sábado, 27 de julho de 2024

É hora das oitavas de final na Sul-Americana

 

Corinthians e Bragantino fazem o duelo brasileiro nas oitavas da Sul-Americana
📸Rodrigo Coca/Ag. Corinthians


Na última quinta-feira foram definidos os últimos 3 confrontos de oitavas de final da Sul-Americana com 5 brasileiros classificados e 1 duelo entre paulistas que garante ao menos 1 brasileiro nas quartas de final da competição continental. A rodada decisiva de mata-mata iniciou na terça com o Huachipato garantindo vaga nos pênaltis diante do Racing, de Montevidéu, e agora os Chilenos enfrentam o Racing, de Avellaneda, nas oitavas de final com favoritismo à equipe Argentina que vem desempenhando bom futebol na atual temporada enquanto o Huachipato classificou com dificuldades diante de um adversário mais frágil. No 2º confronto da noite o Internacional acabou sendo eliminado no Beira-Rio após empatar com o Rosario Central, e derrota pelo placar mínimo no jogo de ida na Argentina, agora os Canallas enfrentam o Fortaleza nas oitavas de final com um confronto que deve ser mais equilibrado que o citado anteriormente com um leve favoritismo ao Tricolor Cearense que vem de bons trabalhos de Vojvoda inclusive sendo o atual vice-campeão da competição.


Inter volta a ser eliminado e só tem o Brasileirão em disputa
📸Ricardo Duarte/SC Internacional


Já no 2º dia de decisão, na quarta-feira (24), começou com o Libertad garantindo a classificação diante da Universidad Católica, do Equador, após vencer o jogo de ida no Paraguai por 2x0 e segurar o empate por 1x1 no jogo de volta em Quito, agora o Libertad enfrenta outro Paraguaio nas oitavas de final e chega com favoritismo diante do Sportivo Ameliano, apesar de o Ameliano ter se classificado como líder num grupo com o Athletico mas o Libertad tem maior investimento e chega à Sul-Americana como 3º colocado de seu grupo na Libertadores. Em outro jogo da quarta-feira o Boca Juniors teve dificuldades mas venceu pelo placar mínimo, com gol de Cavani, o Independiente del Valle após empate sem gols no jogo de ida na Equador e agora o Boca enfrenta o Cruzeiro na próxima fase da competição, mais um confronto equilibrado mas acho que com um pouco de favoritismo ao Cruzeiro pelo bom momento recente enquanto a equipe Argentina não vem desempenhando seu melhor futebol nesta temporada. Outro jogo que movimentou a noite de quarta foi em Bragança Paulista, após um empate por 1x1 no jogo de ida, em Guayaquil, e com cenário parecido também no jogo de volta em que o Barcelona abriu o placar mas o Bragantino não demorou a empatar, e também foi assim com os 2º gols dos times e a partida parecia que ia ser decidida nos pênaltis até que a estrela de Pedro Caixinha brilhou e Jhon Jhon marcou o gol da vitória, e da classificação, após 12 minutos em campo, faltando apenas 4 minutos pro fim do tempo regulamentar e agora o Massa Bruta enfrenta o Corinthians nas oitavas de final num confronto que vai ser difícil mas que vejo também um leve favoritismo ao Bragantino principalmente pelo momento ruim que vem passando o Corinthians nesta temporada mas que não será uma grande surpresa se conseguir a classificação às quartas de final. 


Bragantino fez o serviço diante da torcida e avançou às oitavas
📸Ari Ferreira/RB Bragantino


