domingo, 30 de julho de 2023

Mais uma partida no Scarpelli sem vitória

 Na noite deste Domingo (30/07) o Figueirense recebeu o Amazonas no Scarpelli em jogo válido pela 15ª rodada da Série C em que o Alvinegro precisava da vitória pra manter boas chances de classificação para a fase final do Campeonato pelo G8. E para este jogo o técnico Paulo Baier contou com os retornos de Elias e Andrew, após cumprirem suspensão por cartões além do atacante Dudu também como titular com a camisa 9.



Time titular do Figueira contra o Amazonas
📸 Divulgação/FFC


O jogo começou com o Figueirense tentando atacar mais porém levando pouco perigo ao gol de Edson Mardden e com isso o Amazonas foi estudando e se encontrando no jogo até começar a produzir jogadas no campo de ataque e chegar à área de Wilson. Quando partia pro ataque o Furacão tentava explorar mais o lado direito do campo com a dobra de Elias e Andrew mas com pouca efetividade e sem nenhuma finalização ao gol, Dudu jogou centralizado como o centroavante na partida de hoje e Guilherme Pato caía pela esquerda com o apoio de Raí Lopes. Uma das poucas chegadas de perigo foi em uma finalização de Dudu que acabou saindo direto pra fora e tiro de meta pro goleiro da Onça, mas aos 35 minutos da etapa inicial o time visitante fez boa jogada pelo lado esquerdo de ataque em troca de passes de DG com Diego Fumaça que cruzou na cabeça de Vini Locatelli e o camsisa 11 subiu mais alto que a zaga alvinegra cabeceando no canto do goleiro Wilson. Nos minutos restantes da 1ª etapa os 2 times pouco produziram e assim foram para o vestiário.



Apesar da partida abaixo do time, Gledson foi um dos destaque no jogo
📸 Patrick Floriani/FFC


Na volta do intervalo Paulo Baier veio com substituições pra dar mais ofensividade ao time com a entrada de Cesinha e Gabriel Conceição nos lugares de Elias e Robson Alemão, com Andrew indo fazer a lateral direita após a saída do lateral de origem. Essas substituições até surtiram efeitos nos minutos iniciais do 2º tempo e o time conseguiu atacar e até exigir trabalho do goleiro do Amazonas, mas o bandeira acabou anotando impedimento de Gabriel Conceição na jogada. Após essa chegada as bolas começaram a ir mais pro Guilherme Pato, caindo pela esquerda, que criava com velocidade e drible sendo o jogador que mais tentou e um dos principais destaques do Alvinegro na partida. Com o passar do tempo o Amazonas foi tendo mais dificuldade em armar contra ataques e ficou levando o jogo na base da 'cera' e gastando tempo já que tinha o placar a seu favor, até conseguiu finalizar a gol depois de 2 escanteios mas Wilson apareceu muito bem pra impedir que a diferença aumentasse. Ainda na 2ª etapa o treinador Alvinegro optou pela entrada de Vinícius Nucci no lugar de Raí, Andrey no lugar de Dudu e Lucas Lourenço no lugar de Léo Artur, inclusive mais uma partida abaixo do camisa 19, mas essas substituições surtiram pouco efeito e o time seguiu sem exigir trabalho de Edson Mardden. De acordo com que o tempo de jogo ia passando a paciência da torcida ia se esgotando e ainda por volta dos 30 minutos do 2º tempo começou a cantar em forma de protesto contra a atual diretoria do clube e a montagem do elenco. 



Artilheiro e destaque do Amazonas, Sassá apareceu pouco pro jogo
📸 Patrick Floriani/FFC


Depois dessa derrota agora o Figueirense passa a depender de outros times se quiser a classificação ao G8, já que são mais 12 pontos em disputa e o Alvinegro pode chegar no máximo a 29 pontos e teria que contar com resultados favoráveis para facilitar uma classificação. Olhando pro outro lado da tabela, são apenas 2 pontos a frente do 1º time na zona de rebaixamento que é o América-RN, exatamente o próximo adversário do Figueirense no Scarpelli no próximo domingo de manhã às 11:00 e para esta partida o clube inicia a preparação na próxima terça-feira (01/08). Também neste jogo contra o América-RN, pela 16ª rodada, o Figueira tem o desfalque de Eduardo Rosado que levou o 3º amarelo no jogo contra o Amazonas.



Dudu foi titular como camisa 9 na noite deste domingo
📸 Patrick Floriani/FFC



E para você torcedor, acredita na briga pela classificação à fase final ou o Figueira deve se concentrar na briga contra o rebaixamento?


sábado, 29 de julho de 2023

Avaí quebra sequência positiva sofrendo virada em casa

 

Novamente a torcida preparou recepção aos jogadores na Ressacada 
📸 Victor Zadroski



Neste sábado (29/07) o  Avaí recebeu o Guarani pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B 2023. O Leão foi recepcionado pela torcida, assim como no jogo diante do Sampaio Corrêa, com uma festa bonita após a torcida arrecadar mais de 6 mil reais durante a semana e que resultou em sinalizadores e adornos para deixar a festa mais bonita. Após o time chegar ao estádio seguia um bom ambiente pela Ressacada antes da partida começar, com grande presença da torcida que inclusive resultou num público total de pouco mais de 13 mil torcedores. O Avaí acabou anunciado a rescisão, em comum acordo, com o atacante colombiano Santiago Patiño horas antes do jogo, foi para a partida sem nenhum suspenso por cartão e Barroca repetindo a escalação do time pelo 3º jogo seguido, as baixas foram apenas médicas no caso de Alan Costa, Giva Santos e Waguininho. Também houve reforços sendo relacionados pela 1ª vez com a camisa do Leão, casos de Douglas Friedrich, Poveda e Giovanni, além de Júlio Cesar que se recuperou de lesão e apareceu na lista dos relacionados.


Times no protocolo de entrada do jogo com bandeirão de fundo 
📸 Victor Zadroski

O jogo começou com o Avaí ditando o ritmo e pressionando a saída de bola do Guarani desde o 1º lance, e desta forma se originou o gol do Denílson, aos 4 minutos de jogo, em que a bola foi pressionada na saída do goleiro Douglas Borges que errou no chute e Jean Cléber escorou pro camisa 9 do Leão aproveitar e finalizar consciente para abrir o placar na Ressacada. O time seguiu criando chances de perigo no ataque e sofrendo muitas faltas, principalmente do zagueiro Alan Santos que só foi amarelado depois de cometer por volta de 3 ou 4 faltas já no lado do Avaí o zagueiro Roberto foi também amarelado após 1 reclamação. O Avaí buscava o lado direito com a dobradinha de Pottker e Inocêncio, já pela esquerda quem caía era Cortez e Felipinho com destaque para a partida do camisa 38 avaiano, liso nos dribles e ajudando em todos os cantos do campo. Também deve ser destacado todo o esforço coletivo da equipe, como exemplo do trio do ataque ajudando no jogo aéreo sempre que o adversário tinha um escanteio a favor e jogadores correndo 'um pelo outro' como se fala no mundo do futebol. O Avaí seguiu melhor no jogo o 1º tempo praticamente todo até que o juiz inverteu uma falta, que seria no Pottker e o árbitro marcou a favor do time visitante e dessa falta se originou o gol de empate, já aos 50 minutos do 1º tempo, a bola chegou até o lateral direito Diogo Mateus que fez o cruzamento na cabeça de Bruno Mendes (aquele!), Igor Bohn fez uma defesaça no 1º lance mas no rebote João Victor apareceu sozinho e chutou alto sem chances pro goleiro Avaiano.

Felipinho mais uma vez fez boa partida na Ressacada
📸 Frederico Tadeu/Avaí FC


Já na volta do intervalo o Guarani iniciou o jogo pressionando no ataque e a defesa Avaiana parecia ter voltado ainda sentindo o gol de empate no último lance da etapa inicial, não precisou de mais que 3 minutos da etapa final pro Bugre virar o jogo, com gol de Bruno José em jogada pelo lado esquerdo da defesa do Avaí, após o gol sofrido Barroca até mexeu no time dando mais ofensividade, com a entrada de Poveda no lugar de Jean Cleber como exemplo, porém teve pouco efeito e o goleiro Douglas Borges não foi tão exigido na 2ª etapa, apenas uma cobrança de falta de Fellipe Bastos já nos acréscimos mas que não foi suficiente para evitar a derrota para a equipe de Campinas. A tabela do Avaí ficou bem dividida com times considerados mais fortes e melhores colocados nas 1ªs posições da tabela no início de cada turno e na reta final aparecem os times que estão na parte debaixo na mesma briga que o Avaí, como sempre falo que o momento de empolgação tem que ser racional e moderado para ir pensando jogo a jogo sem exagerar nas expectativas, porque quando o time acaba sendo derrotado por um time melhor entende como algo normal e não como uma tragédia.


