quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Atualizações do treino desta quinta-feira (29/02)

 O Avaí venceu o Barra por 1-0 na noite de ontem em jogo atrasado da 8ª rodada e retornou a Florianópolis logo após a partida.

O elenco já se reapresentou hoje com os jogadores titulares no jogo de ontem fazendo trabalho de academia, junto a eles o atacante Hygor também não fez trabalho de campo e ainda é dúvida para o jogo em Concórdia



Já os reservas e não utilizados treinaram normalmente com início de trabalho físico, depois rachão em campo reduzido e alguns treinos de finalização ao término das atividades, Pottker e Ademilson treinaram juntos a esse grupo

O Avaí não tem nenhum suspenso por cartão para o jogo diante do Concórdia e apenas Giovanni, Natanael e Pottker fora por questões médicas, Ademilson deve levar mais um tempo até voltar a ter ritmo de jogo e poder estrear com a camisa Avaiana.



Agora o elenco Avaiano treina na manhã de amanhã e segue viagem para Concórdia, de avião até Chapecó e depois segue de ônibus, no início da tarde com chegada prevista para o início da noite, na volta o elenco retorna de ônibus direto de Concórdia a Florianópolis.

O Avaí pode garantir a classificação entre os 4 primeiros, e decidir a volta em casa, até com uma derrota mas aí dependeria de combinação de resultados, com um empate já garante o mando no mata-mata sem depender de outros jogos.

Todos os 6 jogos da 11ª rodada acontecem simultâneos, às 16:30 deste sábado (02/03) e o pré-jogo na Rádio Guarujá vai ao ar a partir das 15:00 no horário de Brasília.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

A situação dos cartões no Catarinense 2024

 

Gustavo Ervino Bauermann expulsou o zagueiro Rodrigo por ofensas ao árbitro
📸Léo Piva


Se tem algo que incomoda e preocupa qualquer torcedor é o seu time do coração levar muitos cartões durante um campeonato e com isso sofrer bastante suspensões tendo que mexer no time e às vezes perdendo peças importantes para o funcionamento do time titular. Neste texto trarei sobre a situação de 4 times quanto aos cartões e o 1º não poderia ser outro a não ser o time com mais cartões na competição, o Joinville já recebeu 39 cartões (34 amarelos e 5 vermelhos) em 10 rodadas com uma média impressionante de quase 4 cartões por jogo. Os números do JEC cresceram consideravelmente em relação a última temporada, no Catarinense 2023 o Tricolor recebeu 26 cartões (25 amarelos e apenas 1 vermelho) nas 11 rodadas da 1ª fase do campeonato. A aposta da diretoria em um elenco mais experiente para a disputa do estadual até rendeu melhores resultados em campo e o Joinville passou mais tempo entre os 8 primeiros em relação às 2 últimas edições disputadas, apesar de ser a equipe que mais empatou, mas também surgiu o problema dos cartões e as suspensões por cartões vêm sendo algo mais recorrente em relação aos outros anos. 


Joinville lidera o campeonato no quesito de cartões
📸Gustavo Mejia/Joinville EC


Atual campeão e líder do Catarinense, além de ser o representante do estado na elite Brasileira, o Criciúma é outra equipe que aumentou seu número de cartões em relação a última edição e é a equipe que mais levou cartões vermelhos, 7 nos 10 jogos disputados. Em relação a edição anterior, em que terminou campeão, o Tigre terminou a 1ª fase com apenas 1 vermelho e 2 amarelos a menos (mas com 1 rodada por disputar ainda, contra a Chapecoense). Na atual temporada já teve expulsão do zagueiro Rodrigo por ofensa ao árbitro, expulsão do técnico Cláudio Tencatti e esse é um problema que o Criciúma precisa corrigir para a Série A visto que as equipes são mais qualificadas e jogar com 1 a menos pode trazer mais trabalhos para o Tigre buscar a permanência na Série A. 