Já no último dia dessa 1ª fase eliminatória de mata-mata na Sul-Americana começou com mais uma eliminação Brasileira e o Cuiabá acabou perdendo a vaga nas oitavas para a equipe do Palestino após segurar o empate no jogo de ida, no Chile, e acabou sofrendo a derrota logo na decisão em casa, por 2x1, e o Dourado deixa a competição sem chegar às oitavas enquanto o Palestino enfrenta o Independiente Medellín com favoritismo aos Colombianos mas podendo ser um confronto equilibrado já que o Palestino mostrou força como um azarão já diante do Cuiabá. No jogo de estrangeiros da quinta-feira um jogo movimentado entre LDU e Always Ready mas que a equipe Equatoriana conseguiu boa vantagem ao fazer 3x0 no jogo de ida em Quito mas os Bolivianos também fizeram valer seu mando e conquistaram uma vitória por 3x1 jogando em El Alto, cidade mais alta da competição, ficando a apenas 1 gol de levar a decisão para os pênaltis, agora a atual campeã da Sul-Americana, LDU, enfrenta o Lanús nas oitavas de final em um confronto que deve ser equilibrado mas com a equipe Equatoriana precisando melhorar seu rendimento se quiser buscar o bicampeonato, Lanús chega com um leve favoritismo que precisa refletir em campo se quiser chegar às quartas de final. Por último, mas longe de ser menos importante, vem o Athletico que passa dificuldades no seu ano de centenário até aqui mas na Sul-Americana, competição que já conquistou duas vezes, a tradição fez diferença e o Furacão eliminou a equipe do Cerro Porteño após empate no Paraguai e vitória, por 2x1, na Arena e agora enfrenta o Belgrano nas oitavas de final no que deve ser o confronto mais equilibrado dessa fase que está por vir já que os times têm campanhas parecidas em seus campeonatos locais e que o Belgrano garantiu a liderança de seu grupo na Sul-Americana enquanto o Athletico foi surpreendido e terminou na 2ª colocação de seu gtupo da mesma competição. 


Athletico garante vitória em casa para avançar às oitavas de final
📸Átila Alberti/UmDois Esportes


Para você quem são os times mais fortes na disputa e que podem ser considerados favoritos ao título da Sul-Americana 2024? Acredita no retorno da taça da competição ao Brasil?

segunda-feira, 22 de julho de 2024

E chegou ao fim...

 

O Santa Catarina terminou a 1ª fase invicto, líder e classificado direto à semifinal
📸Rolf Jr/Santa Catarina Clube


Neste último domingo (21/07) chegou ao fim a 1ª fase do Campeonato Catarinense Série B 2024 com fim do calendário desta temporada para 4 equipes (Blumenau, Metropolitano, Guarani e Atlético Catarinense). A dupla de Blumenau garantiu permanência na 2ª divisão e disputará a busca pelo acesso à elite em 2025, com o Blumenau tendo atingido seu principal objetivo inicial que era a luta contra o rebaixamento, apesar de terminar com a sensação de que poderia ser presença entre os 6 classificados ao mata mata, já o Metropolitano se esperava uma classificação mas após um início instável o Metrô chegou a figurar entre os 2 últimos colocados mas conseguiu evitar o rebaixamento. Já a dupla da Grande Florianópolis foi quem figurou com os times rebaixados nesta edição de Série B, com o Guarani muito abaixo da expectativa já que na última edição foi o 3º colocado e acabou perdendo a vaga do acesso para o Nação Esportes, enquanto o Atlético Catarinense vive um enorme problema financeiro devido ao péssimo planejamento na participação da Série A Catarinense, em 2023, e não conseguiu evitar o 2º rebaixamento seguinte e voltando à Série C, onde foi campeão na edição de 2020.


Guarani faz uma temporada irreconhecível e é rebaixado para a Série C
📸Lucas Veber


Na parte de cima o Santa Catarina fez uma ótima e constante 1ª fase em que terminou invicto com 5 vitórias e 4 empates nos 9 jogos disputados, chegando aos 19 pontos, garantindo a liderança e uma vaga direta à semifinal, ganhando descanso nessa 1ª fase de mata mata do campeonato. Quem terminou na vice-liderança e garantiu também uma folga e a 2ª vaga direta a semifinal foi o surpreendente Caravaggio, que se adaptou muito rápido à Série B e vem se consolidando como um time que briga pelo acesso à elite já que chega ao mata mata pelo 2º ano consecutivo e desta vez espera ir mais longe já que tem um dos principais jogadores do campeonato como destaque individual: o meia Danielzinho que terminou como artilheiro da 1ª fase do campeonato. Agora tanto o Caravaggio quanto Santa Catarina têm mais de uma semana de folga e também terão a vantagem de disputarem o jogo de volta das semifinais em seus mandos, que vêm fazendo a diferença para as 2 equipes que vêm sendo abraçadas por suas respectivas cidades, Nova Veneza e Rio do Sul. 