Denilson já chega ao 3º gol após 4 partidas disputadas
📸 Frederico Tadeu/Avaí FC


Agora o Avaí tem pouco tempo de folga e se prepara para enfrentar o Mirassol já nesta próxima terça-feira (01/08) às 19:00 abrindo a 21ª rodada da Série B 2023, no histórico de confronto das 2 equipes apenas o jogo do 1º turno em que o Leão venceu por 1-0 com gol de Patiño, aos 50' do 2º tempo, na Ressacada. Mais uma vez o Leão vai sem suspensos por cartão já que apenas Pottker e Roberto levaram amarelo diante do Guarani e agora listam entre os pendurados. Lembrando que o Mirassol também é outro time da parte de cima da tabela, assim como o Guarani e não o Ituano, por isso a derrota não pode ser vista como algo trágico e que comprometa a arrancada no campeonato mas por outro lado neste momento a torcida Avaiana realmente tem esperanças de que o time possa voltar dos jogos fora de casa com os 3 pontos.


Jogo entre Avaí e Mirassol no 1º turno, a única vitória de Alex pela Série B
📸 Frederico Tadeu/Avaí FC


E você torcedor, acha que o Leão consegue somar pontos lá em Mirassol nesta próxima rodada...?

sexta-feira, 28 de julho de 2023

O que esperar do restante da temporada Alvinegra...?

Como a torcida Alvinegra bem lembra em 2022 o acesso não veio por causa de 1 gol não marcado no ABC e isso foi suficiente pra diretoria do Figueira fazer uma limpa e trocar praticamente todo o elenco pra esse ano. Já na nova temporada a aposta foi em Cristóvão Borges como treinador do Furacão para o Catarinense, aposta essa que não foi bem sucedida já que o time brigou até o fim da 1ª fase contra o rebaixamento mas acabou classificando para as quartas de final, mesmo perdendo para o Brusque, para enfrentar o Hercílio Luz como havia sido no Catarinense 2022, mas dessa vez o time de Tubarão conseguiu a classificação. Após a campanha ruim no Catarinense a diretoria decidiu pela demissão de Cristóvão, logo depois de perder no jogo de ida pro Hercílio Luz no Scarpelli e foi com o interino Douglas Bazolli para o jogo no Estádio Aníbal Costa, a partida terminou empatada em 0-0.
📸 Patrick Floriani/FFC


Após o Catarinense 2023 a diretoria reforçou o time com alguns nomes como o de Cesinha, Gledson, Bruno General, entre outros, e para o Campeonato Brasileiro da Série C a aposta como técnico foi o nome de Roberto Fonseca, que disputou o estadual deste ano em Alagoas pelo CSA e foi demitido após 9 jogos com apenas 3 vitórias. A estreia de Fonseca foi junto a do time no Brasileiro diante do Altos, no Estádio Lindolfo Monteiro, no Piauí e terminando num empate sem gols. Já na estreia do treinador no Scarpelli uma vitória mais convincente diante do Paysandu por 2-0 e a partir daí o time oscilava bastante e se fechava muito após marcar algum gol no jogo, chamando o adversário pra cima e contra atacando com pouco perigo. Com Roberto Fonseca o Figueirense perdeu todos os jogos fora de casa, depois do empate diante do Altos, e acabou perdendo do Pouso Alegre no dia do aniversário do clube que foi a gota d'água para a diretoria decidir pela demissão do técnico. Outra derrota no Scarpelli sob comando do Fonseca foi diante do Botafogo-PB, além da vitória diante do Aparecidense em que a torcida reclamou da postura 'covarde' e que inclusive assim foi chamada pelo treinador do São Bernardo na semana do confronto entre as equipes no interior de São Paulo. A passagem de Fonseca pelo Alvinegro durou 8 partidas, com 3 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.
📸 Patrick Floriani/FFC


Como aposta para 3º treinador do ano a diretoria decidiu investir em um nome pedido pela torcida já no início dessa temporada: Paulo Baier. E logo na estreia o ex-jogador conseguiu quebrar uma sequência incômoda, de mais de 1 ano sem vitórias fora de casa, do Figueirense em campeonato Brasileiro com uma vitória por 1-0 diante do Brusque no Augusto Bauer. Na rodada seguinte mais um jogo fora de casa, mas desta vez no Mangueirão contra o Remo e um empate em 1-1 em que o Figueira poderia ter saído com os 3 pontos e o início do trabalho de Paulo Baier gerou boas expectativas na torcida. Na sequência vieram 2 empates no Scarpelli, contra Operário Ferroviário e CSA respectivamente, que também deixaram a torcida preocupada já que era esperado os 6 pontos pro Alvinegro reagir e chegar de vez no G8. O Figueirense voltou a fazer 2 partidas consecutivas fora de casa onde somou a 1ª derrota de Baier no comando do time (2-1 para o Náutico) e o empate da última rodada diante do Floresta, no Estádio Presidente Vargas.
📸 Patrick Floriani/FFC


Agora voltando lá no início do texto em que relembrei da falta do gol para o acesso do ano passado, na minha opinião aquele time que ficou por 1 gol tinha qualificações e jogadores que poderiam ser aproveitados para a Série C desse ano, sem precisar reformular o elenco praticamente inteiro, que aí teria tido menos gasto e o elenco estaria mais entrosado ainda para essa temporada. A diretoria ainda comenta bastante sobre a situação financeira difícil que o clube passa, e realmente sabemos que não está nem um pouco fácil, mas pra sair dessa situação é mais fácil de conseguir disputando uma Série B do que uma Série C já que na 2ª divisão só a cota de televisão já é consideravelmente maior, além do fornecedor e patrocinadores que aumentariam seus valores sendo televisionados em uma Série B. A montagem ruim de elenco compromete bastante o restante da temporada Alvinegra mas que ainda há chances de classificação para a fase final da C e por isso a esperança da torcida, mas os jogadores terão que mostrar mais raça, além da vitória, se quiserem conquistar a confiança do torcedor pra encher o Scarpelli nesses jogos de reta final. O que poderia ser feito para reverter esse momento seria a contratação de jogadores que possam mudar o ambiente e trazer um novo anímico para o vestiário, mas para isso o clube teria que abrir o bolso e gastar um dinheiro a mais do que vem gastando nas contratações desta temporada, além disso se a aposta em Paulo Baier fosse após a saída de Cristóvão Borges, muito provavelmente o Figueira estaria em uma situação mais tranquila na competição. No momento é difícil solucionar essa limitação no elenco e o time vai assim até o fim da 1ª fase da C, mas para a próxima temporada independente da divisão Brasileira que irá jogar a diretoria vai ter que gastar melhor e uma continuidade no trabalho de Paulo Baier também deveria ser considerada, cada vez mais aumentaria o entrosamento entre elenco e treinador, mas o momento é de apoiar o Furacão no Scarpelli em busca dos 3 pontos nesse próximo domingo em jogo contra o Amazonas.
📸 Patrick Floriani/FFC

E pra você, torcedor, como acha que vai ser a reta final do Figueira no campeonato? Alcança o G8 e briga pelo acesso na fase final? Briga contra rebaixamento? Não briga pelo acesso nem pelo rebaixamento e fica ali no meio de tabela...?

quarta-feira, 26 de julho de 2023

O que esperar das últimas 19 rodadas do Avaí após ânimo renovado na torcida

O Avaí iniciou o ano de 2023 com a aposta de Alex como treinador do time, experiente jogador e conhecido pela inteligência na hora de tratar sobre o futebol, e a campanha no Catarinense até foi mais tranquila quanto a questão de rebaixamento porém o futebol mostrado pelo time preocupava a torcida principalmente após a queda diante do Retrô na 1ª fase da Copa do Brasil. Na última rodada o Avaí recebeu o Criciúma, abriu 2x0 e ia enfrentando o Concórdia nas quartas de final do Catarinense mas os visitantes chegaram ao empate e Avaí x Criciúma voltaram a se enfrentar na semana seguinte, só que pelo mata-mata, e após 2 empates o time do sul do estado acabou se classificando após uma intensa disputa de pênaltis (30 cobranças totais).
📸 Frederico Tadeu/AFC

