segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Faltam 90 minutos pra definição dos semifinalistas

 Nesta última semana tiveram início as quartas de final da Libertadores e também da Sul-Americana com uma presença de 9 times brasileiros dos 16 times totais presentes nos 2 mata-matas continentais. Alguns arrancaram bem no jogo de ida, outros nem tanto, mas todas as decisões seguem abertas para os 90 minutos finais dos jogos de volta. 


No 1º duelo brasileiro da semana o Corinthians levou a melhor
📸LC Moreira


Libertadores

No 1º duelo das quartas de final da principal competição da América do Sul foi o único que não tem representante brasileiro e os chilenos do Colo-Colo receberam o River Plate em jogo que terminou empatado em 1-1 e aberto pro jogo de volta em Buenos Aires. A partida em Santiago foi equilibrada e o placar final acabou sendo o mais justo que começou com o River abrindo o placar ainda na 1ª etapa mas os donos da casa chegaram ao empate aos 15 minutos do 2º tempo e agora vão em busca de uma classificação difícil e histórica no Novo Monumental, que vem sendo um caldeirão com muita pressão para seus adversários. 

No dia seguinte veio o confronto de brasileiros que define o rival de River ou Colo-Colo na semifinal, a vitória do Fluminense diante do Atlético-MG, pelo placar mínimo, no Maracanã. Em jogo de baixo nível técnico e que não se esperava antes da bola rolar, pelo menos do que os elencos entregam no papel, o Galo exigiu pouco trabalho do goleiro Fábio assim como o Fluminense também não exigiu tantas defesas de Everson, porém o Tricolor continuou tentando até o final e chegou ao gol da vitória, e da vantagem, com Lima já nos minutos finais do 2º tempo. Agora a equipe de Milito vai ter que mostrar futebol, jogando em sua arena, se quiser continuar vivo em busca do título mais importante do continente. 


Com gol de Lima o Fluminense vai com vantagem pra decisão em Belo Horizonte
📸Lucas Merçon/FFC


Já no outro lado da chave o 1º confronto realizado também foi entre brasileiros: Botafogo x São Paulo ficaram no empate sem gols pelo jogo de ida, no Engenhão. Diferente do 1º duelo de brasileiros pela Libertadores na semana este jogo no Rio de Janeiro foi mais movimentado com o Botafogo dominando o 1º tempo praticamente inteiro e saindo no 'prejuízo' com o 0x0 no placar. Já na etapa final o Alvinegro caiu um pouco de produção e o São Paulo conseguiu jogar melhor e até teve uma chance clara de marcar o gol mas Calleri acabou tirando muito do gol e o jogo terminou com o placar em branco e com qualquer empate levando a decisão para os pênaltis no Morumbi. 

No último jogo de ida das quartas de final o Flamengo recebeu o Peñarol no Maracanã e acabou sendo surpreendido pela maior zebra dos 2 mata-matas, vitória dos Uruguaios por 1x0 e boa vantagem pra decisão em Montevidéu. Mesmo jogando em casa e empurrado por mais de 64 mil torcedores o rubro-negro carioca teve muitas dificuldades em fazer um bom jogo com muitos erros de passes, finalizações e mais. Os Carboneros marcaram o gol da vitória logo nos 15 minutos iniciais de jogo, surpreendendo a todos e acabando com os jogadores do Flamengo, psicologicamente, que não conseguiram voltar pro jogo e pelo menos marcar o gol de empate pra sair com um prejuízo menor. Agora os comandados de Tite têm um jogo bem difícil pela frente pra buscar a classificação à semifinal já que a torcida do Peñarol deve encher o estádio Campeón del Siglo e ser mais um adversário pro time carioca, mas ainda acho que se o Flamengo conseguir jogar o futebol que se espera desse elenco pode surpreender e voltar da capital uruguaia com a classificação.

