 |
Atual campeão Catarinense o Tigre lidera com folga após 7 rodadas 📸Celso da Luz/CEC |
E lá se foi mais da metade da 1ª fase do Campeonato Catarinense 2024, edição centenário, contando com 12 times novamente e com Inter de Lages, retornando, e Nação, estreando na elite, subindo da Série B estadual. Após 7 rodadas já vemos um cenário mais consolidado de quem entregou o que esperava, os que entregaram mais e os que estão entregando abaixo das expectativas antes do início do campeonato. Vamos dar uma olhada no que apresentaram os times até aqui
 |
| Tabela de classificação após 7 rodadas disputadas |
Acima do esperado
Vamos começar falando dos times que estão apresentando rendimento acima do esperado e surpreendendo positivamente seus torcedores e todos que acompanham o campeonato. Começando pelo vice-líder, o Marcílio surpreende ao somar 13 pontos após 7 rodadas com vitória contra o atual campeão e líder, Criciúma, mostrando que a sequência ao trabalho de Waguinho Dias e algumas peças do elenco foram a aposta certa do clube que deve classificar à Série D 2025 se mantiver o nível.
Logo abaixo na tabela vem outra surpresa: o Figueirense. Vindo de uma eliminação nas quartas de final e uma briga contra o rebaixamento na Série C 2023 o Alvinegro recebeu um novo aporte, fez algumas mudanças nas contratações e apostou no técnico João Burse. A equipe estreou sofrendo 4x1 para o Criciúma no Heriberto Hulse, na rodada seguinte empatou em 1x1 contra o Joinville e depois disso são 5 rodadas sem sofrer gols e somando 3 vitórias e 2 empates nesses 5 jogos. O Figueira na 7ª rodada tem a mesma pontuação que terminou a 1ª fase do último campeonato e com isso já está virtualmente classificado ao mata mata mesmo antes do clássico.
Outra surpresa vem do norte do estado e que busca voltar a disputar um Campeonato Brasileiro, a Série D, em 2025 que é o Joinville. Pelo 3º ano consecutivo a equipe está sem calendário nacional mas com um trabalho sério da diretoria na questão administrativa e também no futebol o JEC apostou em alguns medalhões com alguns jogadores permanecendo no clube e o resultado vem dentro do esperado ou até um pouco acima. Após 2 temporadas brigando contra o rebaixamento no estadual, neste ano o tricolor é o 6º colocado com 10 pontos conquistados e precisa de 1 vitória nos 4 últimos jogos para garantir virtualmente a classificação ao mata mata e a sequência na busca pela vaga ao Brasileiro.
Pra finalizar, o Inter de Lages que era cotado como candidato a lanterna do campeonato antes do início da temporada e vinha encaminhando para isso, até que trocou de técnico e os resultados apareceram. Atualmente o Leão Baio é o 8º colocado no Catarinense, estaria classificado às quartas, com 8 pontos e vindo de 2 vitórias consecutivas no campeonato diante de Nação e Brusque respectivamente. Agora o Inter de Lages busca mais 4 pontos diante de uma tabela difícil nos últimos 4 jogos para garantir virtualmente a fuga do rebaixamento e quem sabe conseguir uma vaga ao mata mata.
 |
Atual bi-campeão da Copa SC o Marinheiro é o vice-líder do Catarinense 2024 📸Arthur Miranda |
Dentro do esperado
Atual campeão e único representante do estado na Série A do Brasileiro em 2024 o Criciúma é o principal favorito desde antes do início da competição e vem comprovando isso nos gramados e refletindo na tabela onde lidera com 5 pontos de vantagem para o 2º colocado. Isso não quer dizer que o Tigre já é o campeão desta edição porque o mata mata sempre é outro campeonato e que reserva sempre muitas surpresas mas o time de Claudio Tencatti vem mostrando que só algo improvável, e que pode acontecer no futebol, para tirar o título e o bicampeonato de Criciúma.
