terça-feira, 13 de agosto de 2024

O Catarinense 2025 contará com 2 estreantes

No último final de semana conhecemos os 2 times ascendidos à Série A do Catarinense 2025 e teremos dois estreantes na elite do futebol Catarinense: Caravaggio e Santa Catarina. Bora conhecer um pouco mais destas equipes? 


Diante de seu torcedor o Caravaggio confirmou o acesso e a estreia na elite Catarinense.
📸Fabrício Jr.

A equipe que conquistou o acesso no domingo vem do sul do estado, mais precisamente da cidade de Nova Veneza que fica a 18km de Criciúma e agora contará com o Caravaggio na Série A 2025. O estádio do Azulão é o Estádio da Montanha com capacidade para 1000 torcedores, que deve contar com arquibancadas móveis para atender o mínimo de capacidade solicitado para a disputa do Catarinense, já o gramado foi trocado no início deste ano e já atende às medidas solicitadas pela FCF. Apesar da capacidade baixa do estádio a atmosfera construída pela torcida foi importante para que o Caravaggio conquistasse seu inédito acesso, inclusive no jogo decisivo diante do Juventus onde conseguiu garantir a classificação no tempo regulamentar, sem precisar da decisão por pênaltis. Lembrando que a equipe de Nova Veneza tem 54 anos de história mas se profissionalizou recente, em 2021, e se adaptou muito rápido ao Catarinense conseguindo o acesso da Série C à Série B logo em seu 1º ano de disputa. Além disso também conseguiu evitar o rebaixamento na 1ª disputa de 2ª divisão de Catarinense, logo no ano seguinte chegou ao mata-mata pela 1ª vez e chegou perto do acesso que não escapou nesta edição, a 3ª que o Azulão disputou em sua história. 


A torcida se fez presente e foi fundamental na conquista do acesso do Azulão.
📸Fabrício Jr.


Quanto ao elenco do Carava a equipe não conta com jogadores conhecidos do torcedor que acompanha o Futebol Catarinense, principalmente a divisão de elite, mas mesmo assim fez valer a força do coletivo sob comando do técnico Luiz Carlos Cruz, com passagens por clubes Catarinenses e muitos outros estados. Quanto a destaques individuais no campo o principal nome do Azulão foi o Danielzinho, camisa 10, que atua pela ponta esquerda e atualmente é o artilheiro da equipe na competição com 5 gols marcados e 3 assistências em 11 jogos disputados, Danielzinho teve passagem pelo Avaí após destaque no Próspera no Catarinense 2021. Logo em seguida na tabela de artilharia vem o camisa 9 do Caravaggio, Gênesis, com 4 gols marcados em 9 jogos disputados que inclusive deixou sua marca no jogo do acesso diante do Juventus. Falando em jogo do acesso quem também teve destaque no jogo do último domingo foi o atacante Elyson, de 19 anos, que é cria do próprio Azulão da Montanha e foi o marcador do gol do acesso, aos 46 minutos do 2º tempo que foi muito celebrado no estádio e ao fim da partida o jovem atacante caiu nas graças da torcida. Já na parte defensiva o time de Luiz Carlos Cruz não foi mal mas também não foi tão destaque já que a equipe tem média superior a 1 gol sofrido por jogo até aqui porém o ataque está próximo de 2 gols marcados por jogo como média e vem sendo mesmo o principal destaque do Caravaggio. 


Santa Catarina garantiu acesso inédito à elite diante do seu torcedor.
📸Rolf Jr./Santa Catarina Clube


No sábado foi garantido o 1º acesso em Rio do Sul após um empate sem gols entre Santa Catarina e Camboriú a Águia do Vale conquistou o acesso já que havia vencido o jogo de ida por 1x0 na condição de visitante. A equipe homônima ao estado foi fundada no ano de 1998 que no início de sua história não tinha uma cidade sede fixa e ficava alternando entre cidades estado afora com passagens por Blumenau, Navegantes, São Francisco do Sul, Joinville, Imbituba e chegou a um acordo com a prefeitura de Rio do Sul em  2022 em uma parceria que vem se mostrando dar certo desde o início e que já garantiu o acesso do Santa à Série B estadual logo em seu 1º ano de disputa. Na cidade de Rio do Sul a Águia vem utilizando o Estádio Alfredo João Krieck com capacidade pouco abaixo dos 3000 torcedores, e que assim como o Caravaggio a equipe do Santa Catarina teve uma boa química com a torcida que também vem fazendo papel importante no crescimento da equipe desde sua fixação em Rio do Sul, quanto ao gramado ainda não está nas especificações da FCF mas o clube deve contar com a parceria junto à prefeitura da cidade para solucionar e poder disputar a elite do Futebol Catarinense na próxima temporada. Quanto a estreia do Santa na 2ª divisão a adaptação da equipe foi mais rápida que a do Caravggio ainda e a Águia garantiu o acesso à elite depois de apenas 2 edições disputadas, inclusive ficando muito próximo do acesso já na edição de estreia mas acabou perdendo a vaga para o Inter de Lages e nesta temporada o principal objetivo foi alcançado e de forma invicta já que o Santa Catarina tem 6 vitórias e 5 empates nos 11 jogos disputados até aqui.


Na fase decisiva pelo acesso a Águia do Vale venceu longe de casa.
📸Rolf Jr/Santa Catarina Clube


O comandante da equipe na busca pelo acesso nesta temporada foi Sandro Sargentim, que havia disputado a Série A Catarinense 2024 com a equipe do Nação Esportes, mas durou apenas 7 jogos no comando da equipe que acabou fazendo bate volta na elite e retorna à 2ª divisão em 2025. Além da campanha invicta o Santa também tem a melhor defesa do campeonato com apenas 7 gols sofridos em 11 jogos disputados até aqui e a experiência do goleiro Gledson, ex-Avaí de 41 anos, foi importante na solidez defensiva junto ao experiente zagueiro Paulo Fales e outros jogadores que deram sustentação na defesa da Águia do Vale. Na parte ofensiva o principal destaque foi o experiente atacante Rafael Costa, que até o momento é o artilheiro da equipe junto a Joanderson, ambos com 3 gols em 11 jogos. Além deles os meias Brendon e Renê, com boa passagem pelo Nação nesta temporada, seguiram seus bons rendimentos e também tiveram suas importâncias na campanha do acesso. 


Santa Catarina e Caravaggio garantem acesso e agora fazem a final da Série B.
📸Rolf Jr./Santa Catarina Clube




Agora Santa Catarina e Caravaggio voltam a se enfrentar, pela final, com o jogo de ida em Nova Veneza e a volta em Rio do Sul, no confronto entre as 2 equipes pela 1ª fase do campeonato o Santa venceu por 3x2 o jogo disputado em Nova Veneza. Quem leva a melhor na final e garante um título inédito para a sala de troféus? Comenta aí embaixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...