Com a eliminação nas quartas de final o Avaí teve quase 1 mês de preparação pra Série B e a torcida ficou na expectativa de uma melhora no futebol apresentado, como havia sido no ano passado com Barroca na preparação para a Série A, mas o Avaí estreou sofrendo uma dura derrota por 4x1 para o Guarani no Brinco de Ouro e no jogo seguinte o treinador trocou quase meio time, que deixou boa parte da torcida confusa quanto às ideias do treinador. Na 2ª rodada da Série B o Leão recebeu o Mirassol na Ressacada, naquela que seria a única vitória de Alex como treinador no Campeonato Brasileiro, e o jogo foi de sufoco com o Avaí vencendo por 1x0 em gol marcado já nos acréscimos da etapa final. A passagem de Alex pela ilha não duraria muito após esse jogo já que o Avaí sofreu 2 derrotas em sequência, 1x0 pro Criciúma no Heriberto Hulse e 3x0 pro Vila Nova na Ressacada, e a derrota para o time do Claudinei na Ressacada culminou na queda do treinador que somou 18 jogos pelo Avaí com 6 vitórias, 4 empates e 8 derrotas e muitos altos e baixos (1 dessas vitórias foi a goleada no clássico e 1 dessas derrotas foi para o Retrô na 1ª fase da Copa do Brasil).
📸 Frederico Tadeu/AFC

O Avaí não teve pressa pra definir o nome do novo treinador e foi com Marquinhos Santos e Fabrício Bento na partida contra a Tombense, em Muriaé, e que terminou com vitória do Avaí pelo placar mínimo e gol de Eduardo, a dupla seguiu no comando técnico do time na partida seguinte e, com uma expulsão muito cedo, o Avaí acabou derrotado por 4-1 para a Chapecoense na Ressacada. No intervalo entre os jogos foi anunciado o nome de Gustavo Morinigo no comando do Leão para a sequência da competição, Paraguaio com passagens por Coritiba e Ceará, que estreou em Goiânia num empate em 0x0 diante do Atlético-GO. Morinigo logo percebeu que estava comandando um elenco numa fase ruim, com psicológico abalado e que teria que trabalhar muito para reverter a situação, e até tentou bastante mudanças nos times para as partidas, desde posições e jogadores até esquemas diferentes mas nada resolveu para o Avaí voltar a vencer e após 9 partidas sem vitória a diretoria avaiana optou pela demissão do Paraguaio que somou 4 empates e 5 derrotas nos 9 jogos a frente do comando do Leão.
📸 Fabiano RatekeAFC


A penúltima partida de Morinigo a frente do Avaí foi um 0-0 diante do Ceará, no Castelão em Fortaleza, que acabou resultando na demissão de Eduardo Barroca como técnico da equipe Cearense e, após a demissão também do lado Avaiano a diretoria optou pela aposta no retorno de Barroca no comando técnico do Leão para recuperar e tirar o time da zona de rebaixamento, além de reforços que o Avaí trouxe para ajudar na briga contra a parte debaixo da tabela, com alguns jogadores de 2022 retornando ao sul da ilha. Barroca estreou na Ressacada diante da Ponte Preta em partida com mais uma expulsão nos 5 minutos iniciais de jogo atrapalhou um resultado melhor ao Leão, após isso a diretoria se reuniu com torcidas do Avaí para chamar a força da torcida a ajudar a carregar o time no escape do rebaixamento e já na partida seguinte, contra o Sampaio também na Ressacada, a torcida preparou uma grande recepção aos jogadores e que teve efeito imediato no ânimo do elenco que venceu a partida por 2x0 com um futebol vistoso e que não se via há tempos na Ressacada. Na última rodada do 1º turno o Leão acabou vencendo o Ituano no Novelli Júnior e venceu 2 partidas seguidas pela 1ª vez nessa Série B, só havia feito 2 vitórias consecutivas no Catarinense, e reacendeu a chama de esperança na torcida. Alguns com pés no chão ainda pensam em sair do Z4 primeiramente para depois pensar em algo mais, outros já falam em arrancada e briga pelo acesso e sinceramente tudo é válido porque o torcedor agora tem motivos para isso, além do campo e futebol desenvolvido que está dando resultados também se vê a aliança entre torcida e jogadores melhorando ainda mais o ambiente antes das partidas e o ambiente em geral parece mais descontraído em relação há um tempo atrás.
📸 Fabiano Rateke/AFC


O Avaí briga pelo acesso? Fica pelo meio de tabela? Briga até o fim contra o Z4? Deixe aí sua opinião de como será o 2º turno do Leão no Brasileiro Série B 2023.

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...