quarta-feira, 26 de junho de 2024

O equilíbrio da Série B 2024


Classificação da Série B após 12 rodadas disputadas
📸Divulgação


A Série B chegou ao fim da 12ª rodada nesta última terça-feira (26/06) e chega para o início da rodada 13 com equilíbrio na tabela, principalmente da metade pra cima e alguns times já se complicando na parte debaixo mas com muito campeonato pra rolar ainda. América e Avaí dividem a liderança e se enfrentaram na Arena Independência também nesta terça com o empate por 1x1 mantendo o time mineiro na liderança pelo saldo de gols, que tem um desfalque importante já que Martín Benítez teve lesão no tendão de Aquiles, precisará de cirurgia e perde o restante do campeonato com a equipe do Coelho, uma baixa e tanto. Já o Avaí volta a Ressacada após uma sequência de 2 jogos fora de casa, e 2 empates, em busca de voltar a vencer para seguir entre os 2 primeiros colocados e com uma vantagem de, no mínimo, 3 pontos para o 5º colocado, que atualmente é o Santos. Logo abaixo dos líderes vem o Operário Ferroviário que vem de um acesso da Série C e surpreende pelo campeonato até o momento, caso não brigue até o fim do campeonato pelo acesso a equipe Paranaense já vai fazendo uma boa pontuação pra garantir a permanência na Série B, que era o principal objetivo do clube ao iniciar o Campeonato Brasileiro. Fechando o G4 vem a equipe do Vila Nova que brigou por acesso na temporada passada e também briga entre os 4 nesse momento da Série B em que apostou na troca de técnico, acertou com Luizinho Lopes que havia sido recém demitido do Brusque e o novo técnico vai ajeitando o Vila aos poucos e venceu o clássico, contra o Goiás, na última rodada que além de colocar o Vila Nova no G4 também mantém o Goiás fora e coloca o rival em princípio de crise. 


América é o líder da Série B mas perdeu seu principal jogador, Benítez (fundo)
📸Reprodução/América FC


Já na briga pra entrar no G4 o Sport tem a mesma pontuação que o Santos mas com 1 jogo a menos, já que teve seu jogo contra o CRB adiado devido ao calendário da Copa do Nordeste, e que possuem elencos fortes que entram pra brigar pelo acesso e devem ficar rondando o G4 até o fim do campeonato isso se não terminarem a competição dentro dos 4 e retornarem à Série A. Além desses 2 times empatados com 19 pontos logo abaixo vem mais 4 times empatados em 18 pontos, Goiás, Coritiba, Mirassol e Novorizontino, sendo que 2 desses 4 são fortes candidatos ao acesso pelo forte elenco montado que são os casos de Goiás e Coritiba que ainda oscilam bastante no campeonato entre boas e más partidas, com isso vêm os tropeços e as 2 equipes ainda figuram próximo ao meio de tabela mas com bastante tempo de campeonato para buscar uma reação e regularidade maior para conseguirem se firmar mais próximo ao G4 e não deixarem a pontuação aumentar cada vez mais. Já as equipes paulistas do Mirassol e Novorizontino não têm tanta pressão por não fazerem investimentos tão altos quanto Goiás e Coritiba, até pela diferença de patamar financeiro que os clubes se encontram, mas tanto Mirassol quanto Novorizontino se adaptaram e aprenderam a jogar a Série B muito rápido e por isso podem também permanecer nessa briga até as rodadas finais ou, quem sabe, até surpreender com uma das duas equipes ocupando uma vaga entre os 4 primeiros colocados ao fim da competição, fato que a pouca experiência pode acabar pesando para deixar o acesso escapar mas que vão se firmando entre times de topo de tabela na Série B sendo recém chegados da Série C.  


