| Classificação da Série B após 12 rodadas disputadas 📸Divulgação |
A Série B chegou ao fim da 12ª rodada nesta última terça-feira (26/06) e chega para o início da rodada 13 com equilíbrio na tabela, principalmente da metade pra cima e alguns times já se complicando na parte debaixo mas com muito campeonato pra rolar ainda. América e Avaí dividem a liderança e se enfrentaram na Arena Independência também nesta terça com o empate por 1x1 mantendo o time mineiro na liderança pelo saldo de gols, que tem um desfalque importante já que Martín Benítez teve lesão no tendão de Aquiles, precisará de cirurgia e perde o restante do campeonato com a equipe do Coelho, uma baixa e tanto. Já o Avaí volta a Ressacada após uma sequência de 2 jogos fora de casa, e 2 empates, em busca de voltar a vencer para seguir entre os 2 primeiros colocados e com uma vantagem de, no mínimo, 3 pontos para o 5º colocado, que atualmente é o Santos. Logo abaixo dos líderes vem o Operário Ferroviário que vem de um acesso da Série C e surpreende pelo campeonato até o momento, caso não brigue até o fim do campeonato pelo acesso a equipe Paranaense já vai fazendo uma boa pontuação pra garantir a permanência na Série B, que era o principal objetivo do clube ao iniciar o Campeonato Brasileiro. Fechando o G4 vem a equipe do Vila Nova que brigou por acesso na temporada passada e também briga entre os 4 nesse momento da Série B em que apostou na troca de técnico, acertou com Luizinho Lopes que havia sido recém demitido do Brusque e o novo técnico vai ajeitando o Vila aos poucos e venceu o clássico, contra o Goiás, na última rodada que além de colocar o Vila Nova no G4 também mantém o Goiás fora e coloca o rival em princípio de crise.
| América é o líder da Série B mas perdeu seu principal jogador, Benítez (fundo) 📸Reprodução/América FC |
Já na briga pra entrar no G4 o Sport tem a mesma pontuação que o Santos mas com 1 jogo a menos, já que teve seu jogo contra o CRB adiado devido ao calendário da Copa do Nordeste, e que possuem elencos fortes que entram pra brigar pelo acesso e devem ficar rondando o G4 até o fim do campeonato isso se não terminarem a competição dentro dos 4 e retornarem à Série A. Além desses 2 times empatados com 19 pontos logo abaixo vem mais 4 times empatados em 18 pontos, Goiás, Coritiba, Mirassol e Novorizontino, sendo que 2 desses 4 são fortes candidatos ao acesso pelo forte elenco montado que são os casos de Goiás e Coritiba que ainda oscilam bastante no campeonato entre boas e más partidas, com isso vêm os tropeços e as 2 equipes ainda figuram próximo ao meio de tabela mas com bastante tempo de campeonato para buscar uma reação e regularidade maior para conseguirem se firmar mais próximo ao G4 e não deixarem a pontuação aumentar cada vez mais. Já as equipes paulistas do Mirassol e Novorizontino não têm tanta pressão por não fazerem investimentos tão altos quanto Goiás e Coritiba, até pela diferença de patamar financeiro que os clubes se encontram, mas tanto Mirassol quanto Novorizontino se adaptaram e aprenderam a jogar a Série B muito rápido e por isso podem também permanecer nessa briga até as rodadas finais ou, quem sabe, até surpreender com uma das duas equipes ocupando uma vaga entre os 4 primeiros colocados ao fim da competição, fato que a pouca experiência pode acabar pesando para deixar o acesso escapar mas que vão se firmando entre times de topo de tabela na Série B sendo recém chegados da Série C.
![]() |
| Santos iniciou o campeonato como esperava mas após tropeços segue fora do G4 📸Raul Baretta/Santos FC |
Logo na sequência vem Ceará e Botafogo-SP empatados em 16 pontos mas que só a equipe Cearense tenha alguma expectativa de acesso, ou pelo menos briga por, já que o time investiu em reforços e na manutenção de Vagner Mancini que já tem conhecimento do elenco e deveria estar tirando um rendimento melhor dos atletas, já a equipe de Ribeirão Preto aparecia no Z4 até algumas rodadas atrás mas vem em boa recuperação e já aparece no meio de tabela, que deve ser seu limite nessa edição de Série B. Já nos times com 15 pontos talvez a Ponte Preta tenha uma expectativa melhor pro campeonato mas Amazonas e Paysandu devem brigar contra rebaixamento ou pelo menos ficarem pela metade debaixo da tabela, mesmo cenário em que vive a Chapecoense, com 14 pontos, sendo o 1º time fora do Z4 e que após um bom início de Série B viveu uma grande fase de jejum, que coloca a Chape já na beira da zona de rebaixamento, que deve ser a briga do time do Oeste Catarinense mais uma vez, assim como foi na temporada passada. Já nos 4 últimos colocados o CRB, 12 pontos, e Brusque, 11 pontos, ainda devem brigar para escapar do rebaixamento à Série C enquanto Ituano e Guarani vão se afundando já neste princípio de campeonato, principalmente o Bugre de Campinas que tem apenas 5 pontos conquistados em 12 jogos disputados sendo apenas 1 vitória e 2 empates, já o Galo de Itu tem 8 pontos mas também não mostra reação com apenas 2 vitórias em 12 rodadas, ainda há muito campeonato mas essas 2 equipes Paulistas devem figurar na zona de rebaixamento até as rodadas finais da Série B 2024.
| Guarani é o lanterna isolado da Série B e pode não escapar como foi no Campeonato Paulista 📸Francisco Cedrim/ASCOM |
E aí, o que acham do equilíbrio e de como vão ser as brigas no final dessa Série B? Algum time deve surpreender na briga pelo acesso? A briga contra rebaixamento deve ser essa mesmo...? Comenta aí!



