terça-feira, 3 de setembro de 2024

A janela de meio de ano do Leão da Ilha

 Nesta segunda-feira (02/09) encerrou a janela de meio de temporada e o Avaí fez bem menos movimentações comparado à mesma janela da temporada passada, os recursos da Liga não vêm sendo entregue conforme o prometido e a diretoria optou por contratar menos jogadores para também não comprometer o financeiro do clube num futuro não tão próximo. Neste texto vou analisar os jogadores que chegaram e os que deixaram o Leão da Ilha nesses quase 2 meses de janela aberta. 


O experiente Vágner Love foi o 1º reforço apresentado na janela
📸Leandro Boeira/Avaí FC


O Avaí anunciou 5 reforços no total até o fechamento da janela e o 1º destes 5 reforços anunciado foi o experiente atacante Vágner Love, 40 anos, e que estava no Atlético-GO na 1ª metade da temporada de 2024 depois de passagem também pelo Sport. Até o momento Love já disputou 10 jogos com a camisa Avaiana, tem 2 gols marcados e 1 assistência além de também ser o dono da braçadeira de capitão atualmente sob o comando de Enderson Moreira, que inclusive treinou Vágner no Sport na última temporada. Apesar da idade elevada o atacante vem demonstrando que ainda mantém sua boa forma física mas ainda tem torcedor que não se convenceu da contratação já que Love é famoso pelos gols marcados e vem desperdiçando algumas chances de gol em que durante seu auge era garantia de bola na rede. 

O 2º nome apresentado também foi um reforço pro ataque: Cassiano. Apresentado na mesma semana que Love, Cassiano veio do Estoril Praia, de Portugal, após o Avaí pagar a multa rescisória (100 mil euros) junto ao clube português. O atacante gaúcho, de base do São José-RS, chegou à Ressacada na 1ª metade de Junho e deixou nesta segunda, dia final da janela, após apenas 8 jogos com a camisa do Avaí e 103 minutos em campo, nenhuma vez foi escalado como titular e retorna ao futebol Português com o Avaí conseguindo os 100 mil investidos no atacante de volta, pago pela equipe do Casa Pia novo time de Cassiano.

Ainda nesse início de janela o Avaí também anunciou o jovem lateral Gustavo Talles, por empréstimo, para a reserva da lateral direita após o término do contrato de Thales Oleques que não renovou com o Leão e logo depois foi apresentado pelo Operário. Gustavo jogou o Campeonato Paulista pela Portuguesa onde chegou até as quartas de final do estadual e até o momento tem 2 partidas com a camisa do Avaí, 1 como titular diante do Santos e 1 entrando no 2º tempo que inclusive foi a vitória da última rodada diante do CRB. Apesar da pouca minutagem Talles causou boa impressão no torcedor principalmente no jogo em que iniciou como titular, na vitória diante do Santos na Vila Belmiro, e deixou o torcedor mais tranquilo para a posição caso Marcos Vinícius volte a ser baixa por algum motivo.

Outro reforço por empréstimo foi o do atacante Gabriel Barros, de 22 anos, e que pertence ao Internacional mas atuou pelo Atlético-GO também por empréstimo do clube gaúcho. Foram 4 partidas até aqui do ponta atacante com a camisa do Leão e a mais marcante foi diante do Paysandu, na Ressacada, em que Gabriel entrou no lugar de Pedro Castro que sentiu a coxa ainda no 1º tempo e o atacante já causou impacto logo depois de entrar no jogo inclusive dando verticalidade ao time em busca do gol da vitória, marcado por Vágner Love, mas na partida seguinte foi titular diante do Coritiba e não conseguiu repetir o nível de atuação do jogo anterior.

No último dia de janela o Avaí voltou a negociar um jogador do Maringá: o meia Rodrigo Santos que inclusive marcou gol no jogo de acesso do Dogão, empate por 1x1 diante da Inter de Limeira. Rodrigo tem 32 jogos com a camisa da equipe Paranaense com 7 gols marcados e 2 assistências, sendo um meia que pisa bastante na área. Confesso que conheço pouco do jogador mas das referências que venho lendo deve ser mais um bom reforço do atual vice campeão Paranaense, que já cedeu Marcos Vinícius e Vilar ao Avaí para a disputa da Série B 2024. Ao todo foram 5 reforços do Avaí nesta janela sendo 1 no setor defensivo, 1 no setor de meio campo e 3 jogadores para o ataque. 


Na única partida como titular, Gustavo Talles deixou boa impressão
📸Léo Piva

Já na questão das saídas 2 jogadores tiveram seus contratos encerrados em 30 de Junho e sem renovação deixaram a Ressacada, 1 deles foi o atacante Gabriel Poveda que estava emprestado pelo Alverca ao Avaí. Anunciado na janela do meio de ano de 2023 o atacante fez uma Série B bem abaixo das expectativas e marcou apenas 4 gols em 20 jogos disputados, já na temporada 2024 Poveda começou abaixo também mas reencontrou o caminho do gol e terminou o Campeonato Catarinense 2024 como artilheiro isolado com 8 gols marcados, mas voltou a cair de rendimento na Série B e marcou apenas 1 gol na edição desta temporada. O fim de seu contrato sem busca do clube para uma renovação dividiu opinião de torcedores, com alguns achando que o atacante merecia ter seu contrato renovado e outros concordando com o clube em deixar Poveda sair. 

Outro que deixou o clube em 30 de Junho foi o lateral Thales Oleques que chegou ao Avaí em 2022 e deixou o clube com um total de 59 partidas disputadas mas que não conseguiu bom relacionamento com o torcedor em sua passagem e acabou pesando na decisão para o clube deixar Thales ficar livre no mercado. Já no Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, o lateral parece ter se encontrado, está em paz com a torcida do clube, vem sendo titular da equipe e já deixou 2 assistências em 8 jogos disputados. Como falado anteriormente e diferente de Poveda, Thales parece ser senso comum entre torcedores e imprensa em que a passagem por Florianópolis deveria ser encerrada ali mesmo. 

Outro que chegou em 2022, não atuava há um bom tempo devido à lesão e deixou o clube após o fim do contrato foi o zagueiro Wellington Nascimento, que reforçou a equipe do Amazonas na sequência da Série B. Wellington fez apenas 6 jogos com a camisa do Avaí em 2 anos de clube, 3 em 2022 e 3 em 2023, mas acabou tendo lesão grave no decorrer da última temporada em que fez com que o clube tivesse que manter o atleta até o fim de sua recuperação mas assim que recuperado também foi dispensado sem maiores dúvidas, até porque o torcedor não sentiu saudade em nenhum momento de sua ausência muito pelo gol contra marcado no jogo diante do Flamengo em 2022 tanto como pelo nome envolvido no esquema de apostas que estourou em 2023.

Por último e que pegou geral de surpresa pela passagem relâmpago foi o atacante Cassiano, que veio e retornou ao futebol Português para disputar a 1ª divisão pelo Casa Pia. Até pela pouca minutagem que teve com a passagem de 2 técnicos pela Ressacada não se contestou muito sobre a saída do jogador, apenas um pequeno espanto pelo fato de Cassiano ter entrado em campo diante do CRB.


Mesmo terminando artilheiro do Catarinense, Poveda não teve seu contrato renovado
📸Frederico Tadeu



Quanto as chegadas de reforços no Avaí, qual sua opinião? O clube contratou o suficiente pra conseguir o acesso e o retorno à Série A ou faltará elenco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...