quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

O ano de estreia do calendário nacional do Pescador


Principal surpresa no Catarinense 2023 o Barra eliminou a Chape nas quartas
📸Redes Sociais/BFC


Um dos projetos mais promissores do futebol catarinense atualmente, se não o mais promissor, é o do Barra Futebol Clube, fundado em 2013 e que já disputa a elite estadual pelo 3º ano consecutivo. No ano de estreia na 1ª divisão do Catarinense, em 2022, a equipe de Balneário Camboriú fez a briga comum de times que vêm da 2ª divisão e conseguiu evitar o rebaixamento com 1 rodada de antecedência. A preparação para a edição seguinte foi com ambições diferentes e o Barra foi em busca da vaga na Série D, que conseguiu de forma surpreendente eliminando a Chapecoense nas quartas de final e dando trabalho ao Brusque na semifinal. No 2º semestre de 2023 o Pescador disputou a Copa SC, que dava uma vaga na Copa do Brasil, mas que a equipe usou pra testar sua base e montar o elenco para a temporada atual, com um elenco recheado de jogadores sub-20 o Barra não brigou pela vaga às semifinais mas a utilização da base foi importante para 2024 onde além do Catarinense a equipe de Balneário Camboriú também disputará a Série D, estreando seu calendário nacional. Após terminada a Copa SC a diretoria do clube fez a seleção dos jovens que seriam aproveitados e depois reforçou o elenco com jogadores experientes, alguns que até já passaram por Balneário Camboriú como o lateral Muriel e o atacante Adilson Bahia, artilheiro da equipe no Catarinense 2023. 




A jovem equipe do Barra que disputou a Copa SC de olho na temporada atual
📸Redes Sociais/BFC


Na estreia do Campeonato Catarinense 2024 o Pescador não estreou do jeito que esperava, com derrota por 3x1 para o Brusque, mas já vem se recuperando com 2 vitórias seguidas. A estreia foi diante do seu carrasco na edição anterior, e atual vice-campeão estadual, e que já tinha mais ritmo de jogo por manter uma base do time e o treinador que conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro, com isso o Brusque sentiu menos o jogo da estreia e construiu a vitória por 2 gols de diferença. Além da mudança do elenco da Copa SC pro Catarinense, o Barra também trocou seu técnico para o Catarinense centenário e quem comanda o Pescador atualmente é Eduardo Souza, com passagens por Atlético-GO e Londrina em 2023, já na Copa SC o treinador foi o alemão Adem Karaca. Outro detalhe importante é que o Barra está construindo seu estádio, que deve ficar pronto em Abril e já comportar jogos da Série D, e por esse motivo vem mandando seus jogos no Estádio Dr. Hercílio Luz, do Marcílio Dias, em Itajaí.



Barra estreou como mandante contra o Brusque
📸Richard Ferrari



Como citado anteriormente o Pescador estreou com derrota no Catarinense atual mas se recuperou com 2 vitórias em sequência, na 1ª foi até Joinville enfrentar o Nação, que atualmente está em Araquari mas manda seus jogos na Arena Joinville nesta competição, a equipe de Balneário não encontrou dificuldades em vencer a estreante na competição e fez logo um sonoro 4x0 (gols de Adilson Bahia, Roldan 2x e Thiaguinho) pra se recuperar com goleada e levantar o moral após a estreia com derrota. Na 3ª rodada aconteceu algo curioso no mando do jogo e a partida foi disputada no Estádio das Nações, já que o Barra era o mandante da partida, enfrentaria o dono do estádio em que manda seus jogos no estadual e por isso levou o jogo pra Camboriú. O estádio que recebeu o jogo entre Barra x Marcílio Dias havia recebido também Brusque x Figueirense, no dia anterior, e com isso somado as chuvas da semana deixou o gramado pesado e ficou difícil de os times carregarem a bola pelo chão. Mesmo assim o Pescador venceu o Marinheiro pelo placar mínimo, 1x0 com gol de Alex Henrique, e chegou aos 6 de 9 pontos conquistados já saltando para a vice-liderança do campeonato.



