Nesta última semana tiveram início as quartas de final da Libertadores e também da Sul-Americana com uma presença de 9 times brasileiros dos 16 times totais presentes nos 2 mata-matas continentais. Alguns arrancaram bem no jogo de ida, outros nem tanto, mas todas as decisões seguem abertas para os 90 minutos finais dos jogos de volta.
| No 1º duelo brasileiro da semana o Corinthians levou a melhor 📸LC Moreira |
Libertadores
No 1º duelo das quartas de final da principal competição da América do Sul foi o único que não tem representante brasileiro e os chilenos do Colo-Colo receberam o River Plate em jogo que terminou empatado em 1-1 e aberto pro jogo de volta em Buenos Aires. A partida em Santiago foi equilibrada e o placar final acabou sendo o mais justo que começou com o River abrindo o placar ainda na 1ª etapa mas os donos da casa chegaram ao empate aos 15 minutos do 2º tempo e agora vão em busca de uma classificação difícil e histórica no Novo Monumental, que vem sendo um caldeirão com muita pressão para seus adversários.
No dia seguinte veio o confronto de brasileiros que define o rival de River ou Colo-Colo na semifinal, a vitória do Fluminense diante do Atlético-MG, pelo placar mínimo, no Maracanã. Em jogo de baixo nível técnico e que não se esperava antes da bola rolar, pelo menos do que os elencos entregam no papel, o Galo exigiu pouco trabalho do goleiro Fábio assim como o Fluminense também não exigiu tantas defesas de Everson, porém o Tricolor continuou tentando até o final e chegou ao gol da vitória, e da vantagem, com Lima já nos minutos finais do 2º tempo. Agora a equipe de Milito vai ter que mostrar futebol, jogando em sua arena, se quiser continuar vivo em busca do título mais importante do continente.
| Com gol de Lima o Fluminense vai com vantagem pra decisão em Belo Horizonte 📸Lucas Merçon/FFC |
Já no outro lado da chave o 1º confronto realizado também foi entre brasileiros: Botafogo x São Paulo ficaram no empate sem gols pelo jogo de ida, no Engenhão. Diferente do 1º duelo de brasileiros pela Libertadores na semana este jogo no Rio de Janeiro foi mais movimentado com o Botafogo dominando o 1º tempo praticamente inteiro e saindo no 'prejuízo' com o 0x0 no placar. Já na etapa final o Alvinegro caiu um pouco de produção e o São Paulo conseguiu jogar melhor e até teve uma chance clara de marcar o gol mas Calleri acabou tirando muito do gol e o jogo terminou com o placar em branco e com qualquer empate levando a decisão para os pênaltis no Morumbi.
No último jogo de ida das quartas de final o Flamengo recebeu o Peñarol no Maracanã e acabou sendo surpreendido pela maior zebra dos 2 mata-matas, vitória dos Uruguaios por 1x0 e boa vantagem pra decisão em Montevidéu. Mesmo jogando em casa e empurrado por mais de 64 mil torcedores o rubro-negro carioca teve muitas dificuldades em fazer um bom jogo com muitos erros de passes, finalizações e mais. Os Carboneros marcaram o gol da vitória logo nos 15 minutos iniciais de jogo, surpreendendo a todos e acabando com os jogadores do Flamengo, psicologicamente, que não conseguiram voltar pro jogo e pelo menos marcar o gol de empate pra sair com um prejuízo menor. Agora os comandados de Tite têm um jogo bem difícil pela frente pra buscar a classificação à semifinal já que a torcida do Peñarol deve encher o estádio Campeón del Siglo e ser mais um adversário pro time carioca, mas ainda acho que se o Flamengo conseguir jogar o futebol que se espera desse elenco pode surpreender e voltar da capital uruguaia com a classificação.