Meus palpites de semifinais: River Plate x Fluminense; Flamengo x Botafogo


Apesar de ser melhor na partida Botafogo não consegue abrir vantagem em casa
📸Vitor Silva/BFR



Sul-Americana

Já pela Sul-Americana as quartas de final foram abertas logo com o confronto entre Fortaleza x Corinthians e vitória dos paulistas por 2x0 no Castelão. Esse confronto também aconteceu na última edição da Sul-Americana, pela fase semifinal, e o Fortaleza conseguiu a vaga à final inédita. Já nesta temporada o  Corinthians deu um passo importante para se vingar e ficar com a classificação nesta edição de Sul-Americana. O jogo foi equilibrado na posse de bola e criações das jogadas mas o Corinthians foi quem criou as melhores do jogo e marcou o 1º gol do jogo ainda no 1º tempo da partida com Igor Coronado, o gol que confirmou a vitória alvinegra saiu com Yuri Alberto já no 2º tempo e agora o Corinthians traz uma vantagem considerável pra decisão, em Itaquera, da vaga à semifinal. 

O adversário do classificado do confronto anterior sai da decisão entre Ahtletico e Racing, de Avellaneda, em que o rubro negro paranaense venceu pelo placar mínimo com gol de João Cruz em jogo que o Athletico não desempenhou bom futebol mas mesmo assim conseguiu achar o gol da vitória ainda na etapa inicial. O Racing dominou o 1º tempo mas faltou uma precisão melhor nas finalizações para conseguir abrir o placar e na etapa final os comandados de Gustavo Costas caíram um pouco de produção e não conseguiram exigir boas defesas de Mycael como nos 45 minutos iniciais de jogo. Agora o furacão vai até Avellaneda, no Estádio Cilindro, para buscar a confirmação da vaga na semifinal diante de outro brasileiro e, assim, garantindo a presença de 1 brasileiro na decisão da Sul-Americana ao menos. 


Mais uma cria da base decidiu pro Athletico no 1º jogo das quartas
📸Robson Mafra/AGIF


No outro lado da chave o 1º jogo foi o único das quartas sem um representante brasileiro, o Lanús recebeu o Independiente Medellín no Estádio Ciudad de Lanús e mesmo assim o time da casa não conseguiu sair do 0x0 para ter alguma vantagem no jogo de volta na Colômbia. Nesse jogo de ida o time da casa foi quem jogou, criou as melhores chances e chegou a marcar 3 gols que foram anulados por impedimento além de um pênalti a princípio marcado pelo árbitro e depois revisado pelo VAR que resultou na anulação da marcação. Na posse de bola o confronto foi equilibrado mas nas finalizações o Lanús teve quase 30 enquanto os Colombianos não chegaram nem às 10 finalizações e o saldo pro Independiente é bom ao trazer a decisão pra Medellín após empatar na Argentina já que qualquer vitória simples garante a classificação. Mas a equipe grená segue com o sonho bem vivo já que na fase anterior havia vencido a LDU fora de casa no jogo de ida e mantém a expectativa em voltar da Colômbia classificados, se o jogo for no nível do jogo de ida devemos ter  outra partida movimentada.

Na definição do adversário de Lanús ou Independiente Medellín o Cruzeiro foi superior e venceu sem dificuldades o Libertad, no Defensores del Chaco, por 2x0 com gols de Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Já na 1ª etapa a Raposa mostrou sua força e superioridade de elenco e dominou praticamente os 45 minutos iniciais inteiros onde inclusive construiu os 2 gols da vitória, com 2 golaços de jogadas construídas e ótimas finalizações. Já na etapa final o Cruzeiro deu uma diminuída no ritmo, que é natural pra aguentar os 90 minutos de partida, mas viu o Libertad ameaçar pouco e Cássio pouco teve que trabalhar nesse jogo de ida. Agora o Cruzeiro pode perder por até 1 gol de diferença, no Mineirão, que está classificado à semifinal enquanto os paraguaios esperam surpreender e garantir pelo menos 1 lado da chave sem representante brasileiro na próxima fase. A vaga à semifinal e a proximidade de um título continental tem uma importância enorme pro Cruzeiro além dos gramados, visto que o clube passou pela maior crise da história do clube, recentemente, e a conquista de uma taça poderia significar a volta de um dos principais clubes do futebol brasileiro. 

