sexta-feira, 31 de maio de 2024

Tem algum time que possa ameaçar a hegemonia Brasileira na Libertadores?

 

Atual campeão da Libertadores, o Fluminense garantiu a liderança do Grupo A
📸Lucas Merçon/Fluminense FC

A Argentina ainda lidera no número de títulos dos clubes na Libertadores, 25 contra 23 brasileiros, mas dos últimos 7 campeões, 6 são do Brasil, os últimos 5 campeões também são brasileiros e a princípio não se vê uma perspectiva de melhora pros times Argentinos e dos outros países sul-americanos ou você tem outra visão? Vamos analisar os classificados ao mata-mata da atual edição.

Dos 9 ou 10 classificados que não são Brasileiros, lembrando que o grupo do Grêmio ainda se define nessa próxima semana, por isso a indefinição, são 3 Argentinos garantidos no mata-mata e desses classificados apenas o Talleres não tem o título da competição continental mas vem em um bom momento no Campeonato Argentino e surpreendeu ao vencer o São Paulo na estreia mas acabou tropeçando no Morumbi e terminou na 2ª colocação do grupo, pode surpreender numa oitavas de final mas não creio que possa ir muito além de uma quartas de final. Outro garantido é o tetra campeão da Libertadores, River Plate, que também é o último campeão fora os brasileiros, apesar de ter um time com destaques e algumas promessas surgindo não vejo o River fazendo força a um Brasileiro postulante ao título pois já vem tropeçando na temporada e foi eliminado para o Temperley na Copa Argentina, pode ser que chegue a uma final dependendo do chaveamento mas que, assim como o Boca Juniors em 2023, não dê tanta dificuldade ao outro time finalista. O San Lorenzo, campeão em 2014, deve ser no mesmo do caso do Talleres em que pode surpreender em oitavas de final mas nada muito além disso.


River foi o último não Brasileiro campeão da Libertadores, em 2018
📸CONMEBOL

Da altitude Boliviana vem 2 classificados às oitavas de final, as 2 principais forças do país, o The Strongest e o Bolívar que atualmente faz parte do grupo City e recebe investimentos em toda a estrutura do time, até por isso vem conseguindo competir um pouco mais nos jogos fora da Bolívia mas que ainda são muito dependentes da altitude de La Paz e até por isso ainda devem chegar no máximo às quartas de final já que garantiu a 1ª colocação do Grupo E, enquanto o Strongest ainda pode se classificar como 1º ou 2º colocado mas com menos chance de passar das oitavas de final em relação a seu rival que recebe um investimento e tanto.

Outro país que tem 2 classificados e são os 2 maiores rivais é o Uruguai com Nacional e Peñarol garantidos na fase de mata-mata. O Peñarol é o atual líder do Campeonato Uruguaio e conseguiu a classificação no Grupo G junto ao Atlético-MG despachando o Rosario Central para a Sul-Americana mas apesar disso o futebol Uruguaio vive longe dos seus melhores dias e a equipe Carbonera deve dar pouca dificuldade a seu adversário nas oitavas de final, não muito diferente da expectativa para o Nacional que se classificou junto ao River Plate no Grupo H, é o vice-líder do campeonato nacional mas vem com dificuldades desde a pré-Libertadores e por isso também deve ser um adversário frágil no mata-mata.

Francisco da Costa é um dos brasileiros do projeto do Grupo City no Bolívar
📸CONMEBOL

Também podemos ter 2 equipes Chilenas nas oitavas de final já que o Colo-Colo garantiu classificação no Grupo A e o Huachipato pode garantir a vaga com uma vitória simples sobre o Grêmio, jogando no Chile, em jogo atrasado. Único Chileno com título da Libertadores o Colo-Colo também deve ser um adversário frágil no mata-mata já que se classificou no Grupo A, em 2º colocado, com 6 pontos e apenas 1 vitória na fase de grupos (no jogo de estreia contra o Cerro Porteño, no Chile). O Huachipato pode garantir a classificação em caso de vitória contra o Grêmio, mas o problema é que na atual campanha os Chilenos tem 2 vitórias no Grupo C e as duas foram como visitante, na Arena e na Argentina, e caso um time que fez mais pontos fora de casa do que em  casa consiga a classificação às oitavas também deve ser um adversário tranquilo para os 1ºs colocados dos grupos. 

Da Colômbia apenas 1 classificado ao mata-mata, o Junior Barranquilla liderou o Grupo D, que contava também com o Botafogo que classificou na 2ª colocação. Assim como o Huachipato, citado acima, a equipe de Barranquilla ainda não venceu nenhum jogo como mandante, foram 2 vitórias fora de casa na fase de grupos, no Engenhão e no Equador contra a LDU, a equipe do Junior tem uma das melhores defesas (apenas 4 gols sofridos nos 6 jogos da fase de grupos) e pode surpreender se o sorteio der uma ajuda e a equipe Colombiana evitar um forte adversário já nas oitavas de final, como Flamengo, Grêmio ou até o próprio Botafogo, adversário no Grupo D.