Alex Henrique e Adilson Bahia comemoram gol da vitória contra o Marcílio Dias
📸Redes Sociais/BFC



O Barra agora enfrenta a Chapecoense pela 4ª rodada do Catarinense, no oeste do estado, e espera continuar pontuando pra quem sabe buscar a decisão do mata mata em casa, garantindo classificação entre os 4 primeiros. Após o Catarinense a equipe de Balneário Camboriú viverá as expectativas para a estreia do calendário nacional, com a disputa da Série D, em grupo que o Barra deve enfrentar as equipes da região sul (Concórdia, Hercílio Luz, Cascavel, Cianorte, Maringá, Avenida, Brasil-RS e Novo Hamburgo) em grupo com 8 times e com isso um time do Sul disputará o grupo do Sudeste com equipes de MG, RJ e SP. O Barra deve focar na briga pelo acesso à 3ª divisão nacional mas caso isto não aconteça a equipe terá ainda a Copa SC, no 2º semestre, para buscar uma vaga à Copa do Brasil caso não classifique pelo Campeonato Catarinense, onde também buscará uma vaga à Série D 2025 para ter 2 anos consecutivos de calendário nacional no mínimo. 

O que tem achado do projeto do Barra? A equipe de Balneário deve disputar uma Série C em breve? Comenta aí.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

O ano do Marinheiro pode ser de novas surpresas

 

Marcílio estreou na temporada com vitória de virada contra o Joinville na Arena
📸 Vica Bueno/CN Marcílio Dias


Atual bicampeão da Copa SC e disputando a Copa do Brasil pela 2ª vez, de forma consecutiva, o Marcílio dá esperanças a torcida de que a temporada 2024 pode render mais alguma surpresa positiva e quem sabe o Marinheiro possa buscar uma vaga na Série D em 2025. O atual técnico do clube de Itajaí é bem conhecido no futebol Catarinense, Waguinho Dias, e que pode ser um diferencial pro clube na disputa do estadual deste ano, visto que ano passado, sem Waguinho, o Marcílio Dias lutou até a última rodada contra o rebaixamento, se livrou na última rodada e ficou de fora do mata-mata. No Catarinense 2023 o clube foi treinado por Rogério Corrêa e a má campanha fez o técnico ser demitido após perder para o Concórdia na penúltima rodada do Catarinense. O calendário do Marinheiro voltou a ativa no segundo semestre com a disputa da Copa SC e que o clube decidiu apostar em Waguinho para a competição, dando muito certo e o título da competição permanecendo em Itajaí. 



Waguinho Dias com a taça da Copa SC 2023
📸Bruno Golembiewski/CN Marcílio Dias


Para a nova temporada o Marcílio Dias foi ao mercado buscar reforços, não tão conhecidos pelo torcedor, mas que vêm mostrando resultado nos primeiros jogos sob comando de Waguinho. Ao todo foram 13 reforços chegando em Itajaí para a disputa do estadual, até o momento, e a temporada do Marinheiro iniciou com a disputa da Recopa Catarinense (derrota para o Criciúma por 2-0).  Na estreia do Catarinense a equipe Itajaiense foi até a Arena Joinville pra enfrentar o JEC e até teve dificuldades no início, foi pro intervalo perdendo pelo placar mínimo mas na volta pro 2º tempo o Joinville teve um jogador expulso (Vitor Leque) e a equipe de Waguinho soube aproveitar muito bem a vantagem numérica pra virar para 3-1 com gols de Silvio (quando ainda os 2 times tinham 11 jogadores), Juninho Tardelli e Rafinha Rech (reforço para a nova temporada). Vitória que deu moral ao clube rubro anil já vencendo um clube tradicional do estado, apesar de estar longe dos seus melhores dias, mas que mostrou que o técnico conhece bem o elenco que montou para a atual temporada e que deve terminar a 1ª fase do Catarinense bem acima do que terminou na última temporada. 