Santos iniciou o campeonato como esperava mas após tropeços segue fora do G4
📸Raul Baretta/Santos FC


Logo na sequência vem Ceará e Botafogo-SP empatados em 16 pontos mas que só a equipe Cearense tenha alguma expectativa de acesso, ou pelo menos briga por, já que o time investiu em reforços e na manutenção de Vagner Mancini que já tem conhecimento do elenco e deveria estar tirando um rendimento melhor dos atletas, já a equipe de Ribeirão Preto aparecia no Z4 até algumas rodadas atrás mas vem em boa recuperação e já aparece no meio de tabela, que deve ser seu limite nessa edição de Série B. Já nos times com 15 pontos talvez a Ponte Preta tenha uma expectativa melhor pro campeonato mas Amazonas e Paysandu devem brigar contra rebaixamento ou pelo menos ficarem pela metade debaixo da tabela, mesmo cenário em que vive a Chapecoense, com 14 pontos, sendo o 1º time fora do Z4 e que após um bom início de Série B viveu uma grande fase de jejum, que coloca a Chape já na beira da zona de rebaixamento, que deve ser a briga do time do Oeste Catarinense mais uma vez, assim como foi na temporada passada. Já nos 4 últimos colocados o CRB, 12 pontos, e Brusque, 11 pontos, ainda devem brigar para escapar do rebaixamento à Série C enquanto Ituano e Guarani vão se afundando já neste princípio de campeonato, principalmente o Bugre de Campinas que tem apenas 5 pontos conquistados em 12 jogos disputados sendo apenas 1 vitória e 2 empates, já o Galo de Itu tem 8 pontos mas também não mostra reação com apenas 2 vitórias em 12 rodadas, ainda há muito campeonato mas essas 2 equipes Paulistas devem figurar na zona de rebaixamento até as rodadas finais da Série B 2024.


Guarani é o lanterna isolado da Série B e pode não escapar como foi no Campeonato Paulista
📸Francisco Cedrim/ASCOM


E aí, o que acham do equilíbrio e de como vão ser as brigas no final dessa Série B? Algum time deve surpreender na briga pelo acesso?  A briga contra rebaixamento deve ser essa mesmo...? Comenta aí!

domingo, 16 de junho de 2024

Vai começar a Copa América 2024

 

Na última Copa América, Messi conquistou seu 1º título com a Argentina
📸Amanda Perobelli/Reuters

Vamos analisar os 4 grupos da Copa América e como chegam as seleções para a competição.


GRUPO A

Formado pela atual campeã, a Argentina, que chega como favorita a terminar o grupo na liderança por serem atuais campeões também da Copa do Mundo e têm apenas 1 derrota, para o Uruguai, desde a conquista mundial. Pela 2ª colocação a briga deve ser mais acirrada entre Canadá que cresceu bastante no futebol, esporte que não é muito popular por lá, retornando à Copa do Mundo em 2022 e também boas campanhas continentais e a seleção Chilena que não vem nos seus melhores dias mas com os 2 títulos recentes já tem casca na competição e deve fazer um confronto direto contra o Canadá bem interessante. Um pouco mais por fora corre a seleção do Peru que não participou da última Copa do Mundo, assim como o Chile, mas que tem resultados piores nos 2 últimos anos em Eliminatórias e Amistosos, corre por fora e pode, dificilmente, surpreender numa busca à classificação.


Em sua melhor fase no século, Canadá quer surpreender na Copa América
📸Profimedia


GRUPO B

Esse que é o grupo mais em aberto antes de a bola rolar nos EUA e um leve favoritismo ao Equador que vem de participação em Copa do Mundo, bons resultados nas Eliminatórias para 2026 e também nos amistosos realizados, com uma geração renovada a seleção Equatoriana vive expectativa de melhores resultados nas competições que disputar já que o Del Valle faz um importantíssimo papel na revelação de promessas locais e ajuda bastante La Tri consequentemente. Pela 2ª vaga vejo uma briga com total condição para os outros 3 participantes do grupo, a Jamaica também tem uma geração que pode levar o país à bons resultados, a uma disputa de Copa do Mundo e que chega com uma melhor impressão que a seleção Mexicana que não tem bons nomes e inclusive enfrentou e dificultou o amistoso diante do Brasil, mas que foi uma seleção bem mexida por Dorival para fazer testes, e o México hoje chega próximo ao nível da Venezuela que chegam à competição pensando principalmente em evitar a lanterna do grupo.


