sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

O ano do Marinheiro pode ser de novas surpresas

 

Marcílio estreou na temporada com vitória de virada contra o Joinville na Arena
📸 Vica Bueno/CN Marcílio Dias


Atual bicampeão da Copa SC e disputando a Copa do Brasil pela 2ª vez, de forma consecutiva, o Marcílio dá esperanças a torcida de que a temporada 2024 pode render mais alguma surpresa positiva e quem sabe o Marinheiro possa buscar uma vaga na Série D em 2025. O atual técnico do clube de Itajaí é bem conhecido no futebol Catarinense, Waguinho Dias, e que pode ser um diferencial pro clube na disputa do estadual deste ano, visto que ano passado, sem Waguinho, o Marcílio Dias lutou até a última rodada contra o rebaixamento, se livrou na última rodada e ficou de fora do mata-mata. No Catarinense 2023 o clube foi treinado por Rogério Corrêa e a má campanha fez o técnico ser demitido após perder para o Concórdia na penúltima rodada do Catarinense. O calendário do Marinheiro voltou a ativa no segundo semestre com a disputa da Copa SC e que o clube decidiu apostar em Waguinho para a competição, dando muito certo e o título da competição permanecendo em Itajaí. 



Waguinho Dias com a taça da Copa SC 2023
📸Bruno Golembiewski/CN Marcílio Dias


Para a nova temporada o Marcílio Dias foi ao mercado buscar reforços, não tão conhecidos pelo torcedor, mas que vêm mostrando resultado nos primeiros jogos sob comando de Waguinho. Ao todo foram 13 reforços chegando em Itajaí para a disputa do estadual, até o momento, e a temporada do Marinheiro iniciou com a disputa da Recopa Catarinense (derrota para o Criciúma por 2-0).  Na estreia do Catarinense a equipe Itajaiense foi até a Arena Joinville pra enfrentar o JEC e até teve dificuldades no início, foi pro intervalo perdendo pelo placar mínimo mas na volta pro 2º tempo o Joinville teve um jogador expulso (Vitor Leque) e a equipe de Waguinho soube aproveitar muito bem a vantagem numérica pra virar para 3-1 com gols de Silvio (quando ainda os 2 times tinham 11 jogadores), Juninho Tardelli e Rafinha Rech (reforço para a nova temporada). Vitória que deu moral ao clube rubro anil já vencendo um clube tradicional do estado, apesar de estar longe dos seus melhores dias, mas que mostrou que o técnico conhece bem o elenco que montou para a atual temporada e que deve terminar a 1ª fase do Catarinense bem acima do que terminou na última temporada. 



Marcílio estreou em 2024 disputando a Recopa contra o Criciúma
📸Arthur Miranda



Na 2ª rodada do Catarinense o Marinheiro fez sua estreia diante da torcida no Estádio Dr. Hercílio Luz contra o Inter de Lages. Para o jogo contra a equipe da serra Catarinense o técnico Waguinho Dias montou o time no 4-3-3 e trabalhava bastante a bola no chão na armação dos ataques, sem bola longa e passes longos. Com as chuvas atingindo o estado praticamente a semana inteira o gramado em Itajaí estava bem liso mas não ficou pesado e a bola rolou com tranquilidade. O Marinheiro abriu o placar aos 14 minutos de jogo com Zé Eduardo cabeceando no canto baixo do goleiro após cruzamento de Victor Guilherme pela direita do ataque. Na etapa inicial da partida o Marcílio dominou praticamente os 45 minutos desta etapa, mas em uma das raras chegadas do Inter no ataque a defesa Marcilista cometeu falta próxima a entrada da área e Marcelinho cobrou com perfeição para empatar o jogo antes da descida para os vestiários. No 2º tempo o gol de empate parece ter tido efeito no Marcílio e o time da casa vê o Inter começar melhor a etapa final mas sem produzir chances claras de gol e pouco trabalho do goleiro Belliato. Com o passar do tempo, e as alterações, o Marcílio voltou a criar e aumentou seu volume de jogo aos poucos até que aos 83 minutos de jogo conseguiu marcar o gol da vitória com o atacante Wendel, que havia entrado aos 10 minutos do 2º tempo. Ao fim de 2 rodadas de Catarinense 2024 o Marinheiro e o Criciúma, atuais campeões das competições estaduais em 2023 e que disputaram a Recopa já esse ano, são as únicas equipes com 100% de aproveitamento e que voltam a se enfrentar já na 4ª rodada em jogo marcado para o dia 31 de Janeiro. 



Marcílio vence o Inter de Lages na estreia diante de sua torcida
📸Vica Bueno/CN Marcílio Dias


Ainda é cedo pra garantir mas os primeiros sinais são de que o Catarinense deste ano será diferente para o Marinheiro e sua torcida, que devem voltar a disputar a fase de mata mata campeonato após 1 ano de ausência. A tabela ainda não colocou o Marcílio a frente de nenhum concorrente ao título mas nesses jogos já se vê a diferença em relação ao ano passado, onde a equipe dificilmente fez resultados positivos frente a times de mesmo poderio ou até inferiores. Waguinho Dias conhece muito do futebol catarinense e vem provando isso em mais um passagem por aqui, agora no Marcílio e com um trabalho de um elenco sem estrelas mas que compõem um jogo coletivo que conseguiu ser efetivo nas rodadas iniciais pra construir as vitórias e deve dificultar os jogos dos adversários de acordo com que for retomando o ritmo de jogo e o elenco se entrosando. Pode ser que seja cedo mas o Marcílio acende um alerta pra possível surpresa e pode voltar a ter calendário nacional para 2025, com o passar dos jogos veremos se o início foi bom por ter adversário mais acessíveis ou se realmente o Marinheiro surpreende assim como já fez na Copa SC passada sob comando de Waguinho, que decidiu ambas fases do mata mata (semifinal e final) fora de casa e conseguiu sair campeão da competição. Caso o time de Itajaí consiga a classificação ao mata mata e à próxima Série D também deve ser considerado, mais uma vez, o bom trabalho de Waguinho Dias por terras catarinenses.


Concorda com a possível surpresa do Marcílio no campeonato ou foi a tabela que ajudou o Marinheiro nessas rodadas iniciais? Comenta aí embaixo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...