Marcílio estreou em 2024 disputando a Recopa contra o Criciúma
📸Arthur Miranda



Na 2ª rodada do Catarinense o Marinheiro fez sua estreia diante da torcida no Estádio Dr. Hercílio Luz contra o Inter de Lages. Para o jogo contra a equipe da serra Catarinense o técnico Waguinho Dias montou o time no 4-3-3 e trabalhava bastante a bola no chão na armação dos ataques, sem bola longa e passes longos. Com as chuvas atingindo o estado praticamente a semana inteira o gramado em Itajaí estava bem liso mas não ficou pesado e a bola rolou com tranquilidade. O Marinheiro abriu o placar aos 14 minutos de jogo com Zé Eduardo cabeceando no canto baixo do goleiro após cruzamento de Victor Guilherme pela direita do ataque. Na etapa inicial da partida o Marcílio dominou praticamente os 45 minutos desta etapa, mas em uma das raras chegadas do Inter no ataque a defesa Marcilista cometeu falta próxima a entrada da área e Marcelinho cobrou com perfeição para empatar o jogo antes da descida para os vestiários. No 2º tempo o gol de empate parece ter tido efeito no Marcílio e o time da casa vê o Inter começar melhor a etapa final mas sem produzir chances claras de gol e pouco trabalho do goleiro Belliato. Com o passar do tempo, e as alterações, o Marcílio voltou a criar e aumentou seu volume de jogo aos poucos até que aos 83 minutos de jogo conseguiu marcar o gol da vitória com o atacante Wendel, que havia entrado aos 10 minutos do 2º tempo. Ao fim de 2 rodadas de Catarinense 2024 o Marinheiro e o Criciúma, atuais campeões das competições estaduais em 2023 e que disputaram a Recopa já esse ano, são as únicas equipes com 100% de aproveitamento e que voltam a se enfrentar já na 4ª rodada em jogo marcado para o dia 31 de Janeiro. 



Marcílio vence o Inter de Lages na estreia diante de sua torcida
📸Vica Bueno/CN Marcílio Dias


Ainda é cedo pra garantir mas os primeiros sinais são de que o Catarinense deste ano será diferente para o Marinheiro e sua torcida, que devem voltar a disputar a fase de mata mata campeonato após 1 ano de ausência. A tabela ainda não colocou o Marcílio a frente de nenhum concorrente ao título mas nesses jogos já se vê a diferença em relação ao ano passado, onde a equipe dificilmente fez resultados positivos frente a times de mesmo poderio ou até inferiores. Waguinho Dias conhece muito do futebol catarinense e vem provando isso em mais um passagem por aqui, agora no Marcílio e com um trabalho de um elenco sem estrelas mas que compõem um jogo coletivo que conseguiu ser efetivo nas rodadas iniciais pra construir as vitórias e deve dificultar os jogos dos adversários de acordo com que for retomando o ritmo de jogo e o elenco se entrosando. Pode ser que seja cedo mas o Marcílio acende um alerta pra possível surpresa e pode voltar a ter calendário nacional para 2025, com o passar dos jogos veremos se o início foi bom por ter adversário mais acessíveis ou se realmente o Marinheiro surpreende assim como já fez na Copa SC passada sob comando de Waguinho, que decidiu ambas fases do mata mata (semifinal e final) fora de casa e conseguiu sair campeão da competição. Caso o time de Itajaí consiga a classificação ao mata mata e à próxima Série D também deve ser considerado, mais uma vez, o bom trabalho de Waguinho Dias por terras catarinenses.


Concorda com a possível surpresa do Marcílio no campeonato ou foi a tabela que ajudou o Marinheiro nessas rodadas iniciais? Comenta aí embaixo.  