Líder em cartões vermelhos até o técnico do Criciúma já foi expulso
📸Celso da Luz/Criciúma EC


Agora é hora de falar de times que melhoraram no quesito em relação a última temporada e o primeiro é o Avaí, que teve um sério problema com cartões no ano de 2023 inteiro e não só no estadual, o Leão chegou a ter 2 expulsões em 1 mesmo jogo pela Série B da temporada passada. Apesar de ter apenas 1 expulsão na 1ª fase do Catarinense 2023, assim como na atual temporada, atualmente o Leão tem 9 cartões a menos que a última edição (27 na atual contra 36 na edição passada) e com 1 jogo por disputar, melhora evidente no comportamento da equipe em campo. A única expulsão na atual temporada foi a do meio campista João Paulo na vitória contra a Chapecoense, jogo válido pela 3ª rodada, e na partida contra o Joinville a equipe de Barroca levou apenas 1 cartão amarelo nos 90 minutos de jogo, algo que o torcedor avaiano não imaginaria na última temporada, em que inclusive o time se complicava em alguns jogos com expulsões logo no início da partida deixando o adversário com 1 jogador a mais por quase 90 minutos. 


João Paulo levou o único cartão vermelho do Avaí até aqui no campeonato
📸Leandro Boeira/Avaí FC


O outro destaque que melhorou no quesito também vem da capital, o Figueirense além de estar melhor posicionado na tabela em relação aos últimos campeonatos disputados também teve uma melhora no quesito dos cartões. Na atual temporada o Figueira tem 5 cartões a menos que a última edição com 1 jogo por disputar ainda e 2 dos 3 vermelhos da equipe alvinegra até aqui foram para o mesmo jogador: Gledson, enquanto o outro foi para o lateral Titto por gestos obscenos à torcida rival no clássico do último dia 17. São vários fatores em que o Alvinegro apresentou melhora em relação à última temporada, além dos cartões também os resultados em campo em que a equipe já está classificada com 1 rodada de antecedência enquanto na edição anterior se classificou apenas na última rodada com uma ajuda de combinação de resultados. O elenco ainda precisa de alguns reforços para competir e conquistar o acesso mas o rendimento sob o comando de João Burse além do controle psicológico em não levar tantos cartões podem ser indicativos de que o ano no Scarpelli pode ser melhor, mas não sem reforçar (principalmente) o banco da equipe para a disputa da Série C.



Gledson já desfalcou o Figueira 2 vezes por expulsão no campeonato
📸Patrick Floriani/Figueirense FC


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Atualizações do treino de quarta-feira (21/02)

Pottker já inicia processo de transição e treinou no CFA pelo 2º dia seguido

 


O Avaí seguiu a preparação para o jogo diante do Brusque com treino na manhã de hoje

A partida acabou sendo transferida para o Estádio Heriberto Hulse, após a empresa responsável pela troca (Greenleaf) confirmar que a recuperação do gramado levará mais tempo que o previsto

O treino estava marcado para as 10:00 da manhã e um dos primeiros, se não o primeiro, a aparecer no CFA para a atividade foi William Pottker, mas Pottker ainda está em processo de transição e não participou do treino completo. O retorno do camisa 10 avaiano aos gramados deve acontecer mais próximo ao mata mata do campeonato.

Pedrinho não participou das atividades completas e fez apenas corridas em volta do gramado já que o atacante está suspenso e não enfrentará o Brusque na 10ª rodada.


Natanael, Giovanni e Hygor também fizeram trabalhos separados

Como na foto acima outros 3 atletas treinaram separados também iniciando processo de transição, Natanael e Giovanni com prazos um pouco maiores enquanto Hygor não deve atuar contra o Brusque nesse fim de semana mas deverá estar a disposição de Barroca para o jogo contra o Barra, na próxima quarta(28), atrasado pela 8ª rodada do Catarinense.

De volta à ilha para sua 3ª passagem, e 4 anos após a última passagem, Pedro Castro está de volta à Ressacada, treina desde ontem com o elenco Avaiano e deve aparecer no BID até o fim da tarde de hoje.

Rafael Gava segue treinando com o elenco normalmente e a informação que me chega é de que não há proposta do Goiás pelo meio campista, logo está descartada a possibilidade de uma troca pelo Getúlio (o que não faz muito sentido desde que surgiu já que Getúlio recém chegou a Goiânia e o passe dele pertence ao Tombense e não ao Goiás).

