| O Santa Catarina terminou a 1ª fase invicto, líder e classificado direto à semifinal 📸Rolf Jr/Santa Catarina Clube |
Neste último domingo (21/07) chegou ao fim a 1ª fase do Campeonato Catarinense Série B 2024 com fim do calendário desta temporada para 4 equipes (Blumenau, Metropolitano, Guarani e Atlético Catarinense). A dupla de Blumenau garantiu permanência na 2ª divisão e disputará a busca pelo acesso à elite em 2025, com o Blumenau tendo atingido seu principal objetivo inicial que era a luta contra o rebaixamento, apesar de terminar com a sensação de que poderia ser presença entre os 6 classificados ao mata mata, já o Metropolitano se esperava uma classificação mas após um início instável o Metrô chegou a figurar entre os 2 últimos colocados mas conseguiu evitar o rebaixamento. Já a dupla da Grande Florianópolis foi quem figurou com os times rebaixados nesta edição de Série B, com o Guarani muito abaixo da expectativa já que na última edição foi o 3º colocado e acabou perdendo a vaga do acesso para o Nação Esportes, enquanto o Atlético Catarinense vive um enorme problema financeiro devido ao péssimo planejamento na participação da Série A Catarinense, em 2023, e não conseguiu evitar o 2º rebaixamento seguinte e voltando à Série C, onde foi campeão na edição de 2020.
| Guarani faz uma temporada irreconhecível e é rebaixado para a Série C 📸Lucas Veber |
Na parte de cima o Santa Catarina fez uma ótima e constante 1ª fase em que terminou invicto com 5 vitórias e 4 empates nos 9 jogos disputados, chegando aos 19 pontos, garantindo a liderança e uma vaga direta à semifinal, ganhando descanso nessa 1ª fase de mata mata do campeonato. Quem terminou na vice-liderança e garantiu também uma folga e a 2ª vaga direta a semifinal foi o surpreendente Caravaggio, que se adaptou muito rápido à Série B e vem se consolidando como um time que briga pelo acesso à elite já que chega ao mata mata pelo 2º ano consecutivo e desta vez espera ir mais longe já que tem um dos principais jogadores do campeonato como destaque individual: o meia Danielzinho que terminou como artilheiro da 1ª fase do campeonato. Agora tanto o Caravaggio quanto Santa Catarina têm mais de uma semana de folga e também terão a vantagem de disputarem o jogo de volta das semifinais em seus mandos, que vêm fazendo a diferença para as 2 equipes que vêm sendo abraçadas por suas respectivas cidades, Nova Veneza e Rio do Sul.
| Caravaggio é outro time que folga na 1ª rodada de mata mata 📸Divulgação/Caravaggio FC |
Na 3ª colocação ficou o tradicional Carlos Renaux, que chegou a figurar entre os 2 primeiros mas não conseguiu garantir a folga na última rodada mas decide em casa a vaga das quartas de final após uma boa campanha na 1ª fase em que o Carrenô perdeu apenas 1 jogos dos 9 disputados e agora enfrenta o Camboriú na estreia da fase eliminatória. A Cambura iniciou a 1ª fase com bons jogos e resultados mas oscilou no decorrer da 1ª fase, apostou no retorno de Luan Carlos que levou o time à final do Catarinense Série A 2022, garantiu a classificação ao mata mata na 6ª colocação e com isso o Camboriú irá decidir todas as fases do mata mata fora de casa independente de onde chegar. Na 4ª colocação ficou o atual campeão da Série C: o Atlético Tubarão, que após um início de campeonato ruim apostou na troca de comando técnico e que resultou numa melhora considerável do Peixe que garantiu também o mando de campo nessa decisão de 1ª fase do mata mata. O adversário do Atlético Tubarão é outro tradicional time do futebol Catarinense, o Juventus que também fez a 1ª fase parecida com o seu adversário em que começou rendendo abaixo do espero mas após troca de comando técnico, o experiente Paulo Baier assumiu o comando do Moleque Travesso e garantiu a classificação na 5ª colocação em que a equipe de Jaraguá só decidirá em casa se enfrentar o Camboriú em alguma fase da competição. E lá vem a parte mais importante do campeonato para os 2 times que conseguirem os acessos.
| Carlos Renaux e Juventus também garantiram vaga ao mata mata da Série B 📸Lucas Pavin/Avante! Esportes |
Pra você, quem são os 2 favoritos ao acesso e quem devem ser os times que garante vaga na Série A do Futebol Catarinense em 2025?
Nenhum comentário:
Postar um comentário