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Encerrada a 1ª rodada do Catarinense

 

Empate sem gols em Lages, entre Inter e Concórdia, abriu o 2º dia de estadual
📸 Ricardo Artifon/Concórdia AC



O 1º jogo do domingo de Catarinense foi em Lages e este foi o único jogo sem gols na rodada inaugural da edição centenária do estadual. O time da casa começou melhor e em boa jogada pela direita o atacante Marcelinho desperdiça boa chance ao finalizar em cima da zaga do Concórdia. O jogo começou sendo estudado pelas 2 equipes e com o passar do tempo ambas equipes foram criando chances e os goleiros aparecendo em alguns lances, outros sendo afastados por jogadores de linha. Na etapa final os donos da casa seguiram tomando mais as ações e já cria chance de perigo com menos de 2 minutos mas Baianinho desperdiça finalizando por cima do gol, com o passar do tempo o Leão Baio seguiu tendo mais posse enquanto o Concórdia tentava criar e tinha dificuldades em acertar passes no campo ofensivo. O Galo do Oeste até tentou alguma reação e pressão mas nada que exigisse muito trabalho do goleiro Cesar Tanaka, do Inter de Lages, nem com bola rolando e nem na bola parada, os técnicos fizeram as alterações em busca do gol mas surtiram pouco efeito e a partida em Lages terminou sem gols no marcador.

Antes do início do campeonato muitos apontavam Inter e Concórdia como candidatos a briga contra o rebaixamento e após esse jogo parece que isso vai se confirmando, mas com o Leão Baio apresentando um futebol melhor, por jogar em casa, enquanto o Concórdia não fez uma boa partida como visitante na estreia e agora busca melhorar o rendimento no jogo diante da torcida para que possa se livrar das chances de rebaixamento e quem sabe até buscar uma classificação às quartas de final. Tanto Inter quanto Concórdia fazem 5 jogos em casa e 6 de visitantes então ao fim do jogo, mesmo com menos rendimento, o ponto somado teve mais valor para a equipe do oeste do estado. 




Brusque vence com tranquilidade o Barra em Itajaí
📸Richard Ferrari/Barra FC



O atual vice-campeão fez sua estreia fora de casa, visitou o Barra em Itajaí no 2º jogo do domingo (21) de Catarinense. Principal surpresa do Catarinense 2023, ao eliminar a Chapecoense nas quartas, o Barra reformulou o time em relação ao da última edição do estadual e ainda inicia o entrosamento, algo que o Brusque já tem pela sequência do elenco que conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro além da manutenção do técnico Luizinho Lopes e isso fez diferença com a bola rolando. O Barra tinha posse de bola, sabia trabalhar bem mas o Quadricolor soube se defender e quando criou boas chances não desperdiçou de marcar, abriu o placar com Guilherme Queiróz, fez o 2º com Dentinho mas o Barra ainda descontou nos acréscimos da etapa inicial, com Natan, e assim foi o placar para o intervalo da partida. Na volta do intervalo a partida seguiu no mesmo cenário da etapa inicial, com as duas equipes trocando posses de bola e criando chances no ataque, mas o Brusque é quem cria as melhores e até amplia pra 3x1 com gol de Olávio aos 40 minutos do 2º tempo pra garantir os 3 pontos na estreia do Quadricolor fora de casa. 

O Brusque confirmou o favoritismo com uma vitória de visitante logo na estreia e mostrou que o entrosamento do elenco junto à continuidade do treinador no comando da equipe fazem diferença e a equipe quadricolor conseguiu marcar os gols ao natural. Já a equipe de Balneário Camboriú, e que manda seus jogos em Itajaí, demonstrou que seu treinador tem boas ideias e peças para a disputa do campeonato estadual mas que ainda falta ritmo e sequência pros jogadores desenvolverem bom futebol e conseguir mais resultados positivos. Bem provavelmente veremos as 2 equipes dessa partida na disputa do mata mata no Catarinense desse ano novamente.