O treino começou com trabalho físico depois partiu para um trabalho tático e técnico com finalização separada por setores, a defesa treinando bola aérea enquanto meio e ataque treinaram jogadas pelo chão.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Começam a se definir as brigas do Campeonato Catarinense

 

9ª rodada do Catarinense contou com o clássico da capital, no Orlando Scarpelli
📸Patrick Floriani/FFC


Ainda tem um grande asterisco no Catarinense 2024 já que a 8ª rodada foi disputada apenas pela metade dos times do campeonato e ainda faltam 3 jogos a se realizar, 2 já nesta quarta-feira(21) e o último apenas na próxima quarta(28), mas o campeonato já vai definindo seus 1ºs classificados ao mata-mata, encaminhando o 1º rebaixado e muito mais. A rodada teve início no sábado logo com o clássico entre Figueirense 1x2 Avaí, com início às 16:30 e com o VAR sendo acionado dessa vez, principalmente no 2º tempo, com a expulsão de Titto, do Figueira, e a validação do 2º gol de Poveda. Com isso o Avaí passou o Alvinegro na tabela e chegou a 2ª colocação mas voltou a perder 1 posição com a vitória do Marcílio. Falando em Marcílio Dias, a equipe de Itajaí foi até o Oeste do estado enfrentar o Concórdia e voltou com a vitória pelo placar mínimo, com gol de Zé Eduardo, para continuar na vice-liderança do campeonato e seguir na busca pelo mando de campo na decisão do mata-mata e uma vaga à Série D 2025, que deve acontecer caso os comandados de Waguinho Dias mantenham esse rendimento também na fase final do campeonato. Já o Concórdia se vê na zona de rebaixamento e tendo uma dura missão até o fim do campeonato se quiser permanecer na elite, mas com 1 jogo a menos restam 3 partidas para o Galo do Oeste buscar a fuga do rebaixamento e qualquer ponto que a equipe conquistar diante do Joinville já irá colocar o Inter de Lages na zona de rebaixamento em seu lugar. Lembrando que a equipe de Concórdia passa por um momento delicado financeiramente e que reflete bastante no atual momento do time na competição, visto que o Galo é o atual vice-campeão da Copa SC e que esse dinheiro da vaga na Copa do Brasil fez muita falta e poderia ter dado um outro destino neste início de temporada do Concórdia, que ainda joga a Série D em 2024. 


Marinheiro vence mais uma e mantém a vice-liderança
📸Bruno Golembiewski/CNMD


A rodada 9 do Catarinense seguiu no domingo(18) com 3 jogos sendo 2 empates e 1 vitória de visitante, do atual campeão e líder do campeonato: Criciúma. E foi esse jogo, em Lages, que abriu a rodada no domingo e o Inter vendeu bem caro a derrota para o Tigre, o único gol da partida marcado por Éder pra manter o Criciúma a 5 pontos do 2º colocado e 7 pontos do 3º, mas que podem diminuir já que ambos têm 1 partida a menos que a equipe de Tencatti, que inclusive cumpriu suspensão e não esteve a beira do campo no Tio Vida. Nas outras 2 partidas de domingo 2 resultados iguais e empates em 1x1, o 1º disputado no Estádio das Nações entre Brusque x Hercílio Luz em que o Quadricolor pôde contar com seu torcedor novamente, já que havia jogado os 2 últimos jogos em Balneário Camboriú de portões fechados devido a confusões de torcida no jogo contra o Figueirense ainda na 3ª rodada do Campeonato. Apesar de passar longe da briga que se esperava do Brusque no início do campeonato, a diretoria ainda segue bancando o técnico Luizinho Lopes para a sequência da temporada visto que o treinador vem de um vice-campeonato estadual e nacional, neste segundo também conquistando o acesso da Série C à Série B, que também passou por um momento de pressão na última temporada e esteve a beira da demissão mas que conseguiu uma arrancada exemplar e garantiu o retorno do Quadricolor à 2ª divisão nacional. O outro empate em 1x1 no domingo foi entre 2 equipes que buscam uma vaga à Série D 2025: Barra x Joinville. Outro jogo da rodada em que teve lotação máxima no setor visitante (cerca de 500 ingressos) e a torcida do Joinville comparecendo em peso com algumas vans disponibilizadas por um patrocinador do clube. Com este empate as 2 equipes seguem sendo presença no G8 que garante a vaga ao mata mata do estadual e pode encaminhar a vaga à Série D 2025, que o Barra já disputa esse ano mas quer garantir calendário também para a próxima temporada e o JEC quer voltar a disputar uma divisão nacional após 4 temporadas de ausência. 



