segunda-feira, 18 de março de 2024

O Grupo A8 do Brasileiro Série D 2024

 Com a definição das semifinais do Catarinense já se definiram os 3 classificados à Série D 2025, mas nesse texto irei falar sobre a edição que está por vir e nesse ano conta com Barra, Concórdia e Hercílio Luz como representantes Catarinenses na 4ª divisão do futebol nacional. 


Barra avança à semifinal pelo 2º ano seguido e fará sua estreia em competição nacional neste ano
📸Richard Ferrari


Começando pelos representantes Catarinenses, o Barra terminou a 1ª fase do atual Catarinense na 5ª colocação e acabou eliminando o Figueirense, após perder por 3x1 em Itajaí e repetir o placar no jogo de volta com a classificação acontecendo na disputa de pênaltis, e assim como no ano passado, em que eliminou a Chape, o Barra acabou surpreendendo também nessa temporada e chega com moral alta para a disputa da Série D 2024.

Já o Hercílio Luz que vinha de boas campanhas em 2022 e 2023, decidiu mudar o planejamento para esta temporada e o resultado não foi dos melhores, nas temporadas anteriores o Leão do Sul teve a decisão dos jogos de volta em sua casa mas na atual temporada se classificou apenas como 8º colocado na última rodada e o torcedor tem dúvidas do que esperar do time no Brasileiro deste ano após a aposta em Felipe Moreira não dar certo e a diretoria optar por Alexandre Lopes, que teve uma melhora nos resultados e até conseguiu competir à altura do Criciúma nas quartas de final mas acabou sendo eliminado e fica de fora do Brasileiro em 2025 se não conseguir o acesso nesta temporada.

O Catarinense que mais irá encontrar dificuldades na Série D é o Concórdia, até pelo momento financeiro complicado pelo que o clube passa e o Galo do Oeste perdeu um de seus jogadores mais longevos para o adversário direto no Grupo  A8, o zagueiro Perema foi para Tubarão jogar pelo Hercílio Luz. A equipe do Oeste Catarinense é outro exemplo de time que se quiser ter calendário nacional para 2025 também terá que conquistar o acesso à Série C, já que na atual edição do Campeonato Catarinense o Concórdia acabou terminando na 9ª colocação e chegou a brigar contra o rebaixamento.


Hercílio vem pra disputar sua 2ª Série D consecutiva mas não tem vaga garantida para 2025 ainda
📸Bianca Coan/Hercílio Luz FC




O Rio Grande do Sul também terá 3 representantes no Grupo A8 e um deles é o Avenida, de Santa Cruz do Sul, que vem pra disputar a Série D pela 2ª vez em sua história já que estreou na competição nacional em 2019. Na atual edição do Campeonato Gaúcho o Avenida disputou na parte debaixo da tabela e se livrou do rebaixamento apenas na última rodada pelo saldo de gols, já que terminou com a mesma pontuação do Novo Hamburgo, e também não garantiu calendário nacional para 2025 já que não conseguiu vaga via estadual mas pode conseguir em caso de acesso próprio ou de outros clubes gaúchos que aí abre vaga nova pela tabela do Gaúcho 2024. O Avenida manda seus jogos no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul.


Avenida tenta surpreender na Série D após ficar de fora do mata mata estadual novamente
📸Max Peixoto/FGF



O 2º participante Gaúcho é o Brasil, de Pelotas, e participa pela 2ª vez da 4ª divisão do futebol nacional assim como o Avenida, mas a equipe do Brasil chegou ao último nível do futebol brasileiro através de rebaixamentos e o último foi pela Série C no ano de 2022. Caso não consiga o acesso também nessa temporada o Brasil já tem vaga garantida para a edição de 2025 também, já que garantiu via estadual na atual temporada, mas o Xavante quer garantir o acesso para voltar a disputar uma Série C depois de 2 temporadas de ausência. O Brasil manda seus jogos no tradicional Bento Freitas, em Pelotas.


Xavante já garantiu vaga na Série D 2025 mas já quer o acesso na atual temporada
📸Fernando Alves/Juventude



O último participante Gaúcho é a equipe do Novo Hamburgo e que é exatamente o clube do RS com mais tradição na Série D, já que vai para sua 4ª participação e espera não repetir o último desempenho já que em 2023 terminou na lanterna do Grupo A8 com apenas 7 pontos em 14 jogos disputados (1 vitória, 4 empates e 9 derrotas). Na temporada passada o Noia conseguiu a vaga à Série D deste ano com a 8ª colocação na 1ª fase mas na atual edição do Gaúcho o desempenho foi pior ainda e a equipe foi rebaixada à 2ª divisão Gaúcha para 2025 após terminar a 1ª fase na 11ª posição. A equipe de Novo Hamburgo manda seus jogos no Estádio do Vale e precisa garantir acesso à Série D ou torcer por acesso de 2 times gaúchos na atual edição da Série D para abrir vagas para 2025.


Noia foi rebaixado no estadual mas quer fazer diferente na Série D em 2024
📸Jeferson Couto/EC Novo Hamburgo


Já pelo estado do Paraná também são 3 representantes mas apenas 2 deles estão no Grupo A8, e um deles é o Cascavel que já havia surpreendido e chegado à final do Paranaense em 2023 e na atual temporada novamente chegou à fase de mata-mata mas desta vez caiu logo nas quartas para a equipe do Maringá. A equipe auri negra vai pra sua 5ª participação na Série D e na temporada passada caiu no Grupo A7, junto a equipes do Sudeste, e terminou a 1ª fase na 7ª colocação e não classificou ao mata-mata pela 1ª vez desde que começou a participar da competição nacional, em 2020, mas que também nunca alcançou uma campanha destaque na fase eliminatória na competição e espera que essa temporada seja a de chegar mais longe e quem sabe até conquistar o inédito acesso. Lembrando que o Cascavel manda seus jogos no Estádio Olímpico Regional.


O Cascavel espera fazer uma campanha de destaque e chegar mais longe no mata mata
📸Fernando Taramatsu/Maringá FC



O outro time Paranaense no Grupo A8 é a equipe do Cianorte que em 2023 fez boa campanha, chegando ao mata mata estadual mas foi eliminado nas quartas para o Maringá, e nessa temporada também repetiu o bom desempenho chegando ao mata mata mas desta vez caindo para o Coritiba com o resultado agregado em 6-0 para o time da capital. Mesmo classificado ao mata mata o Cianorte não garantiu vaga para 2025 até o momento visto que Maringá, Azuriz e Cascavel fizeram campanhas melhores na 1ª fase, inclusive com o Maringá sendo o único vivo até o momento no Paranaense. Mas o Leão do Vale agora tem foco total no Brasileiro da Série D, competição que disputará pela 5ª vez e com 1 ano de ausência (2023), e espera repetir as campanhas de 2019 e 2021 onde se classificou na 1ª fase e quem sabe sonhar mais alto no mata mata da edição deste ano. O Cianorte disputa seus jogos no Estádio Municipal Olímpico Albino Turbay, ou apenas Olímpico, na cidade homônima ao clube. 


Cianorte quer surpreender na Série D após iniciar preparação mais de 1 mês antes da competição
📸Gabriel Thá/Coritiba FC



Se for para destacar 1 equipe de cada estado as minhas opções são as de: Barra, em Santa Catarina, Brasil, no Rio Grande do Sul, e Cascavel, dos Paranaenses. O Barra tem um projeto sólido que vem se firmando cada vez mais mas ainda há a dúvida se a falta de experiência pode pesar na competição, caso o Pescador saiba administrar bem essa questão pode surpreender mais uma vez, só que agora a nível nacional e não só estadual. Já a equipe do Brasil merece a atenção pela tradição que o Xavante tem nas competições nacionais, com disputas regulares entre as Séries B e C, buscando novamente voltar à competições com 20 times e calendários mais extensos para quem sabe voltar a ter dias melhores. A equipe do Cascavel já vem se consolidando no futebol Paranaense, tendo alguns destaques em campanhas de Copa do Brasil ao dificultar jogos pra equipes de portes financeiros muito maiores, entre outros, e agora busca o 1º acesso a nível nacional da história do clube auri negro.


O que acha que vai ser dessa Série D, tem alguma opinião diferente, acha que algum Catarinense conquista o acesso nessa temporada...?
Fala aí embaixo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...