Com gols de estreantes o Avaí vence em estreia diante da torcida
📸Frederico Tadeu/Avaí FC



Na Ressacada foi disputado o último jogo da rodada inaugural do Catarinense 100 anos, entre Avaí x Nação, com a equipe de Araquari fazendo sua estreia na elite estadual. O Leão da Ilha que teve bastante mudanças no plantel de 2023 para a atual temporada e isso gerou uma dúvida por parte do torcedor e da imprensa do que esperar na estreia do estadual. Porém a aposta em manter Barroca pra planejar a temporada desde o início pareceu ter tido efeito na estreia e o Avaí abre o placar nos 5 minutos iniciais com o estreante Willian Maranhão com uma bomba após sobra de cobrança de escanteio. Depois de o placar ser aberto o Nação começou a reagir na partida e também criou boas chances no ataque, principalmente pelo lado esquerdo, e em bola lançada pra Robinho o atacante faz boa jogada individual, a bola explode no travessão e no rebote Brendon empata o jogo. Mas pouco tempo deu de o Nação comemorar o gol e o Avaí voltou a vantagem no placar com gol de outro estreante, o lateral Mário Sérgio após boa assistência de Ronaldo Henrique e assim foi o placar pro intervalo. Na volta pro 2º tempo o Avaí não demorou a marcar, assim como na etapa inicial, e Poveda fez 3-1 após outra cobrança de escanteio. O Nação voltou a descontar, com Paul Henry, e até tentou o empate mas a defesa do Avaí conseguiu segurar a vantagem e confirmar a vitória na estreia, que não acontecia desde 2021.

O Avaí demonstrou um bom futebol com as novas peças mas também com alguns pontos a serem corrigidos durante a competição para buscar a vaga na final e na Copa do Brasil em 2025, mas o desempenho de alguns estreantes pode dar uma cara nova para o Avaí disputar campeonatos diferentes em 2024. Já a equipe de Araquari, estreante na elite estadual, mostrou um futebol bem jogado e pode surpreender nesse Catarinense caso mantenha ou evolua o que apresentou no jogo na Ressacada. 



Pra você qual foi a principal surpresa positiva e negativa nessa rodada de estreia do Catarinense 2024, edição do Centenário?

sábado, 20 de janeiro de 2024

O 1º dia de Campeonato Catarinense 2024

 

Criciúma e Figueirense abriram o Catarinense no Heriberto Hülse
📸 Patrick Floriani/FFC


A bola rolou e o Catarinense 2024 finalmente começou para alívio das torcidas dos 12 times que disputam a elite do estadual no ano em que se completam 100 anos da competição. O jogo que marcou a abertura do Catarinense foi entre Criciúma x Figueirense no Heriberto Hülse na tarde de hoje (20/01) e o Tigre confirmou o favoritismo com uma vitória tranquila por 4x1 diante do clube da capital, gols de Rodrigo, Marcelo Hermes, Renato Kayzer e João Carlos encerrou o placar, o gol do Figueira foi marcado por Léo Baiano. Assim como no jogo da Recopa Catarinense, contra o Marcílio Dias, o Criciúma mostrou que o entrosamento e sequência de boa parte do elenco faz diferença e o Tigre é mesmo o favorito ao bicampeonato estadual em 2024. O jogo começou um pouco devagar mas com o passar do tempo a superioridade do tricolor do sul do estado foi aparecendo, o Criciúma abriu o placar e seguiu superior na criação exigindo boas defesas de Thiago Gonçalves, que foi o principal destaque do Figueira na partida. Na volta do intervalo o time da casa voltou um pouco devagar e até viu o Figueirense empatar com Léo Baiano após bate rebate dentro da pequena área e a reação do Tigre veio logo na sequência com Marcelo Hermes marcando o 2-1 e depois naturalmente saíram os 3º e 4º gols sem reação do alvinegro. Após o jogo a conclusão que fica é que o Criciúma é mesmo o time a ser batido em SC no ano de 2024, enquanto o Figueirense deve brigar pela classificação ao mata-mata por mais um ano consecutivo, apesar de que ainda é cedo pro elenco pegar entrosamento visto que houve bastante mudança em relação ao time do ano passado. 