Éder fez o único gol do jogo pra manter a liderança isolada do Tigre
📸Celso da Luz/CEC



A rodada terminou na noite de ontem(19) com o jogo isolada entre Nação 1x3 Chapecoense na Arena Joinville e que encaminhou o rebaixamento da equipe que joga em Joinville mas atualmente tem sua sede em Araquari. A equipe estreante na elite estadual até estreou causando boa impressão apesar da derrota para o Avaí, por 3x2, mas que na sequência dos jogos não manteve ou mostrou alguma evolução e se afundou na lanterna da competição onde atualmente tem 4 pontos em 9 jogos realizados, a 4 pontos de sair da zona de rebaixamento. Já a equipe de Chapecó é outro time que vem entregando bem abaixo do que se esperava na atual temporada após renovar com Claudinei Oliveira, que evitou o rebaixamento à Série C do Brasileiro, e movimentou bastante a janela de transferência com a chegada de mais de 20 reforços para a nova temporada. Claudinei acabou sendo demitido após deixar o time na zona de rebaixamento e a diretoria do Verdão apostou em um velho conhecido da torcida: Umberto Louzer, campeão da Série B 2020 com a Chapecoense, que já esboça uma reação desde sua chegada com 2 vitórias em 2 jogos disputados (2x1 em Lages e 3x1 em Joinville) e já ocupa a 6ª colocação com 11 pontos em 9 rodadas. A troca de treinador parece ter sido o combustível que o elenco do Oeste precisava para voltar a render mais no Catarinense e se classificar às quartas de final do campeonato, mas a tabela é complicada já que a Chape recebe o Figueirense na 10ª rodada e vai até Criciúma na 11ª e última rodada dessa 1ª fase.



Chapecoense vence 2ª seguida e já é presença no G8
📸Tiago Meneghini/ACF


Alguns times ainda têm mais 3 jogos por fazer nessa 1ª fase, outros já restam 2 rodadas e já se vai desenhando as brigas dos clubes, apesar de que novamente devemos ter a definição dos 8 classificados às quartas de final apenas na última rodada. Na parte de cima Criciúma, Marcílio Dias e Avaí têm uma vantagem à 'zona da confusão' já que do Figueirense, 4º colocado, até o Hercílio Luz, 9º colocado, é apenas 1 ponto de diferença e todos os outros times têm os mesmos 11 pontos do Hercílio. Porém se o Figueira vence o jogo atrasado diante do Marcílio Dias, em Itajaí, pode ficar numa situação mais tranquila em relação à classificação antecipada. Como falado antes são 5 equipes empatadas com 11 pontos na tabela, mais 2 times com 8 pontos e que ainda sonham com a classificação, a única equipe sem chance de classificação ao mata mata é o Nação Esportes que apesar de não poder classificar ainda pode se livrar do rebaixamento e permanecer na elite estadual por mais uma temporada, que é algo bem difícil e improvável até o momento pelo futebol apresentado. 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A 1ª fase do campeonato se aproxima do fim

 

Atual campeão Catarinense o Tigre lidera com folga após 7 rodadas
📸Celso da Luz/CEC


E lá se foi mais da metade da 1ª fase do Campeonato Catarinense 2024, edição centenário, contando com 12 times novamente e com Inter de Lages, retornando, e Nação, estreando na elite, subindo da Série B estadual. Após 7 rodadas já vemos um cenário mais consolidado de quem entregou o que esperava, os que entregaram mais e os que estão entregando abaixo das expectativas antes do início do campeonato. Vamos dar uma olhada no que apresentaram os times até aqui


Tabela de classificação após 7 rodadas disputadas




Acima do esperado

Vamos começar falando dos times que estão apresentando rendimento acima do esperado e surpreendendo positivamente seus torcedores e todos que acompanham o campeonato. Começando pelo vice-líder, o Marcílio surpreende ao somar 13 pontos após 7 rodadas com vitória contra o atual campeão e líder, Criciúma, mostrando que a sequência ao trabalho de Waguinho Dias e algumas peças do elenco foram a aposta certa do clube que deve classificar à Série D 2025 se mantiver o nível.