Colo Colo conseguiu classificação às oitavas de final com apenas 6 pontos
📸Agencia Uno



São 4 países que estão eliminados da Libertadores após a fase de grupos: o Paraguai que possui 3 títulos continentais, todos eles conquistados pelo Olimpia, o Equador que tem 1 título da competição com a LDU vencendo o Fluminense em 2008, o Peru que ainda não conquistou nenhum título mas viu 2 vice campeonatos de times locais na Libertadores, o Universitario em 1972 e o Sporting Cristal em 1997 enquanto a Venezuela tem como melhor campanha na Libertadores a Portuguesa de Aricagua que chegou ao quadrangular semifinal em 1976, no sistema de mata-mata com oitavas de final as melhores campanhas foram de Caracas e Deportivo Táchira, ambos chegaram às quartas de final.

A conclusão que fica é de que a Taça da Libertadores deve continuar pelo Brasil nessa temporada, e até por mais algumas próximas já que o Futebol Argentino vive dias difíceis e seus principais clubes já não fazem tanta força nos jogos contra os Brasileiros. Além da Argentina todos os outros países Sul-Americanos também vêem seu futebol estagnar ou até cair o nível enquanto o Brasileiro continua melhorando e aumentando seu domínio continental. 

terça-feira, 28 de maio de 2024

As impressões que ficam da rodada de estreia da Série B Catarinense

 No último fim de semana tivemos o pontapé inicial pro Campeonato Catarinense Série B 2024 com 2 jogos no sábado e 3 no domingo, com apenas 1 empate, das 4 vitórias da rodada, 3 foram de equipe mandante e a única vitória do visitante foi no clássico Blumenauense, que foi disputado em Ibirama, e que também terminou com a única vitória por mais de 1 gol de diferença.


Série B 2024 já começou com o Clássico do chopp jogado em Ibirama
📸Richard Ferrari/@richardferrarifotos

O Campeonato teve sua 1ª partida tendo o pontapé inicial às 15:00 do último sábado (25) em Rio do Sul com Santa Catarina 1x0 Atlético Tubarão, com gol de Bruninho aos 31 minutos do 2º tempo. Em jogo disputado como já era de se esperar, já que as 2 equipes aspiram o acesso e fizeram boa montagem de elenco para esse objetivo, a partida foi pro intervalo sem gols e na 2ª etapa o Santa Catarina acabou tendo Marcos expulso após cometer falta e reclamação excessiva, mas mesmo assim a Águia do Vale conseguiu continuar produzindo e teve pênalti a favor já com 1 a menos, mas a penalidade foi desperdiçada, e a equipe da casa seguiu tentando até que chegou ao gol da vitória e depois segurou bem na defesa o placar favorável para estrear com 3 pontos. Apesar da derrota o Atlético Tubarão mostrou que tem bom time para competir na busca pelo acesso e as 2 equipes dessa partida devem figurar no mata-mata desse ano.

Ainda no sábado, mas às 18:00, a bola rolou no Estádio das Nações para Camboriú 1x0 Guarani, gol de Lucas aos 7 minutos da etapa final. Jogo de pouca produção das 2 equipes nos 45 minutos iniciais, como havia sido no jogo em Rio do Sul e que é comum nos jogos de estreia pela falta de ritmo e entrosamento dos times, a equipe da Cambura acabou tendo 2 lesões ainda no 1º tempo e gastando 2 pausas para substituição, sobrando apenas 1 para a etapa final mas que não atrapalhou os planos do time em buscar a vitória diante do torcedor na estreia. Nos 45 minutos finais o Camboriú cresceu muito de produção, dominou a partida e saiu com a vitória de forma merecida, equipe que também deve figurar entre os 6 classificados ao mata-mata se manter o desempenho desse jogo, principalmente do 2º tempo, já a equipe de Palhoça pouco produziu e deixa o seu torcedor preocupado para uma briga ao retorno à elite com a atuação na partida de estreia, que inclusive deu pouco trabalho ao goleiro Zé Carlos e à defesa adversária, tem que melhorar se quiser chegar ao mata-mata.