Caravaggio é outro time que folga na 1ª rodada de mata mata
📸Divulgação/Caravaggio FC


Na 3ª colocação ficou o tradicional Carlos Renaux, que chegou a figurar entre os 2 primeiros mas não conseguiu garantir a folga na última rodada mas decide em casa a vaga das quartas de final após uma boa campanha na 1ª fase em que o Carrenô perdeu apenas 1 jogos dos 9 disputados e agora enfrenta o Camboriú na estreia da fase eliminatória. A Cambura iniciou a 1ª fase com bons jogos e resultados mas oscilou no decorrer da 1ª fase, apostou no retorno de Luan Carlos que levou o time à final do Catarinense Série A 2022, garantiu a classificação ao mata mata na 6ª colocação e com isso o Camboriú irá decidir todas as fases do mata mata fora de casa independente de onde chegar. Na 4ª colocação ficou o atual campeão da Série C: o Atlético Tubarão, que após um início de campeonato ruim apostou na troca de comando técnico e que resultou numa melhora considerável do Peixe que garantiu também o mando de campo nessa decisão de 1ª fase do mata mata. O adversário do Atlético Tubarão é outro tradicional time do futebol Catarinense, o Juventus que também fez a 1ª fase parecida com o seu adversário em que começou rendendo abaixo do espero mas após troca de comando técnico, o experiente Paulo Baier assumiu o comando do Moleque Travesso e garantiu a classificação na 5ª colocação em que a equipe de Jaraguá só decidirá em casa se enfrentar o Camboriú em alguma fase da competição. E lá vem a parte mais importante do campeonato para os 2 times que conseguirem os acessos. 


Carlos Renaux e Juventus também garantiram vaga ao mata mata da Série B
📸Lucas Pavin/Avante! Esportes


Pra você, quem são os 2 favoritos ao acesso e quem devem ser os times que garante vaga na Série A do Futebol Catarinense em 2025?

quarta-feira, 10 de julho de 2024

O que fica de lição da Copa América pra Seleção Brasileira

 

Brasil se despediu da Copa América após perder nos pênaltis para o Uruguai
📸Kevork Djansezian/Getty Images


Na estreia de Dorival Jr no comando da Seleção Brasileira em competição oficial mais uma vez o rendimento foi abaixo do esperado e o Brasil foi eliminado com apenas 1 vitória na competição, diante do Paraguai o adversário mais fraco da fase de grupos. A estreia na Copa América foi um empate sem gols diante da Costa Rica, que deixou muita gente incomodada pelo fato de o Brasil não conseguir aplicar sua superioridade e marcar ao menos 1 gol para sair com a vitória, até marcou mas o gol foi corretamente anulado pelo VAR, inclusive na saída desse jogo ficou marcada uma imagem que reflete muito a atual geração que veste a Amarelinha quando o lateral direito, e capitão, Danilo saiu para bater boca com torcedores na arquibancada que criticaram o desempenho do time de forma justa. Na 2ª partida da fase de grupos a única vitória Brasileira na competição e um fácil 4x1 diante do Paraguai, que é um adversário fraco em Copa América e Eliminatórias atualmente devido à dificuldade de renovação da geração local, e a Seleção encerrou a 1ª fase com um empate por 1x1 contra a Colômbia em que o Brasil ainda abriu o placar com gol de falta de Raphinha mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos do 1º tempo após mais uma falha coletiva e de comunicação da defesa Brasileira. Nas quartas de final o adversário foi mais difícil ainda já que pela classificação em 2º no Grupo D teve que enfrentar o líder do Grupo C: o Uruguai. Em mais um jogo de rendimento baixo coletivo a Seleção pouco produziu devido ao meio campo não render nesses 4 jogos de Copa América que acaba dificultando de a bola chegar com qualidade no ataque e o jovem Endrick acabou sentindo a pressão de um jogo eliminatório de Copa América, pouco apareceu no jogo mas também que não merece tantas críticas devido à baixa idade e experiência internacional do atacante. 


