sabe, conquistar o acesso
📸Fabrício Júnior/Caravaggio FC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...