Vitória da Águia do Vale em jogo equilibrado que abriu o campeonato
📸Rolf Júnior/Santa Catarina

Já no domingo foram 3 jogos simultâneos com a bola rolando às 15:00 e um deles foi o Clássico do Chopp, disputado no Estádio da Baixada em Ibirama, Metropolitano 0x2 Blumenau, com gols de Vitão e Sávio aos 5 e 32 minutos do 2º tempo respectivamente. Como era de se esperar o 1º tempo do clássico foi truncado com praticamente nenhuma defesa difícil de ambos goleiros, mas com o Metropolitano tendo mais dificuldades em criar jogadas e chegar ao ataque com perigo, logo no retorno do intervalo o BEC conseguiu abrir o placar com um foguete de fora da área que deu tranquilidade pro tricolor e deixou o Metrô ainda mais nervoso e cada vez menos levando perigo ao gol adversário. O Blumenau desempenhou um bom futebol e se conseguir manter o que apresentou na estreia pode até surpreender a torcida e brigar por uma possível classificação às quartas de final, já que a briga inicial do BEC é se livrar de qualquer chance de retorno à Série C, já o Metropolitano deixa o torcedor bem preocupado pelo que desempenhou na estreia e se repetir as atuações no meio e ataque pode ser uma surpresa negativa e brigar contra o rebaixamento e não por uma vaga de acesso.

Em Jaraguá do Sul, no estádio João Marcatto, tivemos Juventus 3x2 Caravaggio como o jogo mais movimentado dos 5 jogos desta 1ª rodada de Série B. Além de ser a mais movimentada em gols também foi a partida mais movimentada em chances de gols desde os 45 minutos iniciais em que ambas equipes tiveram chances de marcar mas o Moleque Travesso aproveitou melhor e abriu 2x0 antes do intervalo com gols de Isael e Hélio Paraíba, de pênalti, aos 33 e 44 minutos respectivamente. Na volta do intervalo o Caravaggio conseguiu reagir e chegou ao empate com 2 gols de Danielzinho, aos 6 e 19 minutos, mas que viu o ponto do empate escapar já nos acréscimos do 2º tempo quando o Juventus encontrou o gol da vitória aos 46 minutos com Lucas Serravalle, que entrou no decorrer da 2ª etapa. A equipe de Jaraguá é mais uma que já demonstrou um bom futebol e que a montagem de elenco parece ter sido bem feita, deve ser uma das 6 equipes classificadas ao mata-mata da competição, enquanto a equipe de Nova Veneza apesar da derrota também conseguiu um bom desempenho, além de ter em Danielzinho uma arma individual que pode fazer diferença em alguns jogos e classificar o Azulão ao mata mata ou, no mínimo, garantir a permanência na Série B por mais uma temporada.

Já em Próspera aconteceu o único empate da rodada inaugural com o jogo Atlético Catarinense 1x1 Carlos Renaux, no Estádio Mário Balsini. Na etapa inicial o jogo foi bem disputado, o Carlos Renaux chegou mais ao gol de Gatito Cordeiro mas sem melhores finalizações não deu muito trabalho ao goleiro do CAC e o jogo foi pro intervalo com o placar zerado. Na etapa final o Carrenô abriu o placar em cobrança de pênalti de Marcus Vinícius, aos 10 minutos, depois o jogo voltou a ficar equilibrado até que na reta final do 2º tempo, aos 40 minutos, o Atlético empatou a partida com gol de Guilherme Andrade. Quanto ao campeonato vejo as 2 equipes brigando contra rebaixamento, a princípio, mas quem sabe possam conseguir uma vaga ao mata-mata porém sem tantas expectativas de chegar longe na fase final, do que se viu no empate entre os times na rodada de estreia.


Jogo mais movimentado da rodada aconteceu em Jaraguá com vitória da equipe da casa
📸Fabrício Júnior/Caravaggio


Públicos da rodada: 

Santa Catarina 1x0 Atlético Tubarão - 1513 torcedores

Juventus 3x2 Caravaggio - 835 torcedores

Metropolitano 0x2 Blumenau - 399 torcedores

Camboriú 1x0 Guarani - 398 torcedores

Atlético Catarinense 1x1 Carlos Renaux - 116 torcedores

Público total: 3261 torcedores nos 5 jogos


Principal surpresa da rodada: Blumenau venceu de forma merecida o clássico Blumenauense e empolga a torcida pra sequência do campeonato.

Principal decepção da rodada: Metropolitano perdeu o clássico e mostrou pouco poder de reação e produção de gols, torcida liga o sinal de alerta.


terça-feira, 21 de maio de 2024

Guia do Catarinense Série B 2024 - 3/3

Neste próximo fim de semana tem início a Série B do Campeonato Catarinense que dá as 2 últimas vagas à elite do futebol estadual para 2025 e fecho a guia dos 10 clubes participantes com Metropolitano, Santa Catarina e Atlético Tubarão



Metropolitano

O Verdão do Vale espera retornar à elite do Estadual após 3 anos de ausência e não contará com o Estádio do SESI mais uma vez e mandará seus jogos em Ibirama

Cidade: Blumenau

Estádio: Genésio Ayres Marchetti (Ibirama)

Capacidade: 6000 torcedores

Mascote: Crocodilo

Fundação: 22 de Janeiro de 2002 (22 anos)

Na temporada 2023: 6º colocado na 1ª fase e eliminado nas quartas de final para o Guarani