Outra equipe que para mim rende dentro do esperado pois o projeto é muito bem feito e vem se consolidando muito bem na elite é o Barra FC. Estreou na competição com uma derrota para o Brusque mas depois que readquiriu ritmo de jogo a equipe de Balneário goleou o Nação e continuou pontuando até chegar ao 5º lugar na tabela ao fim da rodada 7. O Pescador eliminou a Chapecoense nas quartas de final da edição anterior do estadual e também merece atenção na fase final do campeonato.
O Nação Esportes mudou sua sede para Araquari no início dessa temporada mas vem mandando seus jogos na Arena Joinville e era cotada como outra equipe que brigaria contra a lanterna e o rebaixamento junto ao Inter de Lages. Diferente do time da serra catarinense o Leão do Norte não teve a mesma sorte e conta com apenas 3 pontos após 7 rodadas, sendo apenas 1 vitória e 6 derrotas além do pior ataque do campeonato com apenas 5 gols marcados.
Outra equipe do sul do estado o Hercílio Luz vinha de 2 boas 1ªs fases de campeonato Catarinense, terminando na vice liderança em 2022 e na 1ª colocação em 2023, mas após fracassos nas fases mata mata dos campeonatos disputados a diretoria decidiu mudar o planejamento e mudou o comando técnico da equipe e uma janela bem movimentada de reforços. A aposta para treinar a equipe foi em Felipe Moreira, que não rendeu bons resultados e terminou com a demissão do técnico após 5 rodadas e a nova aposta em Alexandre Lopes, que já conseguiu 1 empate e 1 vitória nos 2 jogos sob o comando do Leão do Sul e deixando a equipe na 6ª colocação da tabela com 9 pontos conquistados.
 |
Se consolidando na elite estadual o Barra faz mais uma boa 1ª fase 📸Richard Ferrari |
Abaixo do esperado
Apesar de bem colocado na tabela o Avaí aparece nessa lista pelo problema no sistema defensivo que vem apresentando e não consegue apresentar soluções após 7 rodadas. Comparado ao Catarinense anterior, sob comando de Alex, a equipe de Barroca melhorou consideravelmente o rendimento ofensivo mas também piorou o sistema defensivo e o Avaí termina a 7ª rodada isolado como a pior defesa do campeonato, com 15 gols sofridos em 2 jogos (mais de 2 gols por jogo) e fica o alerta aceso às vésperas do clássico e também para a fase decisiva da competição.
Nessa lista aparecerão dois times do Oeste e o 1º nessa lista é o Concórdia, pelo que surpreendeu na Copa SC 2023 em que terminou sendo vice campeão mas que ao mesmo tempo a dificuldade financeira seria um desafio para o Galo. Ao fim da 7ª rodada são 8 pontos conquistados e o 9º lugar na tabela de classificação, apenas 3 pontos acima da zona de rebaixamento. O Concórdia ainda disputa a Série D neste ano e busca uma classificação para a próxima edição também, em busca de um alívio financeiro para poder voltar a surpreender a nível estadual e, quem sabe, nacional.
O Brusque vem de 2 finais consecutivas, campeão em 2022 e vice em 2023, acesso da Série C para a Série B do Brasileiro em 2023 e disputando a Copa do Brasil em 2024 o Quadricolor também apostou na sequência do treinador e também de alguns nomes do elenco, fazendo uma janela menos movimentada, mas que não vem dando certo. A equipe de Luizinho Lopes não está podendo atuar no Augusto Bauer e vem encontrando dificuldades de se adaptar ao Estádio das Nações, em Balneário, atualmente é o 10º colocado com 7 pontos e brigando seriamente contra o rebaixamento, além de ter um calendário mais difícil que a Chapecoense, na teoria.
A Chapecoense foi eliminada nas quartas de final do último Catarinense e se livrou do rebaixamento à Série C do Brasileiro na última rodada do campeonato passado. A diretoria do Verdão do Oeste apostou na renovação de Claudinei Oliveira no comando técnico e uma janela bem movimentada, com mais de 20 reforços, que gerou pouco resultado no Catarinense até aqui, são 5 pontos e a 11ª colocação do campeonato, hoje estaria rebaixada junto ao Nação Esportes.
 |
Brusque vive momento complicado e está fora do G-8 📸Lucas Gabriel Cardoso |