| Principal surpresa no Catarinense 2023 o Barra eliminou a Chape nas quartas 📸Redes Sociais/BFC |
Um dos projetos mais promissores do futebol catarinense atualmente, se não o mais promissor, é o do Barra Futebol Clube, fundado em 2013 e que já disputa a elite estadual pelo 3º ano consecutivo. No ano de estreia na 1ª divisão do Catarinense, em 2022, a equipe de Balneário Camboriú fez a briga comum de times que vêm da 2ª divisão e conseguiu evitar o rebaixamento com 1 rodada de antecedência. A preparação para a edição seguinte foi com ambições diferentes e o Barra foi em busca da vaga na Série D, que conseguiu de forma surpreendente eliminando a Chapecoense nas quartas de final e dando trabalho ao Brusque na semifinal. No 2º semestre de 2023 o Pescador disputou a Copa SC, que dava uma vaga na Copa do Brasil, mas que a equipe usou pra testar sua base e montar o elenco para a temporada atual, com um elenco recheado de jogadores sub-20 o Barra não brigou pela vaga às semifinais mas a utilização da base foi importante para 2024 onde além do Catarinense a equipe de Balneário Camboriú também disputará a Série D, estreando seu calendário nacional. Após terminada a Copa SC a diretoria do clube fez a seleção dos jovens que seriam aproveitados e depois reforçou o elenco com jogadores experientes, alguns que até já passaram por Balneário Camboriú como o lateral Muriel e o atacante Adilson Bahia, artilheiro da equipe no Catarinense 2023.
| A jovem equipe do Barra que disputou a Copa SC de olho na temporada atual 📸Redes Sociais/BFC |
Na estreia do Campeonato Catarinense 2024 o Pescador não estreou do jeito que esperava, com derrota por 3x1 para o Brusque, mas já vem se recuperando com 2 vitórias seguidas. A estreia foi diante do seu carrasco na edição anterior, e atual vice-campeão estadual, e que já tinha mais ritmo de jogo por manter uma base do time e o treinador que conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro, com isso o Brusque sentiu menos o jogo da estreia e construiu a vitória por 2 gols de diferença. Além da mudança do elenco da Copa SC pro Catarinense, o Barra também trocou seu técnico para o Catarinense centenário e quem comanda o Pescador atualmente é Eduardo Souza, com passagens por Atlético-GO e Londrina em 2023, já na Copa SC o treinador foi o alemão Adem Karaca. Outro detalhe importante é que o Barra está construindo seu estádio, que deve ficar pronto em Abril e já comportar jogos da Série D, e por esse motivo vem mandando seus jogos no Estádio Dr. Hercílio Luz, do Marcílio Dias, em Itajaí.
| Barra estreou como mandante contra o Brusque 📸Richard Ferrari |
Como citado anteriormente o Pescador estreou com derrota no Catarinense atual mas se recuperou com 2 vitórias em sequência, na 1ª foi até Joinville enfrentar o Nação, que atualmente está em Araquari mas manda seus jogos na Arena Joinville nesta competição, a equipe de Balneário não encontrou dificuldades em vencer a estreante na competição e fez logo um sonoro 4x0 (gols de Adilson Bahia, Roldan 2x e Thiaguinho) pra se recuperar com goleada e levantar o moral após a estreia com derrota. Na 3ª rodada aconteceu algo curioso no mando do jogo e a partida foi disputada no Estádio das Nações, já que o Barra era o mandante da partida, enfrentaria o dono do estádio em que manda seus jogos no estadual e por isso levou o jogo pra Camboriú. O estádio que recebeu o jogo entre Barra x Marcílio Dias havia recebido também Brusque x Figueirense, no dia anterior, e com isso somado as chuvas da semana deixou o gramado pesado e ficou difícil de os times carregarem a bola pelo chão. Mesmo assim o Pescador venceu o Marinheiro pelo placar mínimo, 1x0 com gol de Alex Henrique, e chegou aos 6 de 9 pontos conquistados já saltando para a vice-liderança do campeonato.
| Alex Henrique e Adilson Bahia comemoram gol da vitória contra o Marcílio Dias 📸Redes Sociais/BFC |
O Barra agora enfrenta a Chapecoense pela 4ª rodada do Catarinense, no oeste do estado, e espera continuar pontuando pra quem sabe buscar a decisão do mata mata em casa, garantindo classificação entre os 4 primeiros. Após o Catarinense a equipe de Balneário Camboriú viverá as expectativas para a estreia do calendário nacional, com a disputa da Série D, em grupo que o Barra deve enfrentar as equipes da região sul (Concórdia, Hercílio Luz, Cascavel, Cianorte, Maringá, Avenida, Brasil-RS e Novo Hamburgo) em grupo com 8 times e com isso um time do Sul disputará o grupo do Sudeste com equipes de MG, RJ e SP. O Barra deve focar na briga pelo acesso à 3ª divisão nacional mas caso isto não aconteça a equipe terá ainda a Copa SC, no 2º semestre, para buscar uma vaga à Copa do Brasil caso não classifique pelo Campeonato Catarinense, onde também buscará uma vaga à Série D 2025 para ter 2 anos consecutivos de calendário nacional no mínimo.
O que tem achado do projeto do Barra? A equipe de Balneário deve disputar uma Série C em breve? Comenta aí.