Equador chega com expectativas de buscar a classificação como líder do grupo
📸Tim Nwachukwu/AFP


GRUPO C

Outro grupo que volta a ter um favorito para terminar na 1ª colocação: o Uruguai. Os comandados de Marcelo Bielsa chegam com moral para esta edição da Copa América, após ficarem pela fase de grupos no Mundial do Catar, com geração renovada e jogadores experientes pra encorpar o elenco em busca de retornar a uma final continental depois de 13 anos. Na briga pela 2ª vaga ao mata mata vejo uma leve vantagem aos EUA, que além de jogar em casa também é um país que vê uma melhora considerável na geração do futebol da seleção e vive expectativas de algum resultado histórico num futuro não muito distante. Já a seleção do Panamá pode ser uma surpresa nesse grupo, inclusive no confronto direto contra os EUA onde já há um conhecimento entre as 2 seleções por se enfrentarem em competições da CONCACAF, e chega para esse grupo como a 3ª força, à frente apenas da Bolívia que é uma seleção inofensiva jogando fora de casa e longe da altitude além de que a renovação por lá também não vem nos seus melhores dias e devem amargar a lanterna em mais uma edição de Copa América.


Uruguai chega como favorito à liderança do Grupo C
📸Isaiah J. Downing/USA Today Sports


GRUPO D

O Grupo do Brasil vem equilibrado pra essa edição de Copa América já que a seleção Canarinho vem de uma eliminação pra Croácia na Copa do Mundo e que acarretou na troca de técnico, que agora chega sob comando de Dorival Junior com 2 vitórias e 2 empates em 4 amistosos disputados. Junto ao Brasil a seleção Colombiana deve fazer jogo duro na briga pela liderança do grupo já que os Colombianos vêm embalados de uma sequência de 16 jogos sem perder entre amistosos e eliminatórias. Por fora aparece a seleção da Costa Rica como 3ª força e podendo surpreender com uma classificação ao mata mata mas com chances não tão altas se comparadas à década passada em que a seleção Costarriquenha teve sua melhor geração em campo. Já o Paraguai deve amargar a lanterna já que vive seu pior momento, pelo menos no século 21, em que vários treinadores passaram pelo comando técnico mas não conseguindo aumentar o rendimento dos jogadores, que até tem peças com qualidade no elenco da seleção Paraguaia jogando pelos clubes e que não rendem quando vestem as cores do país e até por isso a chance de classificação na Copa América e à Copa do Mundo 2026 são praticamente nulas atualmente.


Endrick já chegou impactando e marcou o gol da vitória na estreia de Dorival na seleção
📸Ben Stansall/AFP


E pra vocês, quais as seleções que podem surpreender positiva e negativamente nessa edição de Copa América? Acredita que o Brasil pode conquistar mais esse título?

segunda-feira, 10 de junho de 2024

E lá se foi 1/3 da 1ª fase da Série B Catarinense...

 

Santa Catarina começa muito bem e é o único time com 100% de aproveitamento
📸Caio Marcelo/Santa Catarina FC


Já se foram 3 rodadas da 2ª divisão Catarinense com alguns clubes fazendo o que se esperava, outros rendendo mais e outros rendendo menos que o esperado, bora dar uma olhada no que cada time entregou até aqui. O Santa Catarina segue comprovando seu favoritismo, pelo investimento inicial e rodagem que tá tendo na competição, e venceu os 3 jogos sendo o líder com 3 pontos de vantagem pro 2º colocado e a Águia do Vale deve mesmo ser 1 dos 2 times que folgam na 1ª rodada de mata mata. Na vice-liderança vem a Cambura com 6 pontos, 2 vitórias e 1 derrota, confirmando o favoritismo e vencendo os 2 jogos em casa mas com um tropeço e derrota para o Carlos Renaux na estreia como visitante, com a força do Estádio das Nações e pontuando fora de casa o Camboriú deve ser forte candidato a ficar com a 2ª vaga e classificação direta às semifinais no mata mata. 