Logo abaixo na tabela vem outra surpresa: o Figueirense. Vindo de uma eliminação nas quartas de final e uma briga contra o rebaixamento na Série C 2023 o Alvinegro recebeu um novo aporte, fez algumas mudanças nas contratações e apostou no técnico João Burse. A equipe estreou sofrendo 4x1 para o Criciúma no Heriberto Hulse, na rodada seguinte empatou em 1x1 contra o Joinville e depois disso são 5 rodadas sem sofrer gols e somando 3 vitórias e 2 empates nesses 5 jogos. O Figueira na 7ª rodada tem a mesma pontuação que terminou a 1ª fase do último campeonato e com isso já está virtualmente classificado ao mata mata mesmo antes do clássico. 

Outra surpresa vem do norte do estado e que busca voltar a disputar um Campeonato Brasileiro, a Série D, em 2025 que é o Joinville. Pelo 3º ano consecutivo a equipe está sem calendário nacional mas com um trabalho sério da diretoria na questão administrativa e também no futebol o JEC apostou em alguns medalhões com alguns jogadores permanecendo no clube e o resultado vem dentro do esperado ou até um pouco acima. Após 2 temporadas brigando contra o rebaixamento no estadual, neste ano o tricolor é o 6º colocado com 10 pontos conquistados e precisa de 1 vitória nos 4 últimos jogos para garantir virtualmente a classificação ao mata mata e a sequência na busca pela vaga ao Brasileiro.

Pra finalizar, o Inter de Lages que era cotado como candidato a lanterna do campeonato antes do início da temporada e vinha encaminhando para isso, até que trocou de técnico e os resultados apareceram. Atualmente o Leão Baio é o 8º colocado no Catarinense, estaria classificado às quartas, com 8 pontos e vindo de 2 vitórias consecutivas no campeonato diante de Nação e Brusque respectivamente. Agora o Inter de Lages busca mais 4 pontos diante de uma tabela difícil nos últimos 4 jogos para garantir virtualmente a fuga do rebaixamento e quem sabe conseguir uma vaga ao mata mata. 



Atual bi-campeão da Copa SC o Marinheiro é o vice-líder do Catarinense 2024
📸Arthur Miranda



Dentro do esperado

Atual campeão e único representante do estado na Série A do Brasileiro em 2024 o Criciúma é o principal favorito desde antes do início da competição e vem comprovando isso nos gramados e refletindo na tabela onde lidera com 5 pontos de vantagem para o 2º colocado. Isso não quer dizer que o Tigre já é o campeão desta edição porque o mata mata sempre é outro campeonato e que reserva sempre muitas surpresas mas o time de Claudio Tencatti vem mostrando que só algo improvável, e que pode acontecer no futebol, para tirar o título e o bicampeonato de Criciúma. 

Outra equipe que para mim rende dentro do esperado pois o projeto é muito bem feito e vem se consolidando muito bem na elite é o Barra FC. Estreou na competição com uma derrota para o Brusque mas depois que readquiriu ritmo de jogo a equipe de Balneário goleou o Nação e continuou pontuando até chegar ao 5º lugar na tabela ao fim da rodada 7. O Pescador eliminou a Chapecoense nas quartas de final da edição anterior do estadual e também merece atenção na fase final do campeonato. 

 O Nação Esportes mudou sua sede para Araquari no início dessa temporada mas vem mandando seus jogos na Arena Joinville e era cotada como outra equipe que brigaria contra a lanterna e o rebaixamento junto ao Inter de Lages. Diferente do time da serra catarinense o Leão do Norte não teve a mesma sorte e conta com apenas 3 pontos após 7 rodadas, sendo apenas 1 vitória e 6 derrotas além do pior ataque do campeonato com apenas 5 gols marcados. 

Outra equipe do sul do estado o Hercílio Luz vinha de 2 boas 1ªs fases de campeonato Catarinense, terminando na vice liderança em 2022 e na 1ª colocação em 2023, mas após fracassos nas fases mata mata dos campeonatos disputados a diretoria decidiu mudar o planejamento e mudou o comando técnico da equipe e uma janela bem movimentada de reforços. A aposta para treinar a equipe foi em Felipe Moreira, que não rendeu bons resultados e terminou com a demissão do técnico após 5 rodadas e a nova aposta em Alexandre Lopes, que já conseguiu 1 empate e 1 vitória nos 2 jogos sob o comando do Leão do Sul e deixando a equipe na 6ª colocação da tabela com 9 pontos conquistados.


