![]() |
| Apresentado em Maio, Dal Pozzo durou quase 3 meses no comando técnico do Avaí 📸Leandro Boeira/Avaí FC |
Após mais uma derrota, a 4ª em sua passagem de 16 jogos pelo Leão, o técnico Gilmar dal Pozzo não resistiu ao resultado, aliado à má sequência de resultados e 9 jogos sem vencer, e foi demitido pelo clube na tarde da última segunda-feira (06). Apesar da má fase recente o início da passagem foi muito positiva e o técnico engatou uma sequência de 10 partidas invictas, assumindo a liderança do campeonato na 13ª rodada, mas como foi a passagem de Gilmar pela Ressacada após um aproveitamento de 50% sendo 6 vitórias, 6 empates e 4 derrotas nos 16 jogos disputados? Vamos analisar abaixo.
![]() |
| Gilmar estreou com vitória e engatou ótima sequência em sua chegada 📸Fabiano Rateke/Avaí FC |
Dal Pozzo assumiu o comando técnico do Avaí na 4ª rodada, chegou ao time com 1 ponto em 3 jogos, sendo 1 empate, 2 derrotas e nenhum gol marcado, e decidiu por manter o esquema usado na rodada anterior por Marquinhos Santos que comandou o time interinamente diante do Paysandu. A manutenção do 4-4-2 deu certo, o Avaí conseguiu uma vitória suada por 1x0 diante do Coritiba e iniciou uma arrancada e sequência positiva na competição, após isso foram mais 4 vitórias consecutivas fazendo com que o Avaí conquistasse 15 dos 15 pontos conquistados, contra CRB, Sport, Goiás e Ituano respectivamente. A essa altura do campeonato o Avaí não vinha desempenhando um futebol de brilhar os olhos da torcida mas vinha fazendo os resultados e deixava a briga contra o rebaixamento para brigar pelas 4 primeiras posições e também pelo acesso à Série A. Com a sequência positiva e a crescente na tabela o estilo de jogo começou a ficar previsível já que o Avaí entrou na briga pelo acesso e ser mais visado pelos seus adversários, principalmente após assumir a liderança do campeonato no fim da 13ª rodada já que na seguinte veio a 1ª derrota de Gilmar no Leão e aí começou a sequência negativa que acabou culminando com a demissão do treinador ao fim do 1º turno após 9 jogos sem vencer com 5 empates e 4 derrotas.
![]() |
| Após a 1ª derrota sofrida, Gilmar não conseguiu voltar a vencer com o Leão 📸Leandro Boeira/Avaí FC |
Após assumir o topo da tabela da Série B o Avaí recebeu a equipe do Novorizontino na Ressacada, pela 14ª rodada, acabou conhecendo sua 1ª derrota sob o comando de Dal Pozzo e a má fase estava apenas começando. Com o Avaí chegando ao auge dos resultados o time ficou visado, foi estudado pelos adversários e passou a ser superado com mais frequência, e aqui que fica minha primeira crítica pelo fato de o treinador ter demorado um pouco a procurar variações e jogadores não tão usados como possíveis surpresas para fazer o time voltar a vencer. Depois foram mais 2 derrotas em sequência, contra Vila Nova e Ceará, com o time rendendo melhor e se aproximando mais da vitória no jogo fora de casa, enquanto no jogo da Ressacada o Alvinegro Cearense conseguiu anular bem o Avaí com leitura de jogo e o esquema com 4 jogadores no meio e apenas 2 atacantes já não vinha sendo mais suficiente para vencer os adversários e com isso a equipe foi caindo na tabela e se aproxima cada vez mais da 2ª metade da classificação. No jogo diante do Mirassol, fora de casa, a equipe voltou a mostrar um melhor desempenho e também poderia ter saído com um resultado mais positivo e o empate com mais gosto de derrota foi diante do Botafogo-SP, na Ressacada, em que o Avaí voltou a ter queda no desempenho mas abriu o placar na reta final do 2º tempo porém sofreu o empate no último minuto de partida após escanteio marcado de forma equivocada pela Assistente 2 do jogo, Denise Akemi, mas também teve parte de culpa no elenco em campo que acabou relaxando no lance decisivo de empate além de ficar muito nervoso e ansioso nos minutos finais pela busca de voltar a vencer, inclusive caindo em provocações desnecessárias do adversário que desestabilizam o psicológico do time. Em seu último jogo no comando do Leão, no Moisés Lucarelli, a equipe não produziu tanto volume mas desperdiçou chances claras de gol, por tomadas de decisão equivocada dos atacantes, mas também achei que o técnico não tomou as melhores decisões na hora das substituições e a sua passagem pela Ressacada chegou ao fim no retorno a Florianópolis.
![]() |
| Em sua passagem pelo Avaí, Dal Pozzo também participou em podcast do clube 📸Leandro Boeira/Avaí FC |
Sobre a passagem de Gilmar dal Pozzo no Avaí eu vejo que havia motivos plausíveis pela demissão do treinador, principalmente pela demora em buscar mudança no esquema e outras variáveis em busca de mais vitórias, mas também há bastante erro na montagem de elenco para mais uma temporada e vejo com certa limitação para garantir um acesso à Série A 2025.
E você torcedor, o que achou da passagem de Gilmar pelo comando técnico do Leão? A demissão foi justa ou injusta na sua visão? Comenta aí!




Nenhum comentário:
Postar um comentário