Na noite deste Domingo (30/07) o Figueirense recebeu o Amazonas no Scarpelli em jogo válido pela 15ª rodada da Série C em que o Alvinegro precisava da vitória pra manter boas chances de classificação para a fase final do Campeonato pelo G8. E para este jogo o técnico Paulo Baier contou com os retornos de Elias e Andrew, após cumprirem suspensão por cartões além do atacante Dudu também como titular com a camisa 9.
![]() |
| Time titular do Figueira contra o Amazonas 📸 Divulgação/FFC |
O jogo começou com o Figueirense tentando atacar mais porém levando pouco perigo ao gol de Edson Mardden e com isso o Amazonas foi estudando e se encontrando no jogo até começar a produzir jogadas no campo de ataque e chegar à área de Wilson. Quando partia pro ataque o Furacão tentava explorar mais o lado direito do campo com a dobra de Elias e Andrew mas com pouca efetividade e sem nenhuma finalização ao gol, Dudu jogou centralizado como o centroavante na partida de hoje e Guilherme Pato caía pela esquerda com o apoio de Raí Lopes. Uma das poucas chegadas de perigo foi em uma finalização de Dudu que acabou saindo direto pra fora e tiro de meta pro goleiro da Onça, mas aos 35 minutos da etapa inicial o time visitante fez boa jogada pelo lado esquerdo de ataque em troca de passes de DG com Diego Fumaça que cruzou na cabeça de Vini Locatelli e o camsisa 11 subiu mais alto que a zaga alvinegra cabeceando no canto do goleiro Wilson. Nos minutos restantes da 1ª etapa os 2 times pouco produziram e assim foram para o vestiário.
![]() |
| Apesar da partida abaixo do time, Gledson foi um dos destaque no jogo 📸 Patrick Floriani/FFC |
Na volta do intervalo Paulo Baier veio com substituições pra dar mais ofensividade ao time com a entrada de Cesinha e Gabriel Conceição nos lugares de Elias e Robson Alemão, com Andrew indo fazer a lateral direita após a saída do lateral de origem. Essas substituições até surtiram efeitos nos minutos iniciais do 2º tempo e o time conseguiu atacar e até exigir trabalho do goleiro do Amazonas, mas o bandeira acabou anotando impedimento de Gabriel Conceição na jogada. Após essa chegada as bolas começaram a ir mais pro Guilherme Pato, caindo pela esquerda, que criava com velocidade e drible sendo o jogador que mais tentou e um dos principais destaques do Alvinegro na partida. Com o passar do tempo o Amazonas foi tendo mais dificuldade em armar contra ataques e ficou levando o jogo na base da 'cera' e gastando tempo já que tinha o placar a seu favor, até conseguiu finalizar a gol depois de 2 escanteios mas Wilson apareceu muito bem pra impedir que a diferença aumentasse. Ainda na 2ª etapa o treinador Alvinegro optou pela entrada de Vinícius Nucci no lugar de Raí, Andrey no lugar de Dudu e Lucas Lourenço no lugar de Léo Artur, inclusive mais uma partida abaixo do camisa 19, mas essas substituições surtiram pouco efeito e o time seguiu sem exigir trabalho de Edson Mardden. De acordo com que o tempo de jogo ia passando a paciência da torcida ia se esgotando e ainda por volta dos 30 minutos do 2º tempo começou a cantar em forma de protesto contra a atual diretoria do clube e a montagem do elenco.
![]() |
| Artilheiro e destaque do Amazonas, Sassá apareceu pouco pro jogo 📸 Patrick Floriani/FFC |
Depois dessa derrota agora o Figueirense passa a depender de outros times se quiser a classificação ao G8, já que são mais 12 pontos em disputa e o Alvinegro pode chegar no máximo a 29 pontos e teria que contar com resultados favoráveis para facilitar uma classificação. Olhando pro outro lado da tabela, são apenas 2 pontos a frente do 1º time na zona de rebaixamento que é o América-RN, exatamente o próximo adversário do Figueirense no Scarpelli no próximo domingo de manhã às 11:00 e para esta partida o clube inicia a preparação na próxima terça-feira (01/08). Também neste jogo contra o América-RN, pela 16ª rodada, o Figueira tem o desfalque de Eduardo Rosado que levou o 3º amarelo no jogo contra o Amazonas.
