O Joinville até abriu o placar na Arena Joinville mas sofreu a virada diante do Marcílio Dias
📸 Thiago Vasconcelos/JEC



O jogo que deu sequência na rodada inaugural do Catarinense foi entre Joinville x Marcílio Dias na Arena Joinville. O Marcílio chega como atual bicampeão, e bi vice-campeão da Recopa, busca um retorno à Série D para o ano de 2025 já que ano passado ficou de fora nas vagas da competição nacional, enquanto o Joinville busca um campeonato nacional depois de 3 anos sem disputar nenhuma divisão do Brasileiro. Assim como no Heriberto Hülse a chuva também castigou a partida em Joinville e os times começaram um pouco mais devagar, estudando o jogo, mas com o passar do tempo foram chegando ao ataque e criando chances de gol exigindo algumas defesas dos goleiros dos 2 times, quando parecia que o jogo ia pro intervalo sem gols o novo camisa 10 do JEC, Warley, cobra falta rasteira e com força, contou com uma ajuda de Belliatto, que acabou aceitando, e o placar foi aberto na Arena Joinville já nos acréscimos da etapa inicial. Durante os 15 minutos de intervalo a chuva aumentou mas logo diminuiu e o jogo seguiu sem maiores problemas com a água, mas quem voltou melhor foram os visitantes que não demoraram a empatar e viram o adversário ficar com 1 a menos no jogo, com a expulsão de Vitor Leque. Com superioridade numérica o Marinheiro seguiu melhor na partida e conseguiu a virada aos 25 da etapa final, com Silvio e Juninho Tardelli respectivamente, ampliou na reta final, com Rafael Rech, e ainda viu o Joinville descontar nos acréscimos da partida, gol de Yuri Mamute. Assim como na partida anterior o ritmo de jogo prevaleceu ao vencedor do jogo e o Marcílio vence de virada na Arena Joinville mostrando que também tem seu elenco entrosado, que se conhece e pode surpreender na competição e, quem sabe, voltar a disputar a Série D. Já o Joinville também tem um elenco bem diferente ao da última temporada, como o Figueirense que foi derrotado na estreia, e vive a incógnita se com entrosamento os resultados irão melhorar ou se o tricolor irá brigar contra o rebaixamento pelo 3º ano seguido. 




Chapecoense venceu o Hercílio pelo placar mínimo em despedida de ídolo
📸 Tiago Meneghini/ACF



Já no Oeste do estado aconteceu o último jogo do 1º dia do Catarinense 2024, entre Chapecoense x Hercílio Luz em jogo que marcou a despedida de Rafael Lima dos gramados, zagueiro com passagens pelos 2 clubes e muitos outros. Jogo entre dois times que também movimentaram bastante a janela de transferências, a Chapecoense reformulando seu elenco quase completo para evitar repetir a campanha ruim na Série B 2023 e o Hercílio que mudou seu projeto com Raul Cabral e iniciou a aposta em Felipe Moreira. O 1º tempo foi de ataque das 2 equipes mas sem tanta precisão nas finalizações, pouco trabalho exigido dos goleiros e um placar sem gols em Chapecó nos 45 minutos iniciais de jogo. Na volta do vestiário para a etapa final os visitantes até retornaram melhor, tinham mais a posse e criavam mas a falta de entrosamento dificultava de sair jogadas mais efetivas, o tempo passou e o Leão do Sul não aproveitou aí entrou em prática o famoso 'quem não faz, leva' e a Chape abriu o placar com Marcinho após boa jogada coletiva e finalização consciente do atacante do Verdão do Oeste. O Hercílio até tentou responder mas não conseguiu exigir defesas difíceis de Léo Vieira, goleiro da Chapecoense. Após essa partida de estreia a Chapecoense fez o resultado, mesmo sem apresentar um bom futebol, e deve confirmar a briga pelos 4 primeiros lugares da 1ª fase e que dão o mando no mata mata, já o Hercílio Luz ainda me parece incógnita a como vai reagir a mudança do planejamento e aos novos reforços, depois de algumas rodadas será melhor avaliar essa decisão do Leão do Sul pra nova temporada.


E pra você torcedor, qual a surpresa positiva e negativa desses 3 primeiros jogos de Catarinense 2024?

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...