sábado, 26 de agosto de 2023

Empate salva o Figueira do maior desastre de sua história

 

Torcida se fez presente e apoiou o Figueirense durante os 90 minutos
📸 Victor Zadroski


Neste sábado (26) o Figueirense recebeu o Manaus pela 19ª, e última, rodada da Série C 2023 em jogo que valia a permanência no campeonato para as 2 equipes. Para o Furacão permanecer só precisava empatar diante do Gavião Manauara e em caso de derrota dependeria de um empate no outro jogo que interessava diretamente a briga na parte debaixo da tabela: Floresta x América-RN. Para este jogo decisivo o técnico Paulo Baier veio com mudançar no time titular em relação a última partida e também no esquema, com a utilização de 3 zagueiros no 11 inicial. 



Time titular do Figueira que contou com 3 zagueiros
📸 Divulgação


A partida começou com o Figueira dando a saída de bola e buscando o ataque já nos minutos iniciais do jogo, a princípio com a dobra de Elias e Gustavo França pelo lado direito de ataque, mas com o passar do tempo o time visitante foi se encontrando no jogo e buscar a área de Thiago Gonçalves, já que apenas a vitória livraria o Manaus do rebaixamento. Mas assim como o Figueirense, a equipe do Manaus chegava ao ataque mas sem oferecer perigo ao goleiro adversário, e as melhores chegadas alvinegras foram nas bolas paradas com Gustavo França, tanto em escanteio como cobrança de faltas. A melhor chance dos 45 minutos iniciais foi aos 29 minutos com cruzamento de Guilherme Pato, pela direita, em que a bola ganhou altura e força e acabou explodindo no travessão do goleiro Reynaldo. Também aos 41 minutos da etapa inicial o Manaus chegou com perigo e arriscou finalização de fora da área mas Thiago Gonçalves caiu bem para colocar a bola pra escanteio e evitar o gol que abriria o placar, após isso não aconteceu mais nada de importante até o árbitro apitar o fim do 1º tempo.



França e Elias fazendo dobra pela direita em alguns momentos da partida
📸 Patrick Floriani/Figueirense FC


Na volta do intervalo o Manaus também começou a usar a bola parada como arma e na cobrança de Gama a bola passou por cima do gol de Thiago Gonçalves, que estava no lance e só acompanhou a saída da bola. Logo aos 7 minutos da 2ª etapa Gustavo França recebe um bom lançamento, entra na área pela direita mas pega mal na hora de finalizar e a bola sai pra tiro de meta sem perigo. Com o passar do tempo de jogo o Figueirense foi abdicando de se arriscar tanto no ataque pra evitar de ficar exposto em um contra ataque e sofrer o gol, então o Furacão focou em defender e dar uma esfriada no jogo quando o Manaus começava a pressionar no ataque. Com isso o goleiro Thiago Gonçalves foi bem exigido, principalmente nos 15 minutos finais, e apareceu muito bem pra segurar o empate e o Figueirense na Série C pra 2024, até que fez a principal defesa do jogo aos 36 minutos do 2º tempo (momento em que o Floresta já vencia por 1x0 e o gol do Manaus rebaixaria o Alvinegro). Ainda houve 1 expulsão em cada time, Elias pelo Figueira e Gabriel Lima pelo Manaus.



Guilherme Pato lutou e brigou bastante pelas bolas no ataque
📸 Patrick Floriani/Figueirense FC


Agora o principal compromisso do Furacão para 2023 é a disputa da Copa SC em que o time precisa alcançar o título para conquistar uma vaga na Copa do Brasil 2024 e a estreia do Alvinegro já é nesta próxima quarta (30) contra o Joinville na Arena. Para esta partida o time de Paulo Baier já terá o goleiro Rafael Mariano, última contratação do clube, à disposição do técnico. Mais novidades sobre a semana do Alvinegro serão atualizadas nas redes sociais já que na terça (29) o treino deve ser aberto e contará com a apresentação de Rafael Mariano à imprensa e torcida.
Qual a expectativa da torcida com a Copa SC? Figueira pode chegar ao título com esse elenco ou precisa reforçar se quiser jogar a Copa do Brasil ano que vem...?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...