Camboriú garantiu os 6 pontos em casa e é o atual vice-líder
📸Tiago Winter/Camboriú FC


Na briga pelas outras 4 vagas ao mata-mata também há um equilíbrio com Carlos Renaux vindo na 3ª colocação e 5 pontos, 1 vitória e 2 empates, que acabou vencendo a Cambura no jogo como mandante, disputado no Gigantão das Avenidas em Itajaí, e mais 2 empates como visitante o Carrenô surpreende até aqui e pode aparecer na fase final por uma briga pelo acesso. Outro time que tem 5 pontos e ainda não perdeu é o Juventus, que estreou vencendo o Caravaggio, em Jaraguá do Sul, e vem de 2 empates diante de Guarani e Metropolitano respectivamente, o Moleque Travesso está dentro do que se esperava e deve ser outro time a figurar na fase final do campeonato, talvez até brigando por uma folga na vaga dos 2 primeiros colocados. Outro time que figura entre os 6 primeiros e surpreende positivamente nesse início de campeonato é o Blumenau, que estreou vencendo o clássico diante do Metropolitano, como visitante, estreou como mandante e empatou por 2x2 com o Atlético Catarinense e vem de derrota nesta última derrota para o Camboriú mas mesmo assim o Tricolor já fez uma pontuação importante para criar uma gordura, conseguir escapar do rebaixamento com antecedência e quem sabe até uma classificação ao mata mata, porém a briga inicial ainda é pela permanência na Série B. Quem fecha o G6 com 3 pontos é o Caravaggio que a princípio também briga pela permanência e com a vitória diante do Atlético na última rodada o Azulão da Montanha saiu da lanterna para a 6ª colocação mas permanece com o foco inicial na permanência já que ainda restam mais 6 rodadas e muitos pontos a serem disputados. 


Carrenô surpreende, mantém invencibilidade e é o 3º colocado
📸Tiago Winter/Camboriú FC 


Fora dos 6 primeiros colocados a zona neutra/rebaixamento tem 3 times com 2 pontos, sendo todos com 2 empates e 1 derrota, abrindo com o Atlético Tubarão que inclusive já trocou de comando técnico e demitiu Fabiano Soares após um início bem abaixo de Série B já que a equipe do sul Catarinense fez investimento em busca do retorno à elite e apostou em Cristian Souza como novo técnico para fazer o Peixe reagir e se classificar ao mata mata em busca do acesso. Também com 2 pontos está o Atlético Catarinense que vive um momento difícil após as complicações financeiras que o ano pela elite estadual deixou no clube e agora mandando seus jogos em Criciúma, no Estádio Mário Balsini, o CAC começa o campeonato brigando contra o rebaixamento e deve ser essa a briga do time também nas rodadas restantes. O último time com 2 pontos é o Metropolitano, que também decepciona nesse início de campeonato mas mantém o técnico Sandro Sargentim e espera reagir no campeonato para pelo menos se livrar do rebaixamento à Série C já que atualmente o Metrô é o penúltimo colocado e estaria rebaixado se o campeonato finalizasse por agora, tem mais 18 pontos em disputa para o Verdão do Vale mostrar o que vai disputar nesta edição de Série B Catarinense. Na lanterna está o Guarani, de Palhoça, isolado com apenas 1 ponto conquistado no empate por 1x1 com o Juventus e que também já demitiu seu treinador, Márcio Coelho, após 3 rodadas disputadas mas ainda não anunciou um substituto para buscar a reação do Bugre, que decepciona já que ano passado o acesso ficou perto e a equipe Palhocense terminou na 3ª colocação, perdendo a vaga na elite para o Nação, inclusive apostando na mesma comissão técnica e alguns jogadores daquela campanha para esta temporada mas que não mostraram o mesmo rendimento até o momento e deixam o Guarani amargando a lanterna do campeonato, que agora tem 2 jogos seguidos em casa para iniciar uma reação em busca da permanência ou classificação à fase final.


Tabela da Série B atualizada após 3 rodadas disputadas
📸Divulgação/FCF


E aí torcedor, o que esperar dessas últimas 6 rodadas de Série B? As brigas devem ser essas mesmo...? Vão haver mudanças na tabela...? Comenta aí embaixo

terça-feira, 4 de junho de 2024

O que mudou no Avaí com a chegada de Gilmar dal Pozzo

 

Gilmar dal Pozzo ajeitou a casa e o Avaí engata 5 vitórias consecutivas
📸Fabiano Rateke/Avaí FC

Após um início de Série B ruim, com nenhum gol marcado nas 3 primeiras rodadas, o Avaí mudou completamente com a chegada de Gilmar dal Pozzo ao comando técnico e é o vice-líder da Série B, terminando a 8ª rodada no máximo na 3ª colocação e permanecendo no G4 mais uma vez. Como falado pelo técnico em coletiva pós-jogo ele teve que arrumar o time com pouco tempo de preparação para a partida de estreia, diante do Coritiba, e que foi corrigindo os erros ao longo das rodadas até chegar ao equilíbrio que se vê hoje com ataque e defesa eficientes, em 5 jogos o Avaí marcou 8 gols e sofreu apenas 2. Começando pela defesa, Gilmar manteve 4 das 5 peças que tinham jogado nas 3 partidas anteriores, Cesar, Marcos Vinícius, Alan Costa e Mário Sérgio mas fez a troca de Tiago Pagnussat por Gustavo Vilar, que desde que estreou foi muito bem e se firmou como titular até a lesão no jogo contra o Goiás, o camisa 14 deve retornar em cerca de 1 mês. Já no meio e ataque ele repetiu o que Marquinhos Santos havia escalado diante do Paysandu, em Belém, com 4 no meio (Judson, Willian Maranhão, Pedro Castro e Giovanni) algo que a torcida e imprensa apontavam como um dos problemas de Barroca, o não preenchimento do meio, e no ataque a dupla formada por Pottker e Garcez. 


Em jogo contra o CRB, Pedro Castro voltou a marcar com a camisa do Avaí
📸Frederico Tadeu/Avai FC

Na estreia já se viu uma melhora considerável da defesa e o Avaí venceu o Coritiba por 1x0 com gol (chorado) de Zé Ricardo mas que foi muito comemorado pela torcida e que iniciou a arrancada. Na sequência outra vitória em casa, dessa vez contra o CRB e sofrendo um gol nos minutos finais mas que não abalou o time e na estreia de Gilmar fora de casa uma vitória gigante por 2x1, de virada, contra o Sport na Arena Pernambuco em que o Avaí soube aproveitar muito bem a vantagem numérica em campo (11x9) pra virar o jogo nos acréscimos do 2º tempo. Na volta à Ressacada a vitória com melhor desempenho, 2x0 contra o Goiás, e que marcou as baixas de Pedro Castro e Vilar, se juntando a Judson e Pottker no DM. Outro ponto que se vê uma diferença é que o time continua rendendo mesmo com as baixas médicas e no último jogo, em Itu, Jonathan Costa foi o substituto de Vilar e também o autor do gol da vitória por 1x0 diante do Ituano, além de boa partida de João Paulo que foi o substituto de Pedro Castro e que ainda não havia desempenhado bom futebol no retorno ao Avaí, mas conseguiu performar melhor sob comando de Dal Pozzo.


Garcez vive ótima fase com a camisa do Leão e tem 3 gols nos últimos 4 jogos
📸Frederico Tadeu/Avaí FC

Agora o Avaí volta a ter 2 jogos em casa, Chapecoense e Guarani, e com semanas cheias para preparação para ambas partidas, o que pode ajudar em retorno de atletas que estão machucados e também para elenco e treinador melhorarem cada vez mais o entrosamento e seguir na briga pela parte de cima da tabela. Alguns dos pontos positivos de Gilmar dal Pozzo é a identificação com o clube, até pela passagem como goleiro do Avaí em 2004, conseguindo fazer os jogadores se entregarem mais em campo pela camisa e automaticamente melhorando o rendimento de alguns atletas e principalmente do time coletivamente. Tiago Pagnussat cresceu muito de rendimento com a chegada do novo treinador, assim como Willian Maranhão, Garcez e outros atletas que caíram nas graças da torcida junto ao bom momento das 5 vitórias consecutivas e 6 partidas sem derrota, assim como Marcos Vinícius e Gustavo Vilar que chegaram após o Campeonato Estadual mas já vêm se provando como boas contratações e dois acertos em cheio da diretoria Avaiana, Zé Ricardo também vem se adaptando e crescendo de rendimento com o passar das rodadas e fecha o mercado do Avaí com 3 contratações que agregam bastante para a Série B.

E você, torcedor Avaiano, o que tem achado dos desempenhos do time e de Gilmar dal Pozzo nessas 5 primeiras rodadas do novo técnico? O clube briga e consegue o acesso, têm chances de brigar pelo título? Comenta aí abaixo.

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...