Meus palpites de semifinal: Corinthians x Athletico; Independiente Medellín x Cruzeiro


Cruzeiro vence bem fora de casa e traz boa vantagem pra decisão no Mineirão
📸Gustavo Aleixo/Cruzeiro


E pra vocês, quais serão as semifinais da Libertadores e Sul-America? Comenta aí.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O saldo da Seleção Brasileira nesta janela de Eliminatórias

 Mais uma data FIFA se encerrou com o Brasil disputando mais 2 rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, a Seleção Canarinho que chegou para esta data FIFA na 6ª colocação com 7 pontos conquistados em 6 jogos disputados e enfrentou o Equador, no Couto Pereira, e o Paraguai, no Defensores del Chaco, em busca da recuperação e de uma melhor posição na tabela de classificação.


No último jogo de Eliminatórias, em 2023, o Brasil foi derrotado pela Argentina no Maracanã
📸Staff Images/CBF


Já na 7ª rodada do caminho para 2026 o Brasil recebeu a Seleção Equatoriana em Curitiba, no Couto Pereira, mais uma vez a atuação foi abaixo do esperado mas a vitória veio por 1x0 com gol de Rodrygo, contando com desvio na zaga pra matar o goleiro na jogada e abrir o placar. Dorival nessa partida escalou o atacante Luiz Henrique, do Botafogo, como titular ao lado de Vini Jr e Rodrygo com uma boa partida do jogador Botafoguense e sendo o que mais produziu do trio do ataque, mesmo com o gol do jogo sendo de Rodrygo. No meio de campo o trio foi formado por Bruno Guimarães, André e Lucas Paquetá que são bons jogadores e desempenham bom futebol em seus clubes mas ainda não encontraram o entrosamento esperado pelo torcedor Brasileiro na seleção e as atuações do meio campo continuam abaixo do que podem entregar. A dupla de zaga foi formada por Gabriel Magalhães e Marquinhos além de Danilo na lateral direita, e capitão, e Guilherme Arana pela lateral esquerda que foi o esquema suficiente pra passar a partida sem sofrer gol da Seleção Equatoriana, que também tem bons nomes a sua disposição mas que não conseguem desempenhar um bom jogo coletiva com a camisa do Equador, com partida ruim de Enner Valencia e Moisés Caicedo que são dois de alguns nomes mais conhecidos na Seleção treinada agora por Sebastián Beccacece. Mas a Seleção Brasileira deixou o gramado sob vaias após mais uma partida abaixo das críticas do torcedor, já que sofreu para abrir o placar e principalmente no 2º tempo quis administrar a vitória e não ofereceu perigo em busca do 2º gol, que gerou insatisfação do torcedor presente no Couto Pereira. Com esta vitória o Brasil passou o próprio Equador na tabela de classificação e também a Seleção Venezuelana que tropeçou diante da Bolívia e com os 3 pontos somados a Seleção Canarinho chegou aos 10 pontos conquistados e deu um salto chegando à 4ª colocação para o jogo diante do Paraguai, em Assunção, válido pela 8ª rodada das Eliminatórias da CONMEBOL. 


Rodrygo comemora o gol da vitória diante do Equador, que não convenceu
📸Gabriel Machado/AGIF


Nesta última terça-feira (10/09) o Brasil foi a campo pela 8ª rodada das Eliminatórias no Defensores del Chaco, em Assunção, e acabou sendo derrotado por 1x0 com gol de Diego Gómez logo na etapa inicial e mais uma vez a Seleção Brasileira mostrou pouco poder de reação e mal ameaçou o Paraguai com pelo menos o empate. Em relação ao time titular da vitória sobre o Equador o técnico Dorival Jr promoveu apenas 1 mudança com a entrada de Endrick no lugar de Luiz Henrique e mantendo os outros 10 jogadores titulares que haviam vencido em Curitiba. Novamente a atuação foi fraca e mais uma vez o meio campo tem dificuldades em trocar passes e fazer a bola chegar com qualidade aos atacantes em busca do gol de empate, então não adiantou a entrada de Endrick no time titular se o trio de meio foi o mesmo e teve o mesmo baixo rendimento da partida passada, além de que um dos nomes do meio campo, Bruno Guimarães, também acabou deixando Diego Gómez com certa liberdade pra fazer a jogada individual do gol em um lindo chute de trivela do jogador Paraguaio. No jogo diante do Equador a reclamação foi que a Canarinho controlou o jogo depois de marcar o gol e pouco buscou ampliar o placar e vencer com mais tranquilidade, assim como ontem no jogo em Assunção em nenhum momento mostrou poder de reação e exigiu poucas defesas de Gatito Fernández, muitos erros no passe final pra conclusão da jogada vêm sendo o principal problema da Seleção neste ciclo com Dorival Jr. Com o resultado de ontem o Brasil caiu para a 5ª colocação e ao fim desta janela acabou ganhando 1 posição já que chegou pro jogo contra o Equador como 6º colocado.