Brasil até tentou mas não saiu do 0 contra a Costa Rica na estreia
📸Patrick Fallon/AFP

São muito problemas vistos na atual seleção e que talvez tenha sido camuflado, para alguns, devido aos resultados diante das Seleções Europeias nos amistosos de preparação, fato é que a CBF afastou o torcedor da Seleção com amistosos sendo em sua maioria fora do Brasil e com essa diminuição da paixão do torcedor pela camisa amarela os jogadores também vão diminuindo o tesão em vestir a camisa que é, ou deveria ser, o maior objetivo na carreira de um jogador profissional. Foram muitos problemas encontrados nessa Copa América mas o principal ao meu ver é como citado acima na falta de vontade dos jogadores em atuarem pela seleção, tanto que muitos jogadores rendem e se destacam em seus clubes e ligas nacionais mas que no Brasil não chegam nem perto do mesmo rendimento principalmente o trio de meio campo nessa última edição, 3 jogadores de Premier League que têm sequência nos times mas que atuando juntos não têm conseguido fazer o jogo passar por lá e levar a bola com qualidade ao ataque. Falando no setor ofensivo que também sofre do mesmo problema inclusive com a dupla do Real Madrid, Rodrygo e Vini Jr, rendendo muito menos que no clube espanhol, também ainda teve Raphinha e Savinho alternando na ponta direita com o atacante do Barcelona tendo um destaque maior pelo gol de falta mas que também deixou a desejar, Savinho até tentou desequilibrar na velocidade e jogo agudo mas que serviu só contra o Paraguai. Na defesa as laterais também sofrem bastante, principalmente a esquerda que teve como opções Wendel e Arana e que foi a pior posição da seleção na Copa América, Danilo herdou a braçadeira de capitão e até foi um pouco melhor mas longe de ser unanimidade como titular da posição e pra fechar a dupla de zaga que falhou na comunicação, falhas coletivas e ainda contou com Militão abrindo a cobrança de pênaltis nas quartas de final e perdendo de forma displicente, enquanto Marquinhos e Alisson não são dos piores nomes mas que estão sem clima para continuar atuando com a Amarelinha. 


Seleção volta a marcar gol de falta, com Raphinha, após 4 anos e meio
📸AFP


Já são 5 anos do último título da Seleção, a Copa América 2019, e mais de 20 anos da última Copa do Mundo, e sem maiores expectativas de um hexa tão cedo, mas que deve garantir vaga à edição de 2026 principalmente devido ao aumento de vagas. Não acredito que esse seja o pior momento da Seleção Brasileira na história do futebol, como alguns falam, mas realmente tá difícil pro torcedor criar expectativa de que o Brasil possa voltar ao topo do Mundo ou, antes ainda, vencer uma Seleção Europeia de maior poderio em disputa de Mundial já que nas últimas 2 edições as eliminações foram diante de Bélgica e Croácia, respectivamente, e que não são das maiores forças do Velho Continente apesar de terem apresentado suas melhores gerações nas últimas 2 Copas do Mundo.
O maior problema ao ver atualmente está mesmo na CBF em não enxergar o quão distante a Seleção está do torcedor e mesmo assim continuar com o papo de melhores do mundo, algo que não são há 22 anos. Além desses pontos a Confederação parece não amadurecer em busca de formar uma Seleção pra competir em Copa do Mundo e fica passando a mão na cabeça dos jogadores ao fim de eliminações em vez de demonstrar a importância e o orgulho que deveriam ter de vestir a camisa amarela sem drama de que poderia estar de férias e coisas do tipo até porque nenhum jogador é obrigado a atuar por seleção e vai porque quer, um bom exemplo a se seguir, mas que não será seguido, é a Espanha que fez um ótimo trabalho de renovação e já tem uma nova geração com expectativas altas por serem cobrados e entregarem rendimento enquanto no Brasil qualquer crítica é rebatida por jogador que parece não ter preparo psicológico para cobranças de torcedor. 

E pra você, quais as expectativas com a Seleção Brasileira? 

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Vem aí a reta final da 1ª fase do Catarinense Série B



Metropolitano venceu sua 1ª partida nesta rodada e saiu da zona de rebaixamento
📸Redes Sociais/CA Metropolitano