Estreia em 2024: 26/05 - Metropolitano x Blumenau, no Estádio da Baixada (Ibirama) 


Metropolitano jogará longe de casa, mais uma vez, em busca do acesso
📸Arquivo/CA Hermann Aichinger


Reforços do Metropolitano: Cláudio Vitor, goleiro da base do Avaí que jogou o Paraense 2024 pelo Santa Rosa

Roger Bernardo, zagueiro que atuou por Nação Esportes e Portuguesa Santista-SP na atual temporada

Fernando Carlos, zagueiro que vem do Moto Club após a disputa do Campeonato Maranhense

Felipe Cardoso, meia que chega por empréstimo do Santa Cruz-PE 

Jonathan Perea, atacante Colombiano que jogou no futebol de Malta (Sirens) na atual temporada

Arthur Kayke, lateral direito que atuou pelo Nação Esportes na temporada 2023

Zemarcio, zagueiro que estava no Nação Esportes desde 2022 com empréstimo ao Inhumas-GO

Weverton Braz, lateral/volante que atuou por CRAC-GO e Vasco da Gama-AC em 2024

Vinícius Demmer, volante que estava sem clube desde 2022 quando vestiu as cores do Próspera

Luza, meia atacante que vem de empréstimo do Nação Esportes, onde atuou em 2023 e 2024

Gabriel Lima, lateral esquerdo que esteve no Andraus-PR na atual temporada

Ângelo, lateral esquerdo emprestado pelo Brusque e que atuou pelo Campinense-PB em 2024

Jonathan Ramos, zagueiro que jogou por Força e Luz-RN e Vasco da Gama-AC nos estaduais desse ano

Marco Antônio, meia com passagens nas bases de Criciúma e Joinville, terá sua 1ª experiência no profissional

Baianinho, atacante que atuou pelo Serra no Campeonato Capixaba 2024

Lucas Santos, atacante que jogou o Campeonato Paraibano pelo Campinense na atual temporada

Ferrugem, zagueiro/volante da base do Metrô que subiu para o profissional

Michel Tiago, lateral direito que atuou por Cruzeiro-AL e Operário-MT em 2024

Kaio Castro, atacante que chega após passagem pelo Cianorte-PR no estadual 2024

Pedrinho, meia experiente que estava no Operário Ferroviário-PR 

Treinador do Metrô: Rodrigo Cascca técnico que subiu o Nação Esportes na Série B 2023 e busca seu 2º acesso consecutivo e o retorno da equipe de Blumenau à elite Catarinense


Metropolitano espera chegar mais longe em relação à última temporada
📸Richard Ferrari


Santa Catarina FC

Um dos mais novos clubes da competição espera conquistar o acesso inédito após bater na trave na última temporada

Cidade: Rio do Sul

Estádio: Alfredo João Krieck

Capacidade: 7000 torcedores

Mascote: Águia

Fundação: 11 de Dezembro de 1998 (25 anos)

Na temporada 2023: 1º colocado na 1ª fase e eliminado na semifinal para o Inter de Lages

Estreia em 2024: 25/05 - Santa Catarina x Atlético Tubarão, no Estádio Alfredo João Krieck


A torcida da Águia demonstrou força nos jogos em casa e deve repetir nesta edição
📸Daniel dos Santos/EAV

Reforços do Santa Catarina: Rafael Costa, experiente atacante com passagens por Avaí, Figueirense e outros clubes catarinenses, disputou o Campeonato Carioca 2024 pelo Sampaio Corrêa

Gledson, goleiro também experiente com acesso à Série A do Brasileiro com o Avaí e que estava no Primavera-SP nesta temporada

Renê, lateral/meia que chega por empréstimo do Nação Esportes, onde disputou o Catarinense 2024

Paulo Fales, zagueiro que também vem de empréstimo do Nação Esportes

Brendon, volante que chega por empréstimo do União Suzano-SP, jogou a Série B 2023 já pelo Santa Catarina

Gui Nascimento, meia atacante que chega do União Suzano e também vestiu a camisa da equipe de Rio do Sul em 2023

Augustine, zagueiro que também jogou no Santa Catarina em 2023 e no União Suzano em 2024

Matheus Jesus, atacante com o mesmo repertório que os 3 jogadores citados anteriormente

Joanderson, zagueiro que chega a Rio do Sul após disputar o Paulista A2 pelo Linense

Felipe, goleiro que jogou no Santa Catarina em 2023 e nesta temporada vestiu a camisa Catanduva-SP

Edson Júnior, lateral direito que também disputou o Paulista A2 com a equipe do Linense

Acácio, lateral esquerdo que jogou pelo Audax-RJ e União Suzano-SP na atual temporada

Bruninho, meia atacante com base do Grêmio-RS e que jogou pelo União Suzano neste último estadual