Se consolidando na elite estadual o Barra faz mais uma boa 1ª fase
📸Richard Ferrari


Abaixo do esperado

Apesar de bem colocado na tabela o Avaí aparece nessa lista pelo problema no sistema defensivo que vem apresentando e não consegue apresentar soluções após 7 rodadas. Comparado ao Catarinense anterior, sob comando de Alex, a equipe de Barroca melhorou consideravelmente o rendimento ofensivo mas também piorou o sistema defensivo e o Avaí termina a 7ª rodada isolado como a pior defesa do campeonato, com 15 gols sofridos em 2 jogos (mais de 2 gols por jogo) e fica o alerta aceso às vésperas do clássico e também para a fase decisiva da competição.

Nessa lista aparecerão dois times do Oeste e o 1º nessa lista é o Concórdia, pelo que surpreendeu na Copa SC 2023 em que terminou sendo vice campeão mas que ao mesmo tempo a dificuldade financeira seria um desafio para o Galo. Ao fim da 7ª rodada são 8 pontos conquistados e o 9º lugar na tabela de classificação, apenas 3 pontos acima da zona de rebaixamento. O Concórdia ainda disputa a Série D neste ano e busca uma classificação para a próxima edição também, em busca de um alívio financeiro para poder voltar a surpreender a nível estadual e, quem sabe, nacional. 

O Brusque vem de 2 finais consecutivas, campeão em 2022 e vice em 2023, acesso da Série C para a Série B do Brasileiro em 2023 e disputando a Copa do Brasil em 2024 o Quadricolor também apostou na sequência do treinador e também de alguns nomes do elenco, fazendo uma janela menos movimentada, mas que não vem dando certo. A equipe de Luizinho Lopes não está podendo atuar no Augusto Bauer e vem encontrando dificuldades de se adaptar ao Estádio das Nações, em Balneário, atualmente é o 10º colocado com 7 pontos e brigando seriamente contra o rebaixamento, além de ter um calendário mais difícil que a Chapecoense, na teoria. 

A Chapecoense foi eliminada nas quartas de final do último Catarinense e se livrou do rebaixamento à Série C do Brasileiro na última rodada do campeonato passado. A diretoria do Verdão do Oeste apostou na renovação de Claudinei Oliveira no comando técnico e uma janela bem movimentada, com mais de 20 reforços, que gerou pouco resultado no Catarinense até aqui, são 5 pontos e a 11ª colocação do campeonato, hoje estaria rebaixada junto ao Nação Esportes.


Brusque vive momento complicado e está fora do G-8
📸Lucas Gabriel Cardoso


terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

A aposta do Hercílio em uma nova comissão técnica e planejamento

 

Depois de 2 anos com dificuldades em mata mata a diretoria do Leão do Sul decidiu mudar
📸William Lampert/HLFC


Após 2 anos sob comando de Raul Cabral, em que o Hercílio foi muito bem na 1ª fase do estadual e Copa SC 2022 e 2023 mas que acabou tendo dificuldades em ambos mata mata, assim como foi na Série D 2023 e com esse desgaste a diretoria decidiu mudar, demitiu Raul e trouxe Felipe Moreira como aposta para a nova temporada. Em 2022 o Leão do Sul terminou a 1ª fase em 2º colocado, atrás apenas do Brusque, mas foi eliminado logo nas quartas de final para o Figueirense, já na Copa SC daquele ano as equipes voltaram a se enfrentar no mata-mata, mas agora na semifinal, e a equipe de Tubarão levou a melhor mas acabou perdendo a final para o Marcílio Dias. No ano seguinte o time foi melhor ainda na 1ª fase e terminou como líder da competição, voltou a enfrentar o Figueira nas quartas de final e conseguindo a classificação, mas acabou sendo eliminado na semifinal para o Criciúma. Já na competição nacional o Hercílio seguiu o mesmo caminho das outras campanhas, boa campanha na 1ª fase da Série D e eliminada logo na 2ª fase, a primeira de mata-mata do campeonato, para a Ferroviária de Araraquara. Restou mais uma competição em 2023, a Copa SC e a vaga à Copa do Brasil e mais uma vez o mesmo cenário, Leão faz boa campanha na 1ª fase e cai na semifinal para o Marcílio Dias, em disputa de pênaltis em Tubarão. 



