| Na última Copa América, Messi conquistou seu 1º título com a Argentina 📸Amanda Perobelli/Reuters |
Vamos analisar os 4 grupos da Copa América e como chegam as seleções para a competição.
GRUPO A
Formado pela atual campeã, a Argentina, que chega como favorita a terminar o grupo na liderança por serem atuais campeões também da Copa do Mundo e têm apenas 1 derrota, para o Uruguai, desde a conquista mundial. Pela 2ª colocação a briga deve ser mais acirrada entre Canadá que cresceu bastante no futebol, esporte que não é muito popular por lá, retornando à Copa do Mundo em 2022 e também boas campanhas continentais e a seleção Chilena que não vem nos seus melhores dias mas com os 2 títulos recentes já tem casca na competição e deve fazer um confronto direto contra o Canadá bem interessante. Um pouco mais por fora corre a seleção do Peru que não participou da última Copa do Mundo, assim como o Chile, mas que tem resultados piores nos 2 últimos anos em Eliminatórias e Amistosos, corre por fora e pode, dificilmente, surpreender numa busca à classificação.
| Em sua melhor fase no século, Canadá quer surpreender na Copa América 📸Profimedia |
GRUPO B
Esse que é o grupo mais em aberto antes de a bola rolar nos EUA e um leve favoritismo ao Equador que vem de participação em Copa do Mundo, bons resultados nas Eliminatórias para 2026 e também nos amistosos realizados, com uma geração renovada a seleção Equatoriana vive expectativa de melhores resultados nas competições que disputar já que o Del Valle faz um importantíssimo papel na revelação de promessas locais e ajuda bastante La Tri consequentemente. Pela 2ª vaga vejo uma briga com total condição para os outros 3 participantes do grupo, a Jamaica também tem uma geração que pode levar o país à bons resultados, a uma disputa de Copa do Mundo e que chega com uma melhor impressão que a seleção Mexicana que não tem bons nomes e inclusive enfrentou e dificultou o amistoso diante do Brasil, mas que foi uma seleção bem mexida por Dorival para fazer testes, e o México hoje chega próximo ao nível da Venezuela que chegam à competição pensando principalmente em evitar a lanterna do grupo.
| Equador chega com expectativas de buscar a classificação como líder do grupo 📸Tim Nwachukwu/AFP |
GRUPO C
Outro grupo que volta a ter um favorito para terminar na 1ª colocação: o Uruguai. Os comandados de Marcelo Bielsa chegam com moral para esta edição da Copa América, após ficarem pela fase de grupos no Mundial do Catar, com geração renovada e jogadores experientes pra encorpar o elenco em busca de retornar a uma final continental depois de 13 anos. Na briga pela 2ª vaga ao mata mata vejo uma leve vantagem aos EUA, que além de jogar em casa também é um país que vê uma melhora considerável na geração do futebol da seleção e vive expectativas de algum resultado histórico num futuro não muito distante. Já a seleção do Panamá pode ser uma surpresa nesse grupo, inclusive no confronto direto contra os EUA onde já há um conhecimento entre as 2 seleções por se enfrentarem em competições da CONCACAF, e chega para esse grupo como a 3ª força, à frente apenas da Bolívia que é uma seleção inofensiva jogando fora de casa e longe da altitude além de que a renovação por lá também não vem nos seus melhores dias e devem amargar a lanterna em mais uma edição de Copa América.
| Uruguai chega como favorito à liderança do Grupo C 📸Isaiah J. Downing/USA Today Sports |
GRUPO D
O Grupo do Brasil vem equilibrado pra essa edição de Copa América já que a seleção Canarinho vem de uma eliminação pra Croácia na Copa do Mundo e que acarretou na troca de técnico, que agora chega sob comando de Dorival Junior com 2 vitórias e 2 empates em 4 amistosos disputados. Junto ao Brasil a seleção Colombiana deve fazer jogo duro na briga pela liderança do grupo já que os Colombianos vêm embalados de uma sequência de 16 jogos sem perder entre amistosos e eliminatórias. Por fora aparece a seleção da Costa Rica como 3ª força e podendo surpreender com uma classificação ao mata mata mas com chances não tão altas se comparadas à década passada em que a seleção Costarriquenha teve sua melhor geração em campo. Já o Paraguai deve amargar a lanterna já que vive seu pior momento, pelo menos no século 21, em que vários treinadores passaram pelo comando técnico mas não conseguindo aumentar o rendimento dos jogadores, que até tem peças com qualidade no elenco da seleção Paraguaia jogando pelos clubes e que não rendem quando vestem as cores do país e até por isso a chance de classificação na Copa América e à Copa do Mundo 2026 são praticamente nulas atualmente.
| Endrick já chegou impactando e marcou o gol da vitória na estreia de Dorival na seleção 📸Ben Stansall/AFP |
E pra vocês, quais as seleções que podem surpreender positiva e negativamente nessa edição de Copa América? Acredita que o Brasil pode conquistar mais esse título?
Acho que esse ano é sem surpresas. Brasil x Argentina na final e a chinela canta!
ResponderExcluirArgentina x Colômbia esse ano
ResponderExcluir