Welton Heleno, volante que disputou o Baiano 2024 pela equipe do Itabuna

Kaique Silva, lateral/ponta que nesta temporada vestiu a camisa do Falcon-SE

Thiago Aperibé, atacante que disputou a 2ª divisão Carioca 2023 pelo Maricá

Medina, ponta/2º atacante que subiu com o Nação Esportes em 2023 e neste ano atuou pelo Jequié-BA

Beto, volante que chega a Rio do Sul após passagem pelo Catanduva-SP nesta temporada

Pedrinho, volante que chega por empréstimo do Catanduva-SP 

Marcão, zagueiro/volante que atuou por Nacional-AM e Moto Club-MA neste ano

Técnico da Águia do Vale: Sandro Sargentim técnico com experiência no futebol Carioca e que treinou o Nação Esportes no início do último Campeonato Catarinense


Após bater na trave e perder o acesso a equipe de Rio do Sul espera conseguir o tão sonhado acesso
📸Rolf Junior/Santa Catarina FC


Atlético Tubarão

Equipe que já teve grande campanha na Copa do Brasil, eliminando o Fluminense e Athletico, e retorna à Série B com o título da Série C Catarinense na última edição

Cidade: Tubarão

Estádio: Domingos Silveira Gonzales

Capacidade: 5000 torcedores

Mascote: Tubarão

Fundação: 14 de Abril de 2005 (19 anos)

Na temporada 2023: Campeão da Série C Catarinense

Estreia em 2024: 25/05 - Santa Catarina x Atlético Tubarão, no Estádio Alfredo João Krieck

Estreia em casa: 02/06 - Atlético Tubarão x Metropolitano, no Estádio Domingos Silveira Gonzales


De volta à 2ª divisão o Atlético Tubarão já quer o 2º acesso consecutivo
📸Divulgação

Reforços do Atlético Tubarão: Rodrigo Dantas, volante com passagem pelo futebol português e disputou o Carioca 2024 pelo Sampaio Corrêa

Peu, lateral esquerdo que estava no Caxias-RS desde a última temporada

Marcondi, zagueiro que já passou pelo Futebol Catarinense e disputou o Estadual 2024 no Bahia de Feira

Geovany Soares, ponta esquerdo que disputou o Paulista A2 pelo Rio Claro 

Lucas Lima, lateral direito que também vem do Futebol Paulista, disputou a A2 pelo Linense

Anderson, goleiro que chega por empréstimo do Inter de Lages mas que atuou pelo Capivariano-SP neste ano

Gregory, lateral esquerdo que estava na base do Hercílio Luz e vem pra estrear no profissional

João Paulo, atacante que atuou por Atlético-CE e Bahia de Feira nesta temporada

Raphael Macena, atacante experiente que disputou o Paulista A3 com a camisa do Marília em 2024

Vini Peixoto, ponta que atuou pelo Concórdia em 2023 e nesta temporada disputou o Gaúcho com o São Luiz

Kesley, zagueiro com bastante tempo vestindo a camisa do Novo Hamburgo e que disputou o Paulista A2 pelo Juventus nesta temporada

Coutinho, ponta que tem passagens pelo futebol Árabe e estava no Grêmio Prudente onde conquistou o acesso no Paulista A3

Diego, meia de 19 anos com passagens pelas bases de Fluminense-RJ e Hercílio Luz que vem pra sua 1ª competição como profissional

Técnico do Tricolor: Fabiano Soares, treinador com experiência no futebol Português pelo Estoril Praia e também com passagem pelo Athletico-PR, chega após treinar o River-PI em 2024


Atual campeão da Série C Catarinense, o Peixe espera voltar à elite do estado
📸Fernando Ribeiro/FCF


E pra você, quem são os 2 principais favoritos para conseguirem o acesso ao Campeonato Catarinense Série A 2025? Quem devem ser os rebaixados para a 3ª divisão estadual?  

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Guia do Catarinense Série B 2024 - 2/3

 Faltam menos de 2 semanas pro início do Catarinense Série B 2024 e neste texto dou sequência ao guia dos 10 times que participam da 2ª divisão estadual (divididos em 3 partes) e buscam as 2 últimas vagas à elite do futebol de Santa Catarina em 2025.