Hercílio terminou a 1ª fase na liderança mas caiu na semifinal
📸Divulgação/HLFC



Para a temporada 2024 a aposta para técnico do Leão do Sul foi em Felipe Moreira, que tinha pouca experiência como treinador no futebol profissional e as maiores experiências eram como auxiliar técnico e treinador do Sub-20 na Ponte Preta, além de um trabalho interino no clube alvinegro de Campinas em 2023, e junto a troca de treinador o Hercílio também foi bem ativo, com 12 reforços chegando, no mercado em busca de reformulação e melhoria do elenco para conseguir ter mais consistência em mata-mata. Com a temporada 2023 encerrada em Novembro após a eliminação para o Marcílio Dias na Copa SC, o Hercílio teve pouco mais de 2 meses até a estreia no Catarinense 2024 e apesar de ser um bom tempo para se preparar para a competição ficou a dúvida se o projeto continuaria dando certo, pelo menos na 1ª fase e a vaga à Série D 2025, após tantas mudanças no comando técnico e jogadores. Logo na estreia o Leão viajou até o oeste do estado para visitar a Chapecoense e voltou com a derrota pelo placar mínimo em um jogo que o time apresentou pouco futebol mas viu o adversário ser eficiente e aproveitar pra marcar em uma das poucas chances claras de gol que teve.



Derrota na estreia, em Chapecó, deixou dúvidas sobre a mudança
📸Tiago Meneghini/ACF



Na estreia em casa, no Aníbal Torres Costa, contra o Avaí pela 2ª rodada do Catarinense veio a única vitória do Hercílio até então no estadual desta temporada, 2x1 com gol no último lance aproveitando desatenção da defesa adversária. Na rodada seguinte o Leão do Sul visitou o Criciúma, algoz do último mata mata de estadual, foi derrotado mas o que seria considerado maior tropeço viria nas rodadas seguintes já que na sequência foram 2 jogos seguidos no Aníbal e dos 6 pontos disputados o Hercílio somou apenas 2 pontos. No 1º jogo da sequência diante da torcida empate em 1x1 contra o Joinville e na sequência o que pode ser considerado os 2 pontos mais perdidos do campeonato já que o Leão recebeu o Inter de Lages, atual lanterna com apenas 2 pontos conquistados, e num jogo bem movimentado o empate desta vez terminou em 3x3 em jogo que o Hercílio até saiu na frente, sofreu a virada, conseguiu virar novamente no 2º tempo mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos do 2º tempo e este resultado acabou definindo a demissão de Felipe Moreira do comando do Leão do Sul e a diretoria já partiu atrás do nome do novo treinador para a sequência da temporada que ainda tem Série D e Copa SC (caso seja necessário na busca pela vaga à Copa do Brasil).



Empate contra o Inter de Lages, em casa, foi responsável pela queda de Felipe Moreira
📸Bianca Coan



Logo após a demissão de Felipe a diretoria Hercilista já anunciou seu substituto e trata-se de Alexandre Lopes, que inclusive era o treinador da Ferroviária-SP quando eliminou o Hercílio em Tubarão pela Série D 2023. Agora o Leão do Sul já tem uma missão difícil e enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, na estreia do novo treinador e já em busca dos 3 pontos para recuperar a campanha no Catarinense já que atualmente o Hercílio Luz é apenas o 10º colocado na tabela de classificação com apenas 5 pontos conquistados em 5 rodadas disputadas. 

E pra você, o Hercílio errou em trocar o comando da equipe de Raul Cabral ou fez certo e vai precisar de paciência com o novo treinador...?

domingo, 4 de fevereiro de 2024

O Quadricolor sente falta de sua casa

 

Brusque vem de acesso nacional em 2023
📸Lucas Gabriel Cardoso/BFC


Vindo de um acesso na divisão nacional na última temporada, o Brusque retornou à Série B, a equipe Brusquense manteve seu treinador e renovou com boa parte do elenco que seguem no planejamento da nova temporada. Atual vice-campeão Catarinense o Brusque vem de 2 finais disputadas em sequência (campeão em 2022 e vice em 2023) e apostou no treinador Luizinho Lopes, que até esteve ameaçado no cargo após a derrota para o Figueirense, no Augusto Bauer, pela Série C mas após esse jogo a equipe conseguiu uma arrancada incrível e garantiu o acesso à Série B também com o vice campeonato nacional, ao perder a final para o Amazonas. Com o calendário voltando a ter 38 datas no Brasileiro do Brusque, o quadricolor apostou na manutenção de boa parte do elenco e renovação do treinador para a nova temporada, em busca de mais uma final de estadual e, a princípio, a fuga do rebaixamento à Série C mas que pode terminar o ano em outra briga.