                      
Chegou ao fim a 6ª rodada da 1ª fase do Catarinense Série B 2024, ou 2/3 do campeonato, e as brigas vão cada vez mais se definido apesar de abertas nas 2 pontas da tabela de classificação. Na ponta de cima o Santa Catarina lidera com folga após 16 pontos conquistados em 6 jogos, com 5 vitórias e 1 empate, e precisa de apenas um empate para garantir a vaga entre os 6 classificados ao mata-mata mas a Águia do Vale vai em busca dos 3 pontos para garantir a classificação entre os 2 primeiros para ganhar folga na 1ª fase do mata-mata entrando apenas na semifinal. A cidade de Rio do Sul abraçou o clube, junto à prefeitura, e o clube vem com consistência após montar um elenco experiente e qualificado para a Série B, que vem entregando os resultados esperados e fazendo uma boa 1ª fase assim como no ano passado mas que a torcida espera um desfecho diferente nessa temporada para ver o time na elite do Futebol Catarinense. Na vice-liderança vem o surpreendente Caravaggio, distante 6 pontos do líder, e que vem com 10 pontos após 6 rodadas disputadas com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. O Azulão da Montanha que tem seu principal destaque individual o camisa 10, Danielzinho, que é o artilheiro isolado da competição com 4 gols em 6 jogos, inclusive marcando o 2º gol do Carava na vitória por 2x0 contra o Camboriú no último domingo (30/06), a equipe de Nova Veneza vai se afastando da zona de rebaixamento e agora foca em garantir a classificação ao mata-mata pelo 2º ano consecutivo. 


Santa Catarina segue invicto e líder da Série B
📸Rolf Jr/Santa Catarina Clube


Logo na sequência da classificação vem o Carlos Renaux, com 9 pontos, que também é uma grata surpresa nessa edição e também vai encaminhando bem a classificação, ao mínimo, às quartas de final para continuar a briga pelo acesso. Na sequência vem dois times empatados com 8 pontos, Blumenau e Tubarão, que ambos começaram mal no campeonato mas vêm se recuperando e vão se firmando na briga pela classificação, lembrando que o Tricolor Blumenauense ainda enfrenta o problema de não conseguir atuar em sua cidade e vir jogando na cidade de Jaraguá do Sul, já a equipe do sul do estado fez um investimento mirando o acesso inclusive com a contratação do experiente Fabiano Soares como treinador mas que não resistiu aos maus resultados e já deixou o comando do Tubarão. Quem fecha o G6 é a equipe do Camboriú, com 7 pontos, e que vem fazendo um campeonato regular onde esteve presente entre os 6 primeiros desde as primeiras rodadas e deve vir forte também para a briga por uma das 2 vagas à Série A 2025. Também com 7 pontos vem o Metropolitano que alcançou sua 1ª vitória na competição nesta rodada e deu um salto na tabela, saindo da lanterna para a 7ª colocação já colado no 1º time dentro dos classificados e esses devem ser os times brigando pelas 6 vagas às quartas de final, para os 4 piores classificados enquanto os 2 melhores já se classificam à semifinal.


Atlético Tubarão e Carlos Renaux devem estar entre os classificados da Série B
📸Rodolfo May/Atlético Tubarão


Já nas 3 posições são 3 times empatados em 5 pontos: Juventus, Guarani e Atlético Catarinense. O Bugre Palhocense segue fora da zona de rebaixamento devido ao saldo de gols, o 1º critério de desempate, mas vem num campeonato bem abaixo do que se esperava antes do início da competição já que na última edição da Série B o Guarani bateu na trave do acesso e foi eliminado na semifinal para o campeão Nação Esportes, lembrando que a equipe da Grande Florianópolis ainda disputa a Copa SC nesta temporada. Já o Moleque Travesso de Jaraguá do Sul até teve um início de campeonato melhor mas teve uma queda de rendimento considerável com o decorrer das rodadas, apostou na troca de técnico anunciando Paulo Baier e que já estreou com derrota diante do Tubarão, atualmente o Juventus abre o Z2 e precisa vencer urgentemente pra respirar e escapar da Série C Catarinense. Na lanterna da tabela vem o Atlético Catarinense com os mesmos 5 pontos de Guarani e Juventus mas com o pior saldo dos 3 últimos colocados. A equipe que disputou a Série A 2023 com sede em São José, na Grande Florianópolis, atualmente vem mandando seus jogos no Estádio Mário Balsini em Criciúma, no Bairro Próspera, o principal problema da equipe é a questão financeira e todas as dívidas que sobram até hoje do planejamento mal feito para a disputa da elite do Futebol Catarinense, com isso a diretoria não conseguiu montar um time que possa brigar por algo a mais do que uma luta contra o rebaixamento.


Tabela de classificação da Série B após 6 rodadas
📸Divulgação/FCF


Pra quem vai sua torcida nessa Série B Catarinense? Quem devem ser os 2 times que sobem e os 2 que caem na opinião de vocês? Comenta aí!

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...