Carlos Renaux, Guarani e Juventus buscam o acesso para 2025
📸Divulgação/FCF


Carlos Renaux

A equipe centenária de Brusque vem pra disputa de mais uma edição da Série B e busca novamente a classificação ao mata-mata

Cidade: Brusque

Estádio: Augusto Bauer

Capacidade: 5000 torcedores

Mascote: Vovô

Fundação: 14 de Setembro de 1913 (111 anos) 

Na temporada 2023: 8º colocado na 1ª fase; eliminado pro Santa Catarina nas quartas

Estreia em 2024: 26/05 - Atlético Catarinense x Carlos Renaux, no Estádio Mário Balsini

Estreia em casa: 02/06 - Carlos Renaux x Camboriú, no Estádio Augusto Bauer


Estádio Augusto Bauer passa por reforma e troca de gramado mas estará pronto para a estreia do Carrenô
📸Rafael Nunes de Medeiros


Reforços do Carlos Renaux: Denison, goleiro que atuou por Andraus-PR e Patrocinense-MG em 2024; 

Belém, meio campo que atuou por Carlos Renaux e Pedra Branca em 2023; 

Diogo Henrique, zagueiro que vem do Serra-ES; 

Wendel Jan, ponta atacante com passagens por Flamengo-PE e Princesa-AM na atual temporada; 

Lucas Rocha, volante vindo do Atlético Gloriense-SE; 

Sardagna, volante que atuou por Guarani de Palhoça e Hercílio Luz em 2023; 

Santiago Ruiz, zagueiro Colombiano que disputou o Catarinense 2024 pelo Hercílio Luz; 

Gleibson, goleiro que vem do Gama-DF; 

Brandão, zagueiro emprestado pelo Joinville; 

Doda,  meia que atuou por Afogados-PE e Falcon-SE em 2024;

Vitão, zagueiro emprestado pelo Joinville;

Jeffinho, ponta atacante vindo do Falcon-SE;

Murilo Gabriel, volante que chega da Matonense-SP;

Dodô, goleiro que estava no Nação Esportes;

Jonathan, lateral esquerdo que vem do Andraus-PR;

Treinador do Carrenô: Silvio Criciúma, 52 anos, e com experiência no Futebol Catarinense com passagens por Criciúma e Atlético de Ibirama


Carlos Renaux busca seu primeiro acesso depois de voltar a ativa no futebol, em 2018
📸Kailani Correa/CA Carlos Renaux


Guarani

O Bugre vem para mais uma disputa de Série B em 2024 e também disputa a Copa SC no 2º semestre da atual temporada

Cidade: Palhoça

Estádio: Renato Silveira

Capacidade: 2081 torcedores

Mascote: Índio

Fundação: 15 de Fevereiro de 1928 (96 anos)

Na temporada 2023: 3º colocado na 1ª fase, eliminado na semifinal para o Nação

Estreia em 2024: 26/05 - Camboriú x Guarani, no Estádio Robertão

Estreia em casa: 02/06 - Guarani x Metropolitano, no Estádio Renato Silveira


Guarani espera retornar à elite do estado com a força que tem no Renato Silveira
📸Daniel Queiroz

Reforços do Guarani: Morassi, lateral esquerdo que estava na Desportiva Ferroviária-ES;

Guilherme Olavo, zagueiro que vem do Dourados-MS;

Gabriel Amorim, meia que atuou no Guarani em 2023;

Bernardo Matos, meia que jogou a Série B 2023 no Guarani;

Lucas Alves, goleiro vindo do Caeté-PA

Matheus Campos (MT), meia que disputou o Catarinense 2024 pelo Inter de Lages;

Berg, volante que atuou pelo Monte Azul-SP na atual temporada;

Roger Deniro, zagueiro que atuou no Campeonato Paraense pelo Caeté;

Yan Santos, lateral direito vindo do Andraus-PR;

Gustavo Alexandre, volante vindo do Dourados-MS;

João Guckert, goleiro também atuou pelo Dourados-MS na temporada 2024;

André Carlot, lateral esquerdo que já jogou a Série B 2023 pelo Guarani e depois subiu com o Atlético Tubarão;

Juan Matos, atacante que fez base no Londrina e atuou pelo Juventus-SC nas últimas 2 temporadas;

Pedrinho, meio campo que retorna ao Guarani após atuar pelo Bugre e Foz do Iguaçu em 2023;

Pablo Henrique (PH), meia atacante que jogou o Campeonato Goiano 2024 pelo Goiânia e disputa a Série B Catarinense pelo 2º ano seguido com a camisa do Bugre;

Treinador do Bugre: Márcio Coelho treinador que levou o Guarani às semifinais da última temporada do Catarinense Série B, também tem passagens por Figueirense e Paraná. 


Bugre bateu na trave mas espera alcançar o acesso na atual temporada
📸Divulgação/Nação


Juventus

A equipe de Jaraguá é outra que também disputou a Série B na temporada passada e conseguiu a classificação ao mata-mata.

Cidade: Jaraguá do Sul

Estádio: João Marcatto

Capacidade: 10270 torcedores

Mascote: Moleque Travesso

Fundação: 1 de Maio de 1966 (58 anos)

Na temporada 2023: 4º colocado na 1ª fase, eliminado nas quartas para o Inter de Lages

Estreia em 2024: 26/05 - Juventus x Caravaggio, no Estádio João Marcatto


Juventus tem o maior estádio da competição e espera que a torcida ajude nessa Série B
📸Divulgação/Juventus

Reforços do Juventus: Lúcio, goleiro que estava no Avenida-RS;

Everton Dias, zagueiro que atuou pelo União Suzano-SP em 2024;

Luis Phelipe, zagueiro que vem do Manauara-AM;

Jorge Pet, lateral esquerdo que jogou o Paraense pelo Caeté nesta temporada;

Rian, lateral direito que disputou o Goiano pelo Morrinhos;

Cal, volante vindo do Flamengo-PE;

Guilherme Lobo, meia que estava no União Suzano-SP;

Thiaguinho, meia que atuou com Rian no Morrinhos-GO;

Darlan, volante que vem do River-PI;

Maycon Alagoano, meia que atuou por Ceilandense-DF e Dorense-SE na atual temporada;

Venicio, volante que estava no Paraná jogando pelo Galo Maringá;

Franklin, ponta direita que vem do Marília-SP;

Lucas Serravalle, atacante que disputou o último Catarinense Série B pelo Juventus;

Hélio Paraíba, atacante experiente com passagens por Criciúma, Brusque e muitos outros, jogou o Campeonato Gaúcho pelo Avenida em 2024;

Treinador do Moleque Travesso: Gelson Conte, treinador com experiência no futebol Gaúcho, onde atuou em maior parte de sua carreira e chega ao Juventus após treinar o Barcelona de Ilhéus-BA e Aimoré-RS na temporada 2023.


Juventus acabou sendo eliminado em casa em 2023 mas espera corrigir os erros e conquistar o acesso
📸Divulgação/GE Juventus


terça-feira, 7 de maio de 2024

Guia do Catarinense Série B 2024 - 1/3

No próximo dia 25 tem início o Campeonato Catarinense Série B 2024 que contará com 10 times na disputa e os 2 finalistas da competição subindo para a elite estadual para a próxima temporada, aqui trarei um breve resumo dos clubes que disputarão a Série B (dividido em 3 partes)


Vai começar a luta pelas 2 últimas vagas na elite estadual em 2025
📸Divulgação



Atlético Catarinense

O CAC disputou a Série A no ano de 2023 e fez uma campanha totalmente esquecível com apenas 1 ponto nas 11 rodadas disputadas após a entrada de Romário na jogada do clube e que acabou sendo um desastre tanto no campo quanto fora dele, com muitos problemas financeiros e administrativos. Para esta edição de Série B o Atlético mudou a diretoria, que agora busca recuperar o clube dos problemas advindos de 2023 e até buscou uma nova sede pro time disputar a competição, com isso os jogos de mando do CAC serão no Estádio Mário Balsini, em Criciúma, que pertence ao Próspera e conta com capacidade para 4900 pessoas. 

Estádio Mário Balsini receberá os jogos do CAC
📸Guilherme Hahn/4oito

Para a disputa do campeonato o Atlético já anunciou seu treinador e trata-se de Roberto Neves, 57 anos, Pernambucano natural de Recife com bastante experiência no futebol nacional, e até internacional, com passagens por Náutico, Remo, Al Shabab Al Arabi (Emirados Árabes Unidos), Miami Dade (EUA), entre outros. Além do técnico o CAC também anunciou Clei Baltazar como preparador físico do time, Sidão, que não é aquele, como preparador de goleiros e Fernando Lauri, ou Leka, como analista de desempenho para essa Série B.

O Atlético atualmente disputa o Catarinense Série B Sub-21 que inclusive é treinado por Roberto Neves e o clube deve usar a categoria para reforçar o time para o estadual da categoria principal já que até o momento o clube ainda não anunciou nenhum jogador como reforço para a Série B.

Na estreia da Série B o Atlético Catarinense recebe o Carlos Renaux no Estádio Mário Balsini, no bairro Próspera em Criciúma.


Atlético espera retornar à elite e apagar campanha vexatória de 2023
📸Lucas Veber/CAC



Blumenau EC

O tricolor vem pra disputa desta edição após um acesso na Série C em 2023 como vice-campeão e entra para brigar pela permanência e não fazer bate-volta novamente na 2ª divisão estadual. Um fator que poderia ajudar bastante é o estádio do SESI que novamente não foi liberado para a disputa do campeonato e o BEC teve que buscar casa nova para o estadual. Na estreia da competição o clássico de Blumenau, contra o Metropolitano, será disputado no Estádio da Baixada, em Ibirama, com capacidade para 6000 pessoas enquanto nos jogos de mandante o Blumenau irá atuar no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, que tem capacidade para 10200 torcedores. 