Luizinho Lopes teve um 2023 exitoso e renovou por mais 1 temporada
📸Lucas Gabriel Cardoso/BFC



Para a atual temporada o Brusque não conta com o Augusto Bauer para a disputa do Campeonato Catarinense, já que o estádio passa por reformas mas estará pronto para a disputa do Brasileiro. O clube vem atuando no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, nessa 1ª fase do estadual e após 4 rodadas a equipe conquistou 'apenas' 5 pontos, com 1 vitória, 2 empates e 1 derrota. Muito se fala que a equipe sente a falta do Augusto Bauer para a disputa dos jogos, e que faz muito sentido, já que os jogadores conhecem mais o gramado, o estádio em geral e a torcida pressiona mais no estádio em Brusque, em que as arquibancadas ficam próximas ao gramado, do que no Estádio das Nações, onde a torcida fica mais afastada do campo de jogo. E desde a última semana, quando Brusque x Figueirense empataram em 0x0 e houve confusão de torcidas após o jogo, há a possibilidade de o Estádio das Nações não comportar mais jogos do quadricolor no estadual e a equipe ter que buscar um novo estádio para a disputa do Catarinense, inclusive hoje tem Brusque x Joinville em Balneário Camboriú mas com portões fechados devido a confusão do último jogo. 




Única vitória do Brusque no atual Catarinense foi logo na estreia
📸Lucas Gabriel Cardoso/BFC



Na atual edição do Catarinense, a edição de Centenário, o Brusque estreou vencendo o Barra fora de casa, que atualmente manda seus jogos em Itajaí, e esta foi a única vitória do Quadricolor até aqui na competição. Na 2ª rodada a equipe Brusquense recebeu a Chapecoense, na estreia do mando em Balneário Camboriú, e a partida terminou num empate sem gols em que a equipe de Luizinho Lopes até criou chances de gol e poderia somar mais 3 pontos porém o empate em 0x0 acabou sendo o resultado mais justo depois de 90 minutos jogados. Na 3ª rodada mais um jogo de mandante e mais um empate sem gols pro Brusque, desta vez contra o Figueirense, em um gramado bem prejudicado pelas chuvas da semana no estado mas que deixou o torcedor preocupado pelo futebol desempenhado pela equipe, que no 2º tempo viu o Figueira ter as melhores chances e após o apito final ficou a impressão de que o Brusque somou 1 ponto em vez de perder 2, mesmo atuando como mandante. 




O Quadricolor jogou 2 partidas em casa em sequência e somou 2 pontos
📸Lucas Gabriel Cardoso/BFC



Na última rodada disputada a equipe comandada por Luizinho Lopes foi até Joinville enfrentar o Nação e acabou sendo surpreendida com uma derrota por 1-0, esta que foi a 1ª vez  que o Nação pontuou no campeonato já que havia perdido as 3 partidas anteriores. Agora o Brusque volta a jogar em casa, que atualmente é em Balneário Camboriú, sem presença de torcedor mas com um gramado mais seco após diminuição das chuvas pelo estado, fica a dúvida se o Quadricolor vai reagir e voltar a apresentar um bom futebol, como apresentava em 2023, ou se vai continuar sentindo a adaptação ao novo estádio e a briga nesse ano será mais na parte baixa da tabela, a expectativa é de que uma hora o futebol volta a aparecer por lá já que a equipe se conhece em sua maior parte e deu sequência ao trabalho do treinador, muito importante para aumentar o entrosamento e fazer com que o rendimento em campo aumente.



1ª derrota na competição aconteceu já na 4ª rodada
📸Lucas Gabriel Cardoso/BFC


E pra você, qual será a briga do Brusque nesse estadual? Briga pelo mando entre os 4 primeiros ou deve decidir fora as quartas de final se classificando entre 5º e 8º colocados? 
Comenta aí!

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...