Classificação das Eliminatórias da CONMEBOL após 8 rodadas disputadas



Agora a Seleção Canarinho volta a campo pelas Eliminatórias no dia 10 de Outubro contra o Chile, fora de casa, e depois recebe a Seleção Peruana em Brasília para o 1 jogo do turno final em busca da classificação à Copa do Mundo 2026.
Como fica a confiança do torcedor após esses 2 jogos para as Eliminatórias e também pra Copa do Mundo...?

terça-feira, 3 de setembro de 2024

A janela de meio de ano do Leão da Ilha

 Nesta segunda-feira (02/09) encerrou a janela de meio de temporada e o Avaí fez bem menos movimentações comparado à mesma janela da temporada passada, os recursos da Liga não vêm sendo entregue conforme o prometido e a diretoria optou por contratar menos jogadores para também não comprometer o financeiro do clube num futuro não tão próximo. Neste texto vou analisar os jogadores que chegaram e os que deixaram o Leão da Ilha nesses quase 2 meses de janela aberta. 


O experiente Vágner Love foi o 1º reforço apresentado na janela
📸Leandro Boeira/Avaí FC


O Avaí anunciou 5 reforços no total até o fechamento da janela e o 1º destes 5 reforços anunciado foi o experiente atacante Vágner Love, 40 anos, e que estava no Atlético-GO na 1ª metade da temporada de 2024 depois de passagem também pelo Sport. Até o momento Love já disputou 10 jogos com a camisa Avaiana, tem 2 gols marcados e 1 assistência além de também ser o dono da braçadeira de capitão atualmente sob o comando de Enderson Moreira, que inclusive treinou Vágner no Sport na última temporada. Apesar da idade elevada o atacante vem demonstrando que ainda mantém sua boa forma física mas ainda tem torcedor que não se convenceu da contratação já que Love é famoso pelos gols marcados e vem desperdiçando algumas chances de gol em que durante seu auge era garantia de bola na rede. 

O 2º nome apresentado também foi um reforço pro ataque: Cassiano. Apresentado na mesma semana que Love, Cassiano veio do Estoril Praia, de Portugal, após o Avaí pagar a multa rescisória (100 mil euros) junto ao clube português. O atacante gaúcho, de base do São José-RS, chegou à Ressacada na 1ª metade de Junho e deixou nesta segunda, dia final da janela, após apenas 8 jogos com a camisa do Avaí e 103 minutos em campo, nenhuma vez foi escalado como titular e retorna ao futebol Português com o Avaí conseguindo os 100 mil investidos no atacante de volta, pago pela equipe do Casa Pia novo time de Cassiano.

Ainda nesse início de janela o Avaí também anunciou o jovem lateral Gustavo Talles, por empréstimo, para a reserva da lateral direita após o término do contrato de Thales Oleques que não renovou com o Leão e logo depois foi apresentado pelo Operário. Gustavo jogou o Campeonato Paulista pela Portuguesa onde chegou até as quartas de final do estadual e até o momento tem 2 partidas com a camisa do Avaí, 1 como titular diante do Santos e 1 entrando no 2º tempo que inclusive foi a vitória da última rodada diante do CRB. Apesar da pouca minutagem Talles causou boa impressão no torcedor principalmente no jogo em que iniciou como titular, na vitória diante do Santos na Vila Belmiro, e deixou o torcedor mais tranquilo para a posição caso Marcos Vinícius volte a ser baixa por algum motivo.

Outro reforço por empréstimo foi o do atacante Gabriel Barros, de 22 anos, e que pertence ao Internacional mas atuou pelo Atlético-GO também por empréstimo do clube gaúcho. Foram 4 partidas até aqui do ponta atacante com a camisa do Leão e a mais marcante foi diante do Paysandu, na Ressacada, em que Gabriel entrou no lugar de Pedro Castro que sentiu a coxa ainda no 1º tempo e o atacante já causou impacto logo depois de entrar no jogo inclusive dando verticalidade ao time em busca do gol da vitória, marcado por Vágner Love, mas na partida seguinte foi titular diante do Coritiba e não conseguiu repetir o nível de atuação do jogo anterior.

No último dia de janela o Avaí voltou a negociar um jogador do Maringá: o meia Rodrigo Santos que inclusive marcou gol no jogo de acesso do Dogão, empate por 1x1 diante da Inter de Limeira. Rodrigo tem 32 jogos com a camisa da equipe Paranaense com 7 gols marcados e 2 assistências, sendo um meia que pisa bastante na área. Confesso que conheço pouco do jogador mas das referências que venho lendo deve ser mais um bom reforço do atual vice campeão Paranaense, que já cedeu Marcos Vinícius e Vilar ao Avaí para a disputa da Série B 2024. Ao todo foram 5 reforços do Avaí nesta janela sendo 1 no setor defensivo, 1 no setor de meio campo e 3 jogadores para o ataque. 


Na única partida como titular, Gustavo Talles deixou boa impressão
📸Léo Piva

Já na questão das saídas 2 jogadores tiveram seus contratos encerrados em 30 de Junho e sem renovação deixaram a Ressacada, 1 deles foi o atacante Gabriel Poveda que estava emprestado pelo Alverca ao Avaí. Anunciado na janela do meio de ano de 2023 o atacante fez uma Série B bem abaixo das expectativas e marcou apenas 4 gols em 20 jogos disputados, já na temporada 2024 Poveda começou abaixo também mas reencontrou o caminho do gol e terminou o Campeonato Catarinense 2024 como artilheiro isolado com 8 gols marcados, mas voltou a cair de rendimento na Série B e marcou apenas 1 gol na edição desta temporada. O fim de seu contrato sem busca do clube para uma renovação dividiu opinião de torcedores, com alguns achando que o atacante merecia ter seu contrato renovado e outros concordando com o clube em deixar Poveda sair. 

Outro que deixou o clube em 30 de Junho foi o lateral Thales Oleques que chegou ao Avaí em 2022 e deixou o clube com um total de 59 partidas disputadas mas que não conseguiu bom relacionamento com o torcedor em sua passagem e acabou pesando na decisão para o clube deixar Thales ficar livre no mercado. Já no Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, o lateral parece ter se encontrado, está em paz com a torcida do clube, vem sendo titular da equipe e já deixou 2 assistências em 8 jogos disputados. Como falado anteriormente e diferente de Poveda, Thales parece ser senso comum entre torcedores e imprensa em que a passagem por Florianópolis deveria ser encerrada ali mesmo. 

Outro que chegou em 2022, não atuava há um bom tempo devido à lesão e deixou o clube após o fim do contrato foi o zagueiro Wellington Nascimento, que reforçou a equipe do Amazonas na sequência da Série B. Wellington fez apenas 6 jogos com a camisa do Avaí em 2 anos de clube, 3 em 2022 e 3 em 2023, mas acabou tendo lesão grave no decorrer da última temporada em que fez com que o clube tivesse que manter o atleta até o fim de sua recuperação mas assim que recuperado também foi dispensado sem maiores dúvidas, até porque o torcedor não sentiu saudade em nenhum momento de sua ausência muito pelo gol contra marcado no jogo diante do Flamengo em 2022 tanto como pelo nome envolvido no esquema de apostas que estourou em 2023.

Por último e que pegou geral de surpresa pela passagem relâmpago foi o atacante Cassiano, que veio e retornou ao futebol Português para disputar a 1ª divisão pelo Casa Pia. Até pela pouca minutagem que teve com a passagem de 2 técnicos pela Ressacada não se contestou muito sobre a saída do jogador, apenas um pequeno espanto pelo fato de Cassiano ter entrado em campo diante do CRB.


Mesmo terminando artilheiro do Catarinense, Poveda não teve seu contrato renovado
📸Frederico Tadeu



Quanto as chegadas de reforços no Avaí, qual sua opinião? O clube contratou o suficiente pra conseguir o acesso e o retorno à Série A ou faltará elenco?

O rendimento do Avaí após os 10 primeiros jogos da temporada

1 mês após o início do Campeonato Catarinense, e da temporada, já foram disputados 10 jogos pelo Avaí nesse período com 5 vitórias, 3 empate...