Estádio João Marcatto será a casa do Blumenau nesta temporada
📸Arquivo/OCP News


O BEC já tem seu treinador para a Série B 2024 e é Joaquim Fernandes (39 anos), Pernambucano de Recife e que tem passagens por SC Jaraguá e também Fluminense de Itaum, de Joinville, que firmou parceria com o Blumenau e cedeu o CT para o Blumenau treinar durante o Catarinense e também o técnico Joaquim Nego. Nesta semana o Tricolor Blumenauense anunciou seu 1º reforço pro campeonato, trata-se do lateral direito Gabriel Sales, de 24 anos, que foi campeão com o clube na Série C Catarinense de 2017 e neste ano atuou pelo União Barbarense no Paulista A4 (4ª divisão). Com as dificuldades que o clube vem enfrentando aliado à ausência do Estádio do SESI coloca o Blumenau na briga contra o rebaixamento antes do início da competição. Nesta semana, na segunda-feira (06/05), o tricolor Blumenauense fez um jogo treino contra o Paraná que terminou empatado em 2x2 com Luan May e Marlon marcando os gols da equipe Catarinense, o clube também anunciou que deve anunciar mais reforços para a Série B no decorrer dessa e das próximas semanas. 

Na estreia da competição o Blumenau vai até Ibirama, no Estádio da Baixada, pra visitar o Metropolitano.

BEC vem de acesso e espera não retornar à Série C em 2025
📸Arquivo/Blumenau EC



Camboriú FC

O Cambura foi a outra equipe rebaixada na Série A em 2023, junto ao Atlético Catarinense, e retorna à Série B já pensando em voltar à elite estadual. Nesta temporada o Camboriú volta a mandar seus jogos no Estádio Municipal Roberto Santos Garcia, o Robertão, com capacidade para 3300 torcedores. Aliás, na semana passada, na madrugada de sábado pra domingo, a cozinha do Robertão foi arrombada e todo o estoque de alimentação dos atletas foi roubado, o clube ainda informou que esta não foi a 1ª vez  que algo deste tipo acontece já que em 2023 houveram roubos de fios e também na lavanderia além de depredação, de crianças de 11 e 13 anos, ao ônibus do clube. 

Cambura voltará a mandar seus jogos no Robertão em busca do acesso
📸Rafael Nunes/PMC


Para a atual temporada da Série B o Camboriú também já tem seu treinador definido: Kinho Forgiarini, de 41 anos, que está no clube desde 2016, com curtas passagens por Caxias e Brusque, como auxiliar técnico e nesta temporada segue no comando técnico da equipe, que também ocupou em 2023. Além do treinador o Cambura também anunciou a renovação com o gerente de futebol Pedro Poitevin que trabalha na montagem do elenco para a Série B que já conta com 3 reforços: Igor, zagueiro, retorna ao Camboriú após passagem pelo Audax-RJ; Bremer, zagueiro, também volta a Camboriú mas após passagem pelo Lagarto-SE; e por último o lateral direito Everton que já passou pelo clube em 2021 e estava atuando no ASA de Arapiraca. 

Na estreia da 2ª divisão Catarinense o Cambura recebe o Guarani no Estádio Robertão, em Camboriú.

Camboriú espera voltar à elite estadual e quem sabe à Série D do Brasileiro
📸Beno Küster



Caravaggio

A equipe de Nova Veneza vem para mais um Catarinense Série B após evitar o rebaixamento na última temporada, se classificar ao mata-mata mas que acabou sendo eliminado para o Nação já nas quartas de final, nos pênaltis. O Azulão do sul do estado continuará mandando seus jogos no Estádio da Montanha, em Nova Veneza, com capacidade para 1000 torcedores e que deve ser a força do time na competição. 

Estádio da Montanha receberá jogos do Caravaggio e pode ser a força da equipe
📸Thaís Spillere/Caravaggio FC


Para a atual temporada o Azulão da Montanha contratou um técnico experiente no futebol nacional: Luís Carlos Cruz, 60 anos, que tem passagens por Avaí, Figueirense, Chapecoense, Bahia, CRB e muito mais, por último esteve no Dourados AC, do Mato Grosso do Sul, no início de 2024 pra disputa do estadual local. Atualmente está sendo disputado o Catarinense Série B Sub-21 e o Caravaggio já conquistou a vaga à final com 1 rodada de antecedência e agora aguarda seu adversário para esta decisão, até por essa boa campanha o Azulão deve aproveitar alguns nomes desse time finalista no Sub-21 para a disputa da categoria profissional. O Caravaggio já anunciou 2 jogadores para a Série B 2024: Henik, volante, estava no futebol Japonês desde 2017 e Matheus Ernandes, zagueiro, que atuou no Mato Grossense 2024 pelo Dom Bosco. A equipe de Nova Veneza vem pro campeonato pra brigar por mais uma permanência na 2ª divisão e quem sabe, de sobra, conseguir novamente uma classificação ao mata-mata da competição.

Na 1ª rodada da competição o Caravaggio vai até o Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, para enfrentar o Juventus.

Caravaggio esperar voltar ao mata mata, chegar mais longe e, quem sabe, conquistar o acesso
📸Fabrício Júnior/Caravaggio FC


O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...