Meus palpites de semifinais: River Plate x Fluminense; Flamengo x Botafogo
| Apesar de ser melhor na partida Botafogo não consegue abrir vantagem em casa 📸Vitor Silva/BFR |
Sul-Americana
Já pela Sul-Americana as quartas de final foram abertas logo com o confronto entre Fortaleza x Corinthians e vitória dos paulistas por 2x0 no Castelão. Esse confronto também aconteceu na última edição da Sul-Americana, pela fase semifinal, e o Fortaleza conseguiu a vaga à final inédita. Já nesta temporada o Corinthians deu um passo importante para se vingar e ficar com a classificação nesta edição de Sul-Americana. O jogo foi equilibrado na posse de bola e criações das jogadas mas o Corinthians foi quem criou as melhores do jogo e marcou o 1º gol do jogo ainda no 1º tempo da partida com Igor Coronado, o gol que confirmou a vitória alvinegra saiu com Yuri Alberto já no 2º tempo e agora o Corinthians traz uma vantagem considerável pra decisão, em Itaquera, da vaga à semifinal.
O adversário do classificado do confronto anterior sai da decisão entre Ahtletico e Racing, de Avellaneda, em que o rubro negro paranaense venceu pelo placar mínimo com gol de João Cruz em jogo que o Athletico não desempenhou bom futebol mas mesmo assim conseguiu achar o gol da vitória ainda na etapa inicial. O Racing dominou o 1º tempo mas faltou uma precisão melhor nas finalizações para conseguir abrir o placar e na etapa final os comandados de Gustavo Costas caíram um pouco de produção e não conseguiram exigir boas defesas de Mycael como nos 45 minutos iniciais de jogo. Agora o furacão vai até Avellaneda, no Estádio Cilindro, para buscar a confirmação da vaga na semifinal diante de outro brasileiro e, assim, garantindo a presença de 1 brasileiro na decisão da Sul-Americana ao menos.
| Mais uma cria da base decidiu pro Athletico no 1º jogo das quartas 📸Robson Mafra/AGIF |
No outro lado da chave o 1º jogo foi o único das quartas sem um representante brasileiro, o Lanús recebeu o Independiente Medellín no Estádio Ciudad de Lanús e mesmo assim o time da casa não conseguiu sair do 0x0 para ter alguma vantagem no jogo de volta na Colômbia. Nesse jogo de ida o time da casa foi quem jogou, criou as melhores chances e chegou a marcar 3 gols que foram anulados por impedimento além de um pênalti a princípio marcado pelo árbitro e depois revisado pelo VAR que resultou na anulação da marcação. Na posse de bola o confronto foi equilibrado mas nas finalizações o Lanús teve quase 30 enquanto os Colombianos não chegaram nem às 10 finalizações e o saldo pro Independiente é bom ao trazer a decisão pra Medellín após empatar na Argentina já que qualquer vitória simples garante a classificação. Mas a equipe grená segue com o sonho bem vivo já que na fase anterior havia vencido a LDU fora de casa no jogo de ida e mantém a expectativa em voltar da Colômbia classificados, se o jogo for no nível do jogo de ida devemos ter outra partida movimentada.
Na definição do adversário de Lanús ou Independiente Medellín o Cruzeiro foi superior e venceu sem dificuldades o Libertad, no Defensores del Chaco, por 2x0 com gols de Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Já na 1ª etapa a Raposa mostrou sua força e superioridade de elenco e dominou praticamente os 45 minutos iniciais inteiros onde inclusive construiu os 2 gols da vitória, com 2 golaços de jogadas construídas e ótimas finalizações. Já na etapa final o Cruzeiro deu uma diminuída no ritmo, que é natural pra aguentar os 90 minutos de partida, mas viu o Libertad ameaçar pouco e Cássio pouco teve que trabalhar nesse jogo de ida. Agora o Cruzeiro pode perder por até 1 gol de diferença, no Mineirão, que está classificado à semifinal enquanto os paraguaios esperam surpreender e garantir pelo menos 1 lado da chave sem representante brasileiro na próxima fase. A vaga à semifinal e a proximidade de um título continental tem uma importância enorme pro Cruzeiro além dos gramados, visto que o clube passou pela maior crise da história do clube, recentemente, e a conquista de uma taça poderia significar a volta de um dos principais clubes do futebol brasileiro.
Meus palpites de semifinal: Corinthians x Athletico; Independiente Medellín x Cruzeiro
| Cruzeiro vence bem fora de casa e traz boa vantagem pra decisão no Mineirão 📸Gustavo Aleixo/Cruzeiro |
E pra vocês, quais serão as semifinais da Libertadores e Sul-America? Comenta aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário