![]() |
| Léo Artur abriu o placar da partida logo aos 3 minutos de jogo 📸 Patrick Floriani/Figueirense FC |
Nesta quarta-feira (30) à noite o Figueirense foi até a Arena Joinville para o jogo de abertura da Copa SC 2023 e para esta partida o Alvinegro conta com 2 desfalques em relação ao jogo contra o Manaus, Gustavo França que foi negociado com o Guarani, de Campinas, e também Raí Lopes que solicitou rescisão de contrato. Porém o Figueira contou com o reforço do goleiro Rafael Mariano, que como esperado está no banco após a grande partida de Thiago Gonçalves na Série C. Na escalação para esta partida Paulo Baier voltou com Nucci, na lateral esquerda, Léo Artur e Gabriel Conceição ao 11 inicial além da troca da camisa 10, que agora está com Guilherme Pato, e a braçadeira de capitão foi para Júnior Dutra.
![]() |
| Time titular do Figueira para a estreia na Copa SC 📸 Divulgação |
O jogo começou movimentado com os times buscando o ataque e o Figueira abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo com gol de Léo Artur após boa jogada e passe de Gabriel Conceição, logo aos 5 minutos o Joinville empatou a partida em um chutaço de Andriw, de fora da área, que explodiu no travessão, pegou nas costas de Thiago Gonçalves e foi morrer nas redes. Após isso o jogo deu uma esfriada e o Joinville sentiu muito a falta de ritmo e pouco perigo criava no ataque, já o Furacão começou um pouco mais devagar mas depois explorou bastante o lado direito do ataque, a princípio com Elias e Gabriel Conceição apoiando por este lado e depois Léo Artur também começou a aparecer mais pela direita até que recebeu uma cobrança de lateral no pé, fez o giro e cruzou na área pra Guilherme Pato aparecer em velocidade pelas costas da zaga tricolor e voltou a colocar, de cabeça, o Figueira em vantagem no placar. Com o 2º gol alvinegro o time da casa voltou a responder no ataque e até criou uma boa chance com Cachoeira, que finalizou bem mas Thiago apareceu melhor ainda pra fazer a defesa com o pé e colocar a bola pra escanteio. Ainda próximo ao fim do tempo regulamentar, mais precisamente aos 43 do 1º tempo, Júnior Dutra recebeu pela direita e carregou até a área, onde sofreu falta e o árbitro marcou pênalti na hora, o próprio camisa 9 e capitão foi para a cobrança mas bateu mal e a bola explodiu na trave do gol defendido por Caio Ghisleri.
![]() |
| Pato volta a marcar com a camisa do Furacão 📸 Patrick Floriani/Figueirense FC |
Para a etapa final o técnico Paulo Baier não fez alteração, mantendo o 11 inicial em campo para o início dos 45 minutos finais de partida. Na volta do intervalo o Figueira deixou a bola um pouco mais com o Joinville, que errava passes fáceis e oferecia pouco perigo, e foi apostando mais no contra ataque em velocidade. O tricolor do norte catarinense tentava chegar na bola parada mas também sem exigir trabalho do goleiro alvinegro, até que aos 12 minutos da etapa final o técnico Alvinegro precisou fazer a 1ª substituição no jogo após Guilherme Pato sentir e dar lugar para Nicolas. O jogo e a substituição surtiram efeito e, em jogada de contra ataque, o Figueirense ampliou pra 3x1 com gol de Nicolas, após troca de passes com Léo Artur que deixou o camisa 17 na cara do goleiro e Nicolas não perdoou. O Figueira seguiu atacando pela direita e criou boa chance em finalização de Léo Artur mas Caio fez boa defesa e tirou pra escanteio. Aos 27 do 2º tempo Baier fez mais 2 substituições com as saídas de Gabriel Conceição e Vinícius Nucci para as entradas de Bruno General e Eduardo Rosado respectivamente. O Joinville conseguiu responder em uma chegada com Juninho, aos 31 minutos, que arriscou chute de fora da área e colocou Thiago Gonçalves pra trabalhar e o goleiro alvinegro caiu pra fazer boa defesa e na sequência a defesa afastar o perigo. Aos 35 minutos do 2º tempo o Figueira fez as 2 últimas substituições com as saídas de Elias e Guilherme Souza para as entradas de Léo Maia e Otávio Gut respectivamente. Nos 10 minutos finais de partida os 2 times buscaram o ataque mas poucas finalizações de perigo que exigiram trabalho dos goleiros, principalmente pelas alterações defensivas de Paulo Baier que colocou fôlego novo e ficou mais difícil ainda pro Joinville chegar até a área e o gol de Thiago Gonçalves.
![]() |
| Boa estreia do Figueira que venceu e convenceu na Arena Joinville 📸 Patrick Floriani/Figueirense FC |
Agora o Figueirense volta a campo pela Copa SC na próxima terça-feira (05/09) para enfrentar o Hercílio Luz no Scarpelli à partir das 15:30. O que você, torcedor, gostou e acha que o Figueira deixou a desejar